Páginas

domingo, 17 de abril de 2022

Concurso Policia Cientifica PE: edital deve sair a partir de julho

 


Polícia Científica de Pernambuco está prestes a realizar um novo concurso público. O edital deve ser divulgado a partir de julho, no segundo semestre, de acordo com o governador Paulo Câmara.

O novo concurso Polícia Científica PE é aguardado desde 2017, mas sempre tem entraves que atrasam a sua realização. Mas, dessa vez, os preparativos ao que tudo indica estão avançados e podem colaborar para o edital ser divulgado.

prazo foi passado pelo governador no início desta semana, durante reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo.

Inclusive, a parlamentar informou que, no momento, o processo está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para verificar a questão orçamentária. 

Vagas do concurso Polícia Científica PE ainda serão definidas

Ainda não se sabe quantas vagas, de fato, serão ofertadas no próximo concurso da Polícia Científica, tampouco quais os cargos confirmados. Mas, a corporação já informou a sua necessidade de pessoal.

O próximo passo será a conclusão de uma análise por parte do governo para avaliar o orçamento disponível visando realizar as nomeações. Feito isso será possível definir a quantidade de vagas imediatas por cargo. 

Com essa análise financeira concluída, o próximo passo será formar uma comissão para elaborar o edital.

Além da Polícia Científica, outros três órgãos também serão contemplados: PM, Bombeiros e PC.

A deputada Gleide Ângelo também já informou, recentemente, que  “o quantitativo de vagas será muito grande”, mas não especificou.

Secretário confirma concurso e Alepe pede urgência

E não somente o governador e a deputada que são favoráveis ao concurso. Os editais da Segurança PE estão iminentes e confirmados por vários motivos, inclusive, por parte do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, que confirma a realização dos concursos Segurança PE:

“Já está autorizado pelo governador novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças. É isso que permitiu que 2021 fosse o ano com a menor taxa de roubo e menor taxa de homicídios da história”, disse o titular da pasta.

Além disso, recentemente, os concursos da Segurança de Pernambuco foram pautas na Assembleia Legislativa do estado, onde a Casa solicitou ao governador que as seleções fossem realizadas com máxima urgência. 

No ofício da Alepe, é solicitado que estes novos concursos sejam realizados na Segurança Pública, preferencialmente, no primeiro semestre de 2022, veja o texto completo:

"Ante o exposto, faço apelo ao Exmo. Governador do Estado de Pernambuco, Sr. Paulo Câmara; ao Exmo. Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Sr. Humberto Freire; à Secretária de Administração do Estado de Pernambuco, Sr.ª Marília Lins; ao Exmo. Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, Sr. Alexandre Rabêlo; ao Exmo. Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Sr. José Neto; no sentido de que sejam realizados, com a máxima urgência e preferencialmente no primeiro semestre de 2022, novos concursos públicos para recompletamento do efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Polícia Científica do Estado de Pernambuco."

A solicitação da Alepe visa um apelo destinado ao governador do estado, Paulo Câmara, e outros responsáveis pelas secretarias.

Último concurso Polícia Científica PE foi em 2016 

O último concurso da Polícia Científica de Pernambuco foi realizado em 2016. A oferta foi para 316 oportunidades nos cargos de auxiliar de legista (73), auxiliar de perito (96), perito papiloscopista (51), médico legista (40) e perito criminal (56). Os vencimentos chegavam a R$9.069,81.

Nenhum comentário: