Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

MEC e MDS estabelecem parceria para ampliar o acesso ao programa Mais Educação

O Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estabeleceram uma parceria para ampliar o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família ao Programa Mais Educação, de educação integral.
O objetivo deste ano é expandir o Programa Mais Educação para uma seleção de escolas que contam com maioria de alunos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Ao todo são 14 mil escolas urbanas e 10 mil escolas do campo. A escolha está relacionada ao fato de que os beneficiados pelo Bolsa Família refletem o quadro histórico de desigualdade e situações de vulnerabilidades sociais.
Os estados que concentram o maior número de escolas com maioria de alunos do Programa Bolsa Família são: Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia. Para esses estados serão desenvolvidas ações estratégicas que garantam o acesso desses alunos a educação integral.
A meta é que, até o final de 2014, pelo menos metade de todas as escolas com educação integral, por meio do Programa Mais Educação, sejam compostas por maioria de alunos do Bolsa Família. Hoje apenas 29% preenchem esse quadro.
A estimativa do MEC é que as escolas finalizem o processo de adesão até 31 de março. Por isso, a articulação entre os responsáveis pelo Programa Bolsa Família em cada município e os responsáveis pelo Programa Mais Educação é essencial para o alinhamento das ações conjuntas, principalmente no processo de adesão das escolas.
Dessa forma, os dirigentes municipais de educação devem estar atentos para saber quais municípios possuem escolas pré-selecionadas para a implementação da educação integral por meio do Programa Mais Educação. Clique aqui para ver a lista de escolas urbanas selecionadas e/ou clique aqui para saber quais foram as escolas do campo selecionadas para participar.
Sobre a adesão ao Mais Educação – Para confirmar a adesão ao programa, as escolas pré-selecionadas pelo Ministério da Educação, deverão preencher o Plano de Atendimento, disponível no portal do Simec e declarar as atividades que irão implementar, o número de estudantes participantes e demais informações solicitadas. O prazo para o cadastramento do Plano de Atendimento no Simec foi prorrogado. A ação deve ser feita até o dia 31 de março.
Os Planos de Atendimento deverão ser definidos de acordo com o projeto político pedagógico das unidades escolares e desenvolvidos, através de atividades, dentro e fora do ambiente escolar, ampliando tempo, espaço e oportunidades educativas, na perspectiva da Educação Integral do estudante.
Para acessar as informações
Roteiro completo de adesão ao Programa Mais Educação (clique aqui)
Portal do Simec para Adesão (clique aqui)
Vídeo sobre a parceria do Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família (clique aqui)
Lista de escolas urbanas selecionadas (clique aqui)
Lista de escolas do campo selecionadas (clique aqui)
Esclarecimentos - O Mais Educação dispõe de um responsável pelo programa nos estados relacionados abaixo. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com eles.
Andréia Rocha – estados CE, PI, RN, PB
Tel.: (61) 2022-8340
End. eletrônico: andreia.rocha@mec.gov.br
Ana Nery – estados DF, GO, TO, SE
Tel.: (61) 2022-9039
End. eletrônico: ana.carvalho@mec.gov.br
Carla Borges – estado SC
Tel.: (61) 2022-9182
End. eletrônico: carla.medeiros@mec.gov.br
Lucenir Pinheiro – estados SP, RJ, ES, RS, AL
Tel.: (61) 2022-9184
End. eletrônico: lucenir.pineiro@mec.gov.br
Marilene Pedrosa Leite – estados RR, RO, MS, BA
Tel.: (61) 2022-9185
End. eletrônico: marilene.leite@mec.gov.br
Maurício Nunes – estados AM, AP, AC, PA
Tel.: (61) 2022-8347
End. eletrônico: mauricio.nunes@mec.gov.br
Thaís Schwarzberg – estados MA, MT, PR
Tel.: (61) 2022-9186
End. eletrônico: thais.schwarzberg@mec.gov.br
Rogéria Freire – estado MG
Tel.: (61) 2022-9307
End. eletrônico: rogeria.figueiredo@mec.gov.br
Vanya Albuquerque – estado PE
Tel.: (61) 2022-9176
End. eletrônico: rosevanya.albuquerque@mec.gov.br
Para saber mais sobre a parceria do Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família, clique aqui para assistir ao vídeo. 
Fonte:  Site da Undime

Nenhum comentário: