Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Negociações entre UCRÂNIA E RÚSSIA serão retomadas nesta sexta (1º); ataques continuam, apesar de promessa russa



A próxima rodada de negociações entre a Ucrânia e a Rússia será retomada de forma remota por videoconferência nesta sexta-feira, dia 1º de abril. O chefe da delegação ucraniana, David Arakhamia, confirmou a informação nesta quarta-feira (30). Assista acima à cobertura ao vivo da CNN.

Em mensagem publicada em seu canal Telegram, Arakhamia disse que durante as negociações realizadas na Turquia, nesta semana, foi anunciado que chegou a hora de uma reunião entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin. No entanto, os negociadores da Rússia disseram que é necessário que um projeto de acordo com aprovação mais forte de ambos os lados aconteça primeiro, segundo Arakhamia.

A mais recente rodada de negociações feita entre Rússia e Ucrânia, realizada na última terça-feira (29) em Istambul, cidade da Turquia, chegou ao fim sem acordos firmados, mas com novas informações sobre as exigências de ambos os lados para encaminharem as conversas adiante – como por exemplo a neutralidade ucraniana.

Rússia promete redução de ofensiva, mas ataques continuam
Apesar de a Rússia ter prometido reduzir os ataques na Ucrânia, bombardeios voltaram a ser registrados em Chernihiv, no norte, segundo afirmou o prefeito local Vladyslav Atroshenko. Uma equipe da CNN que está trabalhando perto do subúrbio de Irpin ouviu constantes bombardeios na região.

Vários sistemas de lançamento de foguetes também foram ouvidos perto do último posto de controle entre Kiev e Irpin, assim como disparos esporádicos de armas pequenas. A situação atual da região mostra que, na verdade, os combates intensos continuaram nos arredores de Kiev nesta quarta-feira (30).

Também nesta quarta, novas imagens de satélite foram divulgadas de Mariupol, uma das mais atingidas pelo conflito. O depósito da Cruz Vermelha, que fica no centro da cidade, teria sido afetado por pelo menos dois ataques.

Uma imagem de satélite da Maxar Technologies, obtida pela CNN, mostra o que seriam diversos buracos e danos nas intalações da organização. Citando imagens adicionais que capturou, a Maxar disse que o extremo norte do depósito deve ter sido atingido em algum momento entre 19 e 22 de março. Um segundo ataque militar, no extremo sul do edifício, teria ocorrido em algum momento entre 23 e 26 de março.

A CNN Brasil entrou em contato com a Cruz Vermelha que confirma dano em galpão, mas diz que não há equipe no local desde o dia 15 de março.



Nenhum comentário: