Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Colônia de Férias do Projeto Esporte em Ação é destaque em São Fernando

De 06 de janeiro a 08 de março, a Secretaria de Esportes de São Fernando traz uma programação especial para a criançada! Serão dias recheados de esporte, diversão e muita recreação no município. 

Confira a programação das atividades: 











É o Governo Municipal fazendo a diferença e investindo no futuro dos pequenos atletas.

Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó desenvolve o Programa Glaucoma em parceria com o Governo Federal



A Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó tem reforçado o compromisso com a saúde dos jardinenses, através da parceria com o Programa Glaucoma do governo federal. 

Uma importante iniciativa que leva atendimento especializado e colírios gratuitos aos pacientes diagnosticados com a doença.

Você sabe o que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença silenciosa que pode levar à cegueira se não for tratada. Ele é causado pelo aumento da pressão nos olhos, mas pode ser controlado com acompanhamento médico e tratamento adequado.

O ‘Programa Glaucoma’ é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com a prefeitura de Jardim do Seridó e clínicas credenciadas ao SUS e tem como objetivo o acompanhamento e tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, através da realização de exames clínicos e fornecimento de medicação (colírios) de forma contínua.

Fique atento!
Se você tem diagnóstico de glaucoma ou apresenta histórico familiar da doença, procure a Secretaria de Saúde para obter informações sobre o programa e garantir o cuidado necessário para a sua visão! 


Santana do Seridó realiza posse da nova diretoria do Conselho de Idosos




Nesta terça-feira (07), o município de Santana do Seridó celebrou mais um passo importante para o cuidado e valorização dos idosos! 

Com muita dedicação e respeito, foi realizada a posse da nova diretoria do Conselho dos Idosos, que continuará a trabalhar por políticas públicas que garantam os direitos e o bem-estar da melhor idade.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. 

Deve estar em sintonia com as Políticas Nacional, Estadual e Municipal do Idoso e se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas.


Sisu 2025: Uern divulga edital com normas para ocupação de vagas iniciais dos cursos de graduação

 


A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou o Edital do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) para os cursos regulares de graduação, na modalidade presencial, referente ao primeiro e ao segundo semestres letivos do ano 2025.

Ao todo, serão ofertadas 2.509 vagas nos cursos regulares de graduação, na modalidade presencial, no PSVI/Uern 2025. O preenchimento dessas vagas será por  intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelas/os candidatas/os no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2024.

As vagas ofertadas no PSVI Sisu/Uern 2025 serão distribuídas nas seguintes categorias:
Cota Social – Na proporção de 50% do total de vagas, em cumprimento ao art. 3º da Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019. Esta cota está subdividida na seguinte proporção:
I)  60% para candidatas/os autodeclaradas/os pretas/os, pardas/os e indígenas (tratado no item 4.2 deste edital), que podem ter cursado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas.
II) 40% para candidatas/os egressas/os de escola pública (tratado no item 4.3 deste edital), que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

Cota para Pessoas com Deficiência – Na proporção de 5% (cinco por cento) do total de vagas, em cumprimento ao art. 4º da Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019, é destinada a candidatas/os com deficiência, comprovada por atestado médico fornecido por
profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Não Cotista – Candidatas/os não pertencentes à Cota Social ou à Cota para Pessoas com Deficiência.

A inscrição da/o candidata/o será realizada exclusivamente por meio do acesso à Plataforma do Sisu, do dia 17 de janeiro até as 23h59 do dia 21 de janeiro de 2025, observado o horário oficial de Brasília.

A convocação das/os candidatas/os aprovadas/os na Chamada Regular do Psvi Sisu/Uern 2025 está prevista para o dia 27 de janeiro de 2025, e a segunda chamada para o dia 13 de fevereiro de 2025.

As listas contendo os nomes das/os candidatas/os convocadas/os serão divulgadas no Portal da Uern e no endereço eletrônico do Psvi Sisu/Uern 2025.

Confira aqui o edital completo do PSVI.

Concurso Banco do Brasil deve ter novas convocações e avanços

 


concurso Banco do Brasil deve avançar nas próximas semanas com novas convocações de aprovados. Essas chamadas aumentam a expectativa por um novo edital, embora ainda não seja possível estabelecer um prazo para sua publicação.

Conforme apurado pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil planeja realizar novas convocações de aprovados ainda neste primeiro trimestre de 2025, ou seja, até março.

Os esforços são para que essas chamadas ocorram o quanto antes, podendo acontecer até mesmo neste mês de janeiro. Porém, no momento, o banco ainda finaliza algumas tratativas internas.

BB possui 1.041 aprovados no último concurso, que ainda podem ser chamados, sendo todos para o cargo de agente de tecnologia (escriturário com foco em TI).

Já para o cargo de agente comercial (escriturário tradicional), o banco não possui mais cadastro de reserva válido, o que impede novas convocações até a realização do novo concurso.

Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, o Banco do Brasil está tratando essas convocações com prioridade. O objetivo é avançar nas tratativas para o concurso, já que o principal cargo da instituição não pode mais ser reposto.

Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, o Qconcursos Folha Dirigida entrou em contato com o Banco do Brasil para obter mais detalhes. Contudo, como de costume, a instituição ainda não confirma a realização de um novo concurso.

"O Banco do Brasil informa que não há qualquer definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunica formalmente toda e qualquer novidade relevante sobre o tema", diz o BB.

No início do segundo semestre do ano passado, a reportagem apurou que o edital para o novo concurso poderia ser divulgado até dezembro. No entanto, as convocações para o cargo de agente de tecnologia não foram concluídas no prazo.

A mesma fonte informou que o banco não descartava a possibilidade de lançar o concurso apenas neste ano de 2025. Apesar disso, o BB considerava a realização do novo concurso como algo "certo".

De acordo com fontes, o concurso chegou a ser apresentado durante uma reunião com gestores do banco. Apesar disso, o processo ainda estaria em uma etapa inicial de elaboração.

O Banco do Brasil deu início, recentemente, a um processo interno de remoção com incentivos, ação que pode facilitar a realização do novo concurso.

De maneira geral, iniciativas como programas de remoção ou demissão voluntária costumam preceder a abertura de seleções externas na instituição.

No entanto, no caso do BB, essa medida já estava prevista no Acordo Coletivo de Trabalho, que abrange o período de 2024 a 2026.

Banco do Brasil já realiza levantamento para novo concurso

Em setembro deste ano, o Qconcursos Folha Dirigida apurou que o Banco do Brasil iniciou o levantamento de vagas para o novo concurso BB.

Na ocasião, fontes ligadas à instituição confirmaram à reportagem que o banco já estava definindo o quantitativo de oportunidades. Contudo, ainda não havia prazo estabelecido para a publicação do edital.

Banco do Brasil já confirmou que existe um estudo em andamento para a realização do concurso. A informação foi passada em resposta aos seus funcionários.

A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso aos detalhes, com fontes internas.

Confira a resposta completa:

"No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa."

Novo concurso Banco do Brasil tem banca definida

Caso o edital do próximo concurso do Banco do Brasil seja publicado ainda este ano, como esperado, é praticamente certo que a Fundação Cesgranrio será a organizadora.

Isso se deve à recente renovação do contrato entre o banco e a instituição, que garante à Cesgranrio a possibilidade de conduzir a nova seleção.

Vale destacar que o BB possui contrato vigente com a Cesgranrio até dezembro deste ano de 2025. Fontes ligadas à fundação, contudo, informaram que, até o momento, não há definição oficial.

"Estamos focados no Concurso Público Nacional Unificado (CNPU)", disse.

O contrato original, firmado em 2020 e prorrogado duas vezes, prevê que a Cesgranrio seja responsável pela realização de quantos concursos forem necessários até o término da vigência. O Banco do Brasil, no entanto, destaca que novos certames serão realizados conforme a demanda por pessoal.

Dessa forma, caso o próximo edital seja publicado até dezembro, a Fundação Cesgranrio deverá conduzir as etapas da seleção.

Requisitos e salários do concurso BB

No seu último concurso, realizado no período de 2022/2023, o Banco do Brasil ofertou 6 mil vagas, para todos os estados do país e para o Distrito Federal, na carreira de escriturário, de nível médio.

As oportunidades foram distribuídas por dois perfis profissionais, sendo eles:

A banca organizadora escolhida foi a Fundação Cesgranrio, que tem histórico na realização de concursos do Banco do Brasil.

Os ganhos iniciais do último concurso Banco do Brasil foram de R$5.436,03, sendo R$3.622,23 de vencimento, R$1.014,42 de auxílio-alimentação/refeição e R$799,38 de cesta-alimentação. 

Concursos PF e PRF estão em análise no Ministério do Orçamento


A realização de novos concursos PF e PRF está sob análise no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

A informação acerca dos estudos orçamentários, para viabilizar os novos editais, consta em nota elaborada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) acessada pelo Qconcursos Folha Dirigida.

Para a área Policial, o MJSP reforçou que a PF solicitou um novo concurso público com 1.810 vagas, nas seguintes carreiras:

  • delegado: 261 vagas;
  • agente de polícia federal: 1.115 vagas;
  • escrivão: 364 vagas;
  • perito criminal: 57 vagas; e
  • papiloscopista: 13 vagas.

O pedido foi encaminhado para a análise no MPO em maio de 2024, e, até o momento, aguarda autorização. Todos os cargos solicitados são de nível superior.

Já no caso da Polícia Rodoviária Federal, a nota do MJSP não informa o quantitativo solicitado para novos concursos públicos, na área Policial.

No entanto, a Polícia Rodoviária Federal enviou pedido para 5.137 vagas, sendo 4.902 oportunidades na área Policial e as demais (235) na área Administrativa.

+Participe do simulado Qconcursos para o agente administrativo da PF. Saiba mais aqui!

Apesar do pedido, para a PRF ainda será necessário criar novos cargos, já que o atual quadro funcional da instituição está completo.

De acordo com a nota do MJSP, a criação de 4.902 cargos na Polícia Rodoviária Federal também está sob análise orçamentária no MPO, junto ao pedido de 235 vagas para o cargo de agente administrativo da PRF.

Descubra tudo o que você precisa saber para conquistar sua vaga na área Administrativa da Polícia Federal. Baixe agora nosso e-book exclusivo e esteja um passo à frente na sua preparação!

Governo autoriza concurso PF com 192 vagas

Para a área Administrativa da PF, o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) autorizou 192 vagas, para um novo concurso.

As oportunidades serão distribuídas entre os seguintes cargos de níveis médio e superior:

Nível médio

  • agente administrativo: 100 vagas.

Nível superior

  • assistente social: 13 vagas;
  • contador: 9 vagas;
  • enfermeiro: 3 vagas;
  • médico: 35 vagas;
  • psicólogo: 6 vagas;
  • farmacêutico: 2 vagas;
  • nutricionista: 1 vaga;
  • estatístico: 4 vagas;
  • administrador: 6 vagas;
  • técnico em Comunicação Social: 3 vagas; e
  • técnico em Assuntos Educacionais: 10 vagas.

De acordo com a portaria que autoriza o concurso, o edital deverá ser publicado dentro de seis meses, ou seja, até junho de 2025.

O agente administrativo, com maior número de vagas, oferecerá uma remuneração inicial de R$6.173,31. Este é o único cargo de nível médio disponível no concurso da Polícia Federal e o mais demandado dentro do quadro de Apoio.

Para os cargos de nível superior, os salários iniciais serão de R$7.296,69, exceto para a função de médico, cujo salário inicial será de R$9.547,40.

Prepare-se com quem já foi aprovado no concurso de agente administrativo da PF. Confira a mentoria que pode te levar ao sucesso!

Com o edital autorizado para a área Administrativa, a Polícia Federal trabalha, no momento, para confirmar a disponibilidade orçamentária para a contratação da banca que cuidarpa do novo concurso público.

Apesar de o Governo Federal se movimentar para a realização de um novo CNU, cuja segunda edição será confirmada ou não em fevereiro, a PF ainda não se posicionou acerca da possível participação no edital unificado.

Concurso PRF pode ter novo CFP em breve

Após uma portaria autorizar a convocação de 473 aprovados no último concurso PRF, a Polícia Rodoviária Federal iniciou negociações com o Cebraspe para a realização de novo Curso de Formação Profissional (CFP).

No entanto, para que o CFP ocorra, a PRF e o Cebraspe precisam chegar a um consenso contratual, atualmente dificultado por divergências.

De acordo com ofício acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida, a PRF iniciou tratativas para a celebração de um novo termo aditivo ao contrato para o CFP.

A expectativa é de que o curso seja realizado em meados de fevereiro.

Apesar disso, o Cebraspe reforçou que o objeto do contrato já foi cumprido, destacando que o resultado final do concurso foi devidamente entregue.

Além disso, a banca ressaltou que o contrato não pode ser interpretado como de prestação continuada, o que tem causado divergências entre a PRF e a banca organizadora.

Publicado em 2021, o edital do concurso PRF ofertou oportunidades para a carreira de policial rodoviário federal.

O cargo exige o nível superior em qualquer área de conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

A última seleção segue válida até o final deste ano de 2025.

Concurso Ibama: instituto prevê edital com 460 vagas em janeiro


O edital do concurso Ibama com 460 vagas está previsto para publicação ainda em janeiro. A informação foi confirmada pelo próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais nesta terça-feira, 7.

"Até o momento, informamos que a previsão para publicação do edital está para janeiro de 2025", disse o Ibama, em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida.

Em ofício acessado pela reportagem desde novembro do ano passado, o diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, Gustavo Henrique Moreira Alvares da Silva, já informava que o instituto visava divulgar o edital até janeiro de 2025.

De acordo com o estabelecido na autorização do concurso, o Ibama deve publicar o edital em até seis meses. Esse período deve ser contabilizado a partir de agosto.

Portanto, o edital deverá ser disponibilizado até, no máximo, fevereiro de 2025.

Caso esse prazo não seja cumprido, a portaria autorizativa perderá os efetivos e o atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso será cancelado.

Confira Mapas Mentais para começar a estudar para o concurso do Ibama. Baixe aqui!

Cebraspe é contratado como banca do concurso Ibama

O Cebraspe foi contratado, no final de 2024, como a banca organizadora do novo concurso Ibama. Ele ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.

Os últimos concursos do Ibama também foram organizados pelo Cebraspe. O que pode nortear os estudos dos concurseiros.

As provas do novo concurso deverão ser realizadas em um intervalo mínimo de dois meses, após a publicação do edital. Desta forma, caso a divulgação ocorra em janeiro, os exames só poderão ser marcados a partir de março.

Junto a confirmação do Cebraspe como organizador do novo concurso, o Ibama também divulgou o projeto básico da seleção. O documento funciona como um espelho para o edital e reúne informações como vagas, cargos, requisitos, lotação e estrutura de provas.

Conforme o projeto básico, os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • avaliação de títulos, de caráter classificatório.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no mesmo dia e turno, nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Assim, não será possível concorrer aos dois cargos do concurso.

Na parte objetiva, serão cobrados 120 itens, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos. Já a prova discursiva consistirá em uma redação.

No caso de analista administrativo e analista ambiental - tema 1, serão corrigidas as provas discursivas em até quatro vezes o número de vagas. Já o analista ambiental - tema 2, terá a correção de cinco vezes o número de vagas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Prepare-se para os concursos Ibama e ICMBio com um GUIA COMPLETO de estudos mais questões comentadas. Baixe gratuitamente aqui!

Oferta do concurso Ibama será regionalizada

A abertura do novo concurso Ibama foi autorizada em julho de 2024. Primeiro, o aval foi para o provimento de 260 vagas de analista.

No final de agosto, após um pedido da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da maior preocupação com a causa ambiental, o Governo Federal ampliou a oferta para 460 vagas.

As chances agora serão distribuídas pelos seguintes cargos:

Os dois cargos exigem o ensino superior completo. A remuneração inicial será de de R$9.817,72, incluindo gratificações mais o auxílio-alimentação de R$1 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana.

De acordo com o projeto básico, a oferta do concurso será regionalizada, ou seja, distribuída por todo o país. O destaque será o Distrito Federal com o maior número de oportunidades.

As 130 vagas para analista administrativo estarão divididas da seguinte forma:

  • Acre (AC): 3 vagas;
  • Alagoas (AL): 2 vagas;
  • Amapá (AP): 3 vagas;
  • Amazonas (AM): 4 vagas;
  • Bahia (BA): 2 vagas;
  • Ceará (CE): 2 vagas;
  • Distrito Federal (DF): 49 vagas;
  • Espírito Santo (ES): 3 vagas;
  • Goiás (GO): 3 vagas;
  • Maranhão (MA): 3 vagas;
  • Mato Grosso (MT): 3 vagas;
  • Mato Grosso do Sul (MS): 3 vagas;
  • Minas Gerais (MG): 3 vagas;
  • Pará (PA): 3 vagas;
  • Paraíba (PB): 2 vagas;
  • Paraná (PR): 4 vagas;
  • Pernambuco (PE): 3 vagas;
  • Piauí (PI): 2 vagas;
  • Rio de Janeiro (RJ): 4 vagas;
  • Rio Grande do Norte (RN): 3 vagas;
  • Rio Grande do Sul (RS): 4 vagas;
  • Rondônia (RO): 4 vagas;
  • Roraima (RR): 4 vagas;
  • Santa Catarina (SC): 3 vagas;
  • São Paulo (SP): 5 vagas;
  • Sergipe (SE): 3 vagas;
  • Tocantins (TO): 3 vagas.

Das 330 vagas de analista ambiental, 318 serão para o tema 1 (Proteção, Conservação, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental) e 12 para o tema 2 (Manejo, Conservação e Reabilitação da Fauna Silvestre).

Confira a divisão das vagas de analista ambiental por localidade:

Analista ambiental (tema 1): 318 vagas

  • Acre (AC): 14 vagas;
  • Alagoas (AL): 1 vaga;
  • Amapá (AP): 12 vagas;
  • Amazonas (AM): 27 vagas;
  • Ceará (CE): 2 vagas;
  • Distrito Federal (DF): 123 vagas;
  • Goiás (GO): 1 vaga;
  • Maranhão (MA): 15 vagas;
  • Mato Grosso (MT): 18 vagas;
  • Mato Grosso do Sul (MS): 5 vagas;
  • Pará (PA): 26 vagas;
  • Paraíba (PB): 1 vaga;
  • Paraná (PR): 1 vaga;
  • Pernambuco (PE): 2 vagas;
  • Piauí (PI): 3 vagas;
  • Rio de Janeiro (RJ): 12 vagas;
  • Rio Grande do Norte (RN): 2 vagas;
  • Rio Grande do Sul (RS): 3 vagas;
  • Rondônia (RO): 17 vagas;
  • Roraima (RR): 17 vagas;
  • Santa Catarina (SC): 1 vaga;
  • Sergipe (SE): 2 vagas;
  • Tocantins (TO): 13 vagas.

Analista ambiental (tema 2): 12 vagas

  • Acre (AC): 1 vaga;
  • Alagoas (AL): 1 vaga;
  • Amapá (AP): 1 vaga;
  • Amazonas (AM): 1 vaga;
  • Espírito Santo (ES): 1 vaga;
  • Minas Gerais (MG): 1 vaga;
  • Pará (PA): 1 vaga;
  • Paraíba (PB): 1 vaga;
  • Rio de Janeiro (RJ): 1 vaga;
  • Rio Grande do Sul (RS): 1 vaga;
  • Rondônia (RO): 1 vaga;
  • São Paulo (SP): 1 vaga.

Último concurso Ibama foi aberto em 2021

Desde 2021, o Ibama não publica novos editais de concursos públicos. A última oferta foi para 568 vagas imediatas, sendo 432 para técnico ambiental, cargo de nível médio, e 136 para analistas (ambiental e administrativo), de nível superior.

Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com a organização do Cebraspe.

As provas objetivas foram no modelo clássico do Cebraspe, com 120 questões de "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 70 Específicos.

Saiba as disciplinas que foram exigidas no edital de 2021:

Cargos de nível superior: Língua Portuguesa, Noções de Tecnologia da Informação, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Noções de Direito Ambiental, Noções de Regulação, Ética no Serviço Público e tópicos de Conhecimentos Específicos (de acordo com a carreira desejada).

Cargos de nível médio: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação Geral e do Setor de Meio Ambiente, Ética no Serviço Público, Matemática e tópicos de Conhecimentos Específicos.

Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realiza a 1ª Reunião para o Campeonato de Blocos 2025 de Jardim do Seridó

 



A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo deu o pontapé inicial na organização do Campeonato de Blocos 2025 nesta segunda-feira, 6 de janeiro!

Durante o encontro, os responsáveis pelas equipes receberam o regulamento geral, além de informações importantes sobre o evento e as fichas de inscrição do campeonato, que deverão ser entregues na sede da secretaria na próxima sexta-feira, 10 de janeiro.

Serra Negra do Norte abre matrículas na Zona Rural! Uma escola para chamar de minha!



A Secretaria Municipal de Educação de Serra Negra do Norte está com matrículas abertas na zona rural. 

Nas redes sociais, os gestores da Secretaria de Educação estão convocando os pais para a realização das matrículas dos seus filhos. 

"Na zona rural de Serra Negra do Norte, cada escola é mais do que um espaço de aprendizado: é um lugar de acolhimento, crescimento e oportunidades. Aqui, o saber se encontra com a simplicidade do campo, e cada criança tem a chance de sonhar grande, sem precisar sair do lugar onde cresceu. Pais e responsáveis, chegou a hora de garantir o futuro dos nossos pequenos! Vamos, juntos, fortalecer a educação no campo e construir um amanhã ainda mais bonito para nossas crianças. Porque aprender perto de casa, com cuidado e qualidade, faz toda a diferença!" 

Uern publica edital de seleção para professores temporários

 


A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), publicou edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professor, por tempo determinado, referente ao edital Nº 001/2025. Há vagas para atuar nos campi de Assu, Patu, Pau dos Ferros e Mossoró.

As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, por meio do Formulário de Inscrição a partir do dia 14/01/2025 até as 23h59 do dia 21/01/2025. Os sorteios e as provas didáticas ocorrerão em formato remoto e serão organizadas pelos respectivos Departamentos. 

A seleção para professores será realizada em etapas sucessivas, conduzidas exclusivamente pela Uern, através de Banca Examinadora designada pelos Departamentos Acadêmicos, sendo a primeira etapa a prova didática,  de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda etapa composta pela análise de currículo,  de caráter apenas classificatório.

O edital com todas as informações está disponível aqui.

Novo Cadastro Único, mais moderno e eficiente, entra em vigor em março de 2025



A partir de março de 2025, entrará em operação o novo Cadastro Único (CadÚnico) com uma nova plataforma e informações mais atualizadas e qualificadas, que simplificam o cadastro das famílias, tanto para a população como para os operadores do sistema.  

A  plataforma permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

A última atualização do Cadastro Único ocorreu em 2010. Com a modernização, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a DAPAPREV, as informações serão buscadas e incluídas de forma automática e online, garantindo maior precisão e confiabilidade.

“A reforma trará facilidades, primeiramente, para o operador, que não precisará mais preencher todo o cadastro, já que boa parte das informações virá da base nacional”, informou a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo. “Além disso, simplificará a vida de quem vai se cadastrar. Estamos falando de pessoas pobres, vulneráveis, que não dispõem de tempo nem de recursos financeiros para se deslocar a instalações públicas a fim de prestar informações que o poder público já possui”.

A modernização impactará diretamente os mais de 40 programas sociais federais que utilizam os dados do Cadastro Único para selecionar seus beneficiários, como o Programa Bolsa Família (PBF), o Pé de Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“A grande inovação desta iniciativa é benéfica para a população e para a segurança da informação, pois evitará muitas fraudes cibernéticas”, destaca Letícia Bartholo. “Além disso, recoloca o CadÚnico no patamar de tecnologia social reconhecida mundialmente, posição que ocupou durante muito tempo”.

Capacitação para operadores
Para preparar os operadores do sistema para a nova plataforma, o MDS promoverá um amplo processo de divulgação e capacitação online, obrigatório para todos os profissionais. A trilha de capacitação, com níveis básico, intermediário e avançado, será lançada em fevereiro de 2025, garantindo a transição suave para o novo sistema e que a totalidade dos entrevistadores e operadores estejam sempre com os conhecimentos em dia.

A mudança para a nova plataforma será feita de uma única vez, com o desligamento do sistema anterior e a habilitação do novo portal, que se tornará a única fonte de gestão das informações cadastrais. Com a atualização do sistema, o CPF será a chave de unicidade do Cadastro Único e se abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas nacionais, reforçando a segurança e a confiabilidade do sistema.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

SOLANGE ALMEIDA, ADUÍLIO MENDES, WALKYRIA SANTOS, NONATO COSTA, CAVALO DE PAU, MANO WALTER, CHEIRO DE AMOR E ADRIANA ARYDES estão entre as atrações da Festa de São Sebastião de Parelhas

A cidade de Parelhas vivencia a tradicional Festa de São Sebastião, de 10 a 20 de janeiro de 2025. A programação social com várias atrações musicais já está definida:

10/01 - SEX

VIVI DOLL

CIPÓ DE BOI

11/01 - SÁB

ALTEMAR MARTINS

SÓ NAS MANHAS

12/01 - DOM

ISAIAS DO ACORDEON

JARBAS E ANINHA

CAVALGADA

ANDERSON SANFONEIRO

ARNALDINHO NETTO

SIRINO E SIRINO

13/01 - SEG

JUNINHO SANTOS

DERELA

14/01 - TER

CLEYTON PINHEIRO
ZECA RAMALHO

15/01 - QUA

SÉRGIO EDUARDO

ADRIANO E JACKELINE

16/01 - QUI

JOEDSON FELIPE E NETINHO

ADUÍLIO MENDES

ADÔNIS ANTÔNIO

17/01 - SEX

NONATO COSTA

WALKYRIA SANTOS

MANIM VAQUEIRO

18/01 - SAB

CAVALO DE PAU

MANO WALTER

PLACÍLIO DINIZ

19/01 - DOM

FEIRINHA

CHEIRO DE AMOR

FOFO CHICLETEIRO

PALCO PRINCIPAL

DETO EDINA

SOLANGE ALMEIDA

20/01 - SEG

ADRIANA ARYDES

Vereadora Ana Aline entrega ao secretário de Agricultura de Caicó pauta com demandas importantes para os agricultores

 



Nesta segunda-feira (06), a vereadora Ana Aline (PT), entregou ao secretário de agricultura do município de Caicó, Alan Dantas Rangel, uma pauta com demandas importantes para os agricultores de Caicó.

“A terra fala! E a gente escuta! Vamos juntos transformar a nossa cidade em um celeiro ainda mais forte”, destacou Ana Aline.