O Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos anunciou em seu programa de rádio na Rádio Rural AM, neste sábado, às 17 horas, as transferência e nomeações dos Padres da Diocese de Caicó, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2015.
Dom Antônio explicou os motivos pelos quais acontecerão as transferências.
“Essas nomeações acontecerão em função das necessidades do povo de Deus e de toda a Diocese de Caicó. Alguns padres estão pedindo para serem transferidos e outros padres já estão muito tempo no lugar. Se até os bispos são transferidos, imaginem os padres. Isso dá uma vitalidade quando acontece a transferência. É preciso que haja mobilidade para que as comunidades se renovem e os padres possam passar por outras experiências, pois quando a gente está muito tempo num lugar, a pessoa vai se acomodando e já não inova e as lideranças ficam sendo as mesmas. O fato dessas nomeações acontecerem com quatro meses de antecedência, vai possibilitar uma transição tranquila. Eu quero agradecer a disponibilidade os meus irmãos padres, pois graças a essa disponibilidade se tornou possível essas transferências. Eu conversei com todos os padres e a grande maioria se mostrou disponível, apenas dois pediram para não serem transferidos. Ninguém está sendo transferido obrigado, é um diálogo e ao mesmo tempo eu peço ao povo de Deus que entenda isso e que pensem como Igreja para o bem de todas as comunidades. Será um tempo de graça para a nossa Diocese”, comentou Dom Antônio Carlos.
As transferência são as seguintes:
Em Caicó, na Catedral de Sant’Ana – Padre Alcivan Tadeus será o Pároco e o Padre Alexandre Lopes (Vigário Paroquial). Padre Neto irá residir na Casa Paroquial e continuará disponível para as Pastorais Sociais. Padre Alexandre continua morando em sua residência.
Para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima está indo Padre Ivanoff Pereira como Pároco e o Padre José Delfino como Vigário Paroquial.
Na Paróquia de Santo Estêvão Diácono, o Padre Rodrigo será o Pároco. Padre Rodrigo é Moderador da Cúria Diocesana e também vai assumir a função de vice-reitor do Seminário Menor.
No 1.º semestre de 2015, o Padre Jerônimo que é o Reitor estará fora do Brasil fazendo um curso para formadores e o Padre Rodrigo vai acompanhar o Seminário Maior.
Ainda em Caicó, na Paróquia de São Francisco, o Bispo Dom Antônio Carlos vai oferecer a paróquia para a Congregação do Sagrado Coração de Jesus e os padres deverão chegar em Caicó no segundo semestre de 2015.
No primeiro semestre, o Padre Rivaldo que vai ser o formador do Seminário Menor vai responder pela Paróquia de São Francisco até a chegada dos missionários.
Para Currais Novos, Paróquia de Sant’Ana, o Padre José Erivan Primo será o Pároco. Na Paróquia da Imaculada Conceição, o Padre Givanildo Medeiros será o Pároco e na Área Pastoral de São Francisco, Padre Welson Rodrigues será o responsável.
Em Cerro Corá, Padre Cláudio Dantas de Oliveira será o Pároco.
Em Jardim de Piranhas – Padre Edson Medeiros será o Pároco
Em Parelhas – Padre Rômulo Azevedo será o Pároco e os demais padres permanecem.
Em São José do Seridó – Padre Francisco de Assis Costa será o Pároco e também vai assumir a direção do CDS – Colégio Diocesano Seridoense.
Em Florânia – Padre Janilson Alves de Oliveira será o Pároco. Ele está em missão em Ji-Paraná e retornará no final do ano.
Tenente Laurentino – O primeiro Pároco da nova Paróquia será o Padre Amaurilo José da Silva.
Carnaúba dos Dantas – O Pároco será o Padre Jaime Francisco da Silva que está em missão em Ji-Paraná.
Lagoa Nova – Padre Valdeci Donato da Silva que está em missão na Diocese de Mossoró.
Cruzeta – O Padre Carlos Eduardo será o Pároco
Timbaúba dos Batistas e São Fernando – Padre José Alves dos Santos
Padre Valdir irá para São Miguel, já que Padre Valdecir está voltando para o Seridó.
Jucurutu – Padre Luiz Carlos que atualmente é Vigário vai assumir como Administrador Paroquial e Bruno que será ordenado Diácono no fim do ano irá morar com na Paróquia de Jucurutu.
Santana do Seridó – Padre José Marcos
Acari – Padre Fabiano Maurício Dantas será o Pároco e também será o coordenador de Pastoral da Diocese de Caicó.
Jardim do Seridó – O Padre Emanuel permanece como Pároco e o Padre Stanley Lopes Dantas irá morar em Jardim do Seridó e será o Vigário Paroquial.
Os dois reitores Padre Jerônimo e Padre Rivaldo estarão mais disponíveis para a animação vocacional e vigários dominicais nas paróquias necessitadas.
O Padre Gleiber que estava previsto para retornar a Diocese de Caicó irá ficar mais 3 anos na Arquidiocese de Olinda e Recife. O Arcebispo de Recife, Dom Fernando Saburido escreveu uma carta para Dom Antônio e pediu a permanência do Padre Gleiber, pois o mesmo vem realizando um trabalho importante na Cúria da Diocese de Olinda e Recife.
Por Paulo Júnior
Jornal Correio do Seridó
Foto: Alexandre Costa - Rádio Rural AM