Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MERCADO DE TRABALHO E SUAS PECULIARIDADES

Aluno Anderson José de Medeiros   
Diante da realidade empregatícia em que vivemos, estar acomodado é um grande empecilho quando pensamos em uma carreira de sucesso. São inúmeros os casos de profissionais com sólida experiência profissional que são demitidos de seus cargos, sem entenderem sua causa. Isto é o reflexo da competitividade existente no mercado de trabalho, onde sobrevivem aqueles que conseguem se destacar entre os melhores.

O mercado de trabalho é implacável quanto à ausência de investimento no seu autodesenvolvimento. Você pode aprimorar sua formação, fazer cursos de graduação e/ou especialização, adquirir fluência em um idioma e buscar novas experiências profissionais para tornar-se competitivo. Quando pensamos em carreira, é necessário fazer planos e sonhar, saber o que quer da sua vida pessoal e profissional, analisar o que precisa fazer para chegar lá e fazer acontecer. 

Para sentir-me inserido nesta realidade, tive o respaldo da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) durante os quatro anos de minha graduação. Cuja instituição tem um papel muito importante na vida acadêmica e profissional de vários seridoenses, pois permite o ensino integral e de qualidade para atender as exigências deste mercado tão competitivo. De forma que sua importância transcende em muito as exigências do seu papel e da sua responsabilidade.

Com o propósito de contribuir, de forma pontual, para o avanço do conhecimento científico na área de formação acadêmica, neste caso, a administração. Foi exigido um trabalho de conclusão de curso (TCC). Para a aplicação desse estudo, foi escolhida a Cia. do boné, empresa atuante no mercado há quinze anos, produzindo bonés, chapéus e viseiras com alto padrão de qualidade. Localizada à Rua Antônio Alves Pretinho, 87, Centro – São José do Seridó/RN – Contato (84) 3478.2236.

Em concordância com o diagnóstico realizado no meu estágio, o tema escolhido para este projeto foi “Marketing: uma ferramenta de alavancagem nas vendas da empresa Cia. do boné”. O interesse surgiu quando, ao estudá-lo, compreendi sua importância para as vendas de uma organização e percebi o pouco investimento das empresas da cidade de São José do Seridó neste setor. 

Segundo Kotler, o marketing é de suma importância para o desenvolvimento de uma instituição, por ser um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

A metodologia utilizada para a elaboração do TCC consta a aplicação de um questionário junto aos clientes da empresa, no intuito de conhecer o perfil de sua clientela. Bem como, inclui um ensaio teórico que consiste na revisão bibliográfica de autores consagrados na história da administração acerca do tema.

Com esse estudo, o marketing tornou-se imprescindível no contexto organizacional como forma de auxiliar a criação da imagem institucional. Esse elemento mercadológico passou a ser um instrumento de suporte que possibilita condicionar o comportamento do consumidor.
Percebeu-se que as ferramentas do marketing subsidiam as tomadas de decisões no âmbito mercadológico, fortalecendo as organizações para a competitividade empresarial na contemporaneidade. 

Observou-se que o mesmo não se restringe apenas como uma forma de promover a venda, e sim, um meio de divulgação em massa da empresa, que direciona o cliente em suas atitudes. Os resultados obtidos comprovam que, de uma forma geral, as pequenas empresas necessitam reavaliar o setor de marketing, de forma a obter alavancagem nas suas vendas. 

Por fim, aos 12 de Julho de 2011, após a defesa do meu TCC perante a banca examinadora, obtive, com sucesso, o título de Bacharel no Curso de Administração, concluindo mais uma etapa instrucional. Objetivando a continuação de minha pesquisa, através da especialização, pretendo investigar o boné, não apenas como um simples acessório de moda, e sim, como um item que contribui com a saúde das pessoas frente à adversidade climática. 


Anderson José de Medeiros   
Bacharel do Curso de Administração com Habilitação em Gestão da Pequena e Média Empresa na Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST).
Integrante do quadro funcional da Empresa Cia. do Boné, onde exerce a função de auxiliar a
ministrativo.
E-mail para contato:
ajmedeiros2000@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário