Páginas

terça-feira, 29 de março de 2022

UFRN retoma projeto Descarte Consciente


O projeto de extensão Descarte Consciente de Medicamentos Domiciliares retormou as atividades no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa foi criada para dar o destino correto aos medicamentos que já passaram da validade ou que não são mais utilizados pela população, além de tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre como descartar de forma certa.

O projeto chama atenção para o descarte incorreto, afirmando que, ao serem descartados medicamentos vencidos ou não em lixo comum ou esgoto, o solo e a água podem ser alvos de contaminação. O Descarte Consciente preocupa-se com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente e com os hábitos errôneos sobre onde a população coloca o lixo, oferecendo orientações e recebendo voluntários.

Na estação coletora, é possível descartar medicamentos e cosméticos vencidos ou não usados, podendo ser líquidos, sólidos ou semi-sólidos. Existindo desde 2016, nasceu de uma parceria entre a Brasil Health Saúde (BHB) e o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam). O projeto, que já destinou duas toneladas de resíduos hospitalares em Natal, volta com os serviços de segunda a sexta-feira, das 9h até 12h durante a manhã e das 13h até 16h pela tarde. 

Os bolsistas e membros esperam que com o retorno, o projeto ganhe mais espaço e atinja um maior número de colaboradores, motivando as pessoas sobre a conscientização de como descartar os medicamentos da forma correta. 

 

Nenhum comentário: