Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

A PROFESSORA NEVES BATISTA FORMADORA EM COACHING INTEGRAL SISTÊMICO FALA SOBRE: Coaching - uma parceria de sucesso, que visa melhorar a vida das pessoas


Professora Neves Batista desenvolvendo o Coaching na Faculdade Católica Santa Teresinha, em Caicó


Correio do Seridó: O que significa coaching?


Neves Batista: É uma metodologia de treinamento, difundida nos Estados Unidos, na qual profissionais de educação orientam outros educadores para que possam ensinar com mais qualidade de vida. Cujo processo de coaching se constrói sobre aspectos físicos, sociais, cognitivos, afetivos, trabalhando os pilares: Deus, Você e sua Família.
O coaching esportivo é uma modalidade que vem crescendo muito no Brasil, especialmente após a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. A tendência é que se torne prática comum entre os atletas, clubes, confederações e federações. Imagine os próximos anos repletos de competições, envolvendo milhares de fãs e inúmeros investimentos dentro do esporte no Brasil.
O coaching envolve um profissional com formação sólida, utilizando técnicas e ferramentas testadas e aprovadas para promover e sustentar mudanças positivas, visando ampliar a performance humana na vida pessoal ou profissional.


Correio do Seridó: O que não é coaching?


Neves Batista: Psicologia em todas as suas modalidades; Treinamento técnico desportivo; Preparação física também não é coaching.


Correio do Seridó: Para que serve coaching?


Neves Batista: Aumento de performance de pessoas e equipes; Planejamento de carreira profissional; Desenvolvimento de habilidades de liderança coaching para diretores, coordenadores e professores.


Correio do Seridó: Quais são os benefícios do coaching?


Neves Batista: Para os diretores e colaboradores: Aumento de performance pessoal e profissional; Controle emocional; Concentração com foco e energia; Aprendizado e melhoria contínua; Relacionamentos de excelência
Líderes educacionais e empresariais: Melhorar relacionamento interpessoal; Auto responsabilidade; Aumentar relação de confiança; Agregar novas competências de liderança; Autoconsciência e Autodisciplina; Motivação e Empatia; Trabalha com foco e energia; E desenvolve habilidade social
Os funcionários do Supermercado Zezinho também participaram da nova metodologia de treinamento, ministrada pela Professora Neves Batista


Correio do Seridó:  Esse treinamento pode ser aplicado a qualquer a qualquer Negócio?


Neves Batista: Sim, tanto no serviço público como privado. Segundo a consultora em Gestão Educacional da Fundação Itaú Social, Maria Carolina Nogueira Dias, Revista Profissão Mestre (2012), “O Projeto piloto de Coaching em São Paulo, ocorreu entre 2009 e 2011, em dez escolas da Rede Pública de Ensino, Região Leste da capital”.
Nesse contexto, a cidade de Caicó, encontra-se bem à frente de todo o Estado do Rio Grande do Norte, e quem sabe do Nordeste, pois já foram ministrados dois treinamentos em Coaching para os diretores, coordenadores e professores de educação física, promovidos pela 10ª DIRED. O diretor e demais colaboradores dessa instituição educacional estão bem informados sobre as inovações educacionais em termos internacional e nacional.
A iniciativa privada, também já começou a despertar e investir em Coaching de Alta Performance, ao desenvolver seus colaboradores e vencer os desafios que a crise mundial vem gerando na economia. 
Caicó, também está tendo oportunidade de contar com esse serviço a nível internacional. Além de treinamentos realizados em várias capitais pelo Brasil. Empresas locais estão investindo no seu crescimento de forma inovadora, existindo também uma modalidade de treinamento individual para profissionais liberais e estudantes.


Correio do Seridó: Suas considerações finais:


Em um momento em que tanto se fala sobre a profissionalização, o Coaching se caracteriza como um grande parceiro para promover a mudança de patamar no universo empresarial brasileiro. E você, como gostaria de ver seu negócio no futuro? Para chegar aonde pensou devemos começar as transformações agora! 


Obrigada pela entrevista - Maria das Neves Batista Santos
Coaching Integral Sistêmico – formada pela Febracis/Fortaleza-CE em Convênio com a Florida Christian University- EUA, 2011.

Nenhum comentário: