Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Presidente do INSS afirma que programa do concurso pode ser divulgado com antecedência

O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, considera pertinente o desejo de milhares de candidatos às 1.875 vagas do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de terem o conteúdo programático divulgado antes da publicação do edital, prevista para 23 de dezembro.

"Se o INSS puder liberar o conteúdo programático antes, o benefício não será só para os candidatos, mas também para o próprio instituto, porque terá concorrentes mais bem preparados, que poderão servir melhor à população."


Das vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento em 18 de outubro, 1.500 são reservadas ao cargo de técnico do seguro social (nível médio) e 375 ao de perito médico (graduação em Medicina), com vencimentos iniciais de R$ 3.935,29 e de R$ 9.070,93, respectivamente.


O anseio dos candidatos provém da possibilidade de haver alterações no programa em relação ao da seleção anterior, que serve como base para a preparação dos concorrentes, e o temor de que o tempo entre a publicação do edital e as provas (60 dias, pelo menos) não seja suficiente para apreender as modificações.


"A conduta dos candidatos em clamar pelo programa demonstra o compromisso deles, o quanto estão envolvidos com o concurso. Os candidatos querem se preparar com seriedade", frisou Ernani Pimentel. "A Anpac gostaria que o INSS pensasse nisso e contribuísse dessa forma, com a preparação dos candidatos e com a credibilidade dos concursos públicos", completou, além de acrescentar que vai tentar intermediar a divulgação do programa o quanto antes.

 Em entrevista, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, informou que há a possibilidade de o conteúdo programático vir a ser divulgado antes do edital. Para isso, além de a Diretoria de Gestão de Pessoas e o Centro de Formação do INSS terem que terminar os ajustes no programa, a organizadora deve ser escolhida. A previsão é de que a entidade seja definida no próximo dia 16, e o contrato entre as partes assinado em 2 de dezembro. O INSS já recebeu as propostas das empresas interessadas em organizar o concurso.

Nenhum comentário: