Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

NOTÍCIAS DA CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil



O tema da comunicação no Concílio Vaticano II e do 46º Dia Mundial das Comunicações, Silêncio e Palavra, caminhos de evangelização. Estes assuntos foram tratados em um evento, no último sábado, em São Paulo. Trata-se de uma parceria entre Paulinas SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), o Setor de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB e PASCOM da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo. Mais de 200 pessoas participaram do evento.

A Irmã Maria Celeste, diretora do SEPAC e coordenadora de comunicação no Regional Sul 1 e Região Sé da arquidiocese de São Paulo, deu as boas vindas aos participantes. Para ela, as reflexões do encontro serviram de incentivo para todos, na perseverança do serviço à Comunicação.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidente do Regional Sul 1 e do Grupo de Trabalho para as comemorações do cinquentenário do Vaticano II, fez a palestra de abertura convocando a todos para estudar e aprofundar os documentos aprovados pelo Concílio, nas diversas áreas, destacando a Palavra de Deus e a missão dos leigos.

Num segundo momento, o tema da comunicação, antecedentes e  memória no aspecto da sociedade e da Igreja, foi tratado pela Irmã Helena Corazza, coordenadora de cursos no SEPAC e presidente de Signis Brasil. Já a Irmã Joana T. Puntel, pesquisadora da área da comunicação, falou do decreto Inter Mirifica publicado no dia 04 de dezembro de 1963, apontando as conquistas da Igreja neste campo, bem como os limites. Na oportunidade, ela fez o lançamento do livro Inter Mirifica, texto e comentário, da coleção Revisitar o Concílio e A comunicação nos passos de João Paulo II – dia mundial das comunicações.

Participaram do evento mais de 200 pessoas, vindas de dioceses como Bauru, Guarulhos, Itapeva, São José do Rio Preto, Santo André, São Miguel Paulista, Campo Limpo, Osasco, Limeira, Santos, São José dos Campos, Bragança Paulista, Mogi das Cruzes, Regiões da Arquidiocese de São Paulo, TVs, Rede Católica de Rádio, Signis Brasil, sites e impressos católicos, grupos diversos de PASCOM. Para Dom José Moreira, bispo de Itapeva (SP), e referencial da comunicação no Regional Sul 1, foi uma boa oportunidade de estudo e aprofundamento, sobretudo no campo da comunicação.

Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), respectivamente, Cesar Leandro Ribeiro e irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, foram convidados pelos responsáveis pela Pastoral da Educação no Regional Noroeste da CNBB (Acre, sul do Amazonas e Rondônia), dom Meinrad Francisco Merkel, bispo de Humaitá (AM) e referencial da Educação, e Luiz Ceppi, secretário executivo do Regional, para uma série de reuniões e palestras. O intuito do encontro foi propor iniciativas para a implementação das Pastorais no Regional. 
CEC20122Os dois assessores da CNBB, ao longo de uma semana (1º a 7 de maio), visitaram as dioceses de Guajará-Mirim (RO); Humaitá (AM); Ji-Paraná (RO); Rio Branco (AC), e finalizando a sequência de encontros na Faculdade Católica de Rondônia, na arquidiocese de Porto Velho (RO). 

Em cada um dos locais visitados os assessores contaram com as presenças significativas dos representantes do Regional, professores e estudantes dos ensinos superiores públicos e privados.

Chegando a Porto Velho, aconteceu o grande encontro, que foi o 1º Encontro de Professores e Estudantes Católicos de Rondônia. Lá, estiveram presentes mais de 60 pessoas para ouvir as palestras: “A Educação hoje: Problemas, Perspectivas e Desafios na Amazônia”; “O papel dos Educadores na Realidade Amazônica” e “Como viver a fé no mundo Universitário em nossa realidade Amazônica?”.
CEC20123“A Universidade é a realidade de hoje. Ela nos dá várias possibilidades e somos chamados a construir, reformar as nossas convicções: o que você pensa? Qual a sua fé?”, disse a irmã Maria Eugênia em sua palestra.

Para o bispo referencial da Pastoral da Educação (PE) do Regional, dom Francisco Merkel, o trabalho da Pastoral é importante no fato que ela deseja agregar valores aos universitários. “Queremos agregar valor ao produto oferecido pela Universidade, que é a fé. Existem muitas maneiras de evangelizar, e a primeira é pelo testemunho. A Universidade é o laboratório do conhecimento, e nós, quanto Pastoral, estamos aqui dando trabalhando e dando a nossa contribuição”, disse.

CEC20124Vários participantes concluíram, segundo o professor Cesar Ribeiro, que o encontro serviu para mostrar a realidade local e abrir um diálogo, uma reflexão aprofundada sobre a realidade universitária na Amazônia. “Os professores se sentiram entusiasmados”, destacou.

“Alguns temas levantados pelos professores falavam sobre uma educação que reconheça o ser humano, ou a educação que trabalhe as diversidades e o desenvolvimento sustentável”, completou irmã Eugênia.
O encerramento foi com uma missa celebrada pelo arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Estamos nos aproximando da data do Encontro Anual dos Responsáveis por Folhetos Litúrgicos no Brasil, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro deste ano será realizado nos dias 24 a 26 de julho, tradicionalmente, iniciando e sendo concluído ao meio-dia.
Neste ano o evento será realizado no Hotel Vila Dom Bosco em Campos do Jordão (SP). O valor total da hospedagem, equivalente a duas diárias, será de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais), incluindo refeições e roupa de cama.
A Vila Dom Bosco fica bem no começo de Campos do Jordão, antes do centro comercial. Ao chegar à cidade existe um portal, para chegar ao local do encontro, basta seguir em frente. Existe uma linha de bondinho na cidade, ao cruzar pela mesma e a avenida ficar dupla, virar à esquerda. Você estará na frente da Vila Dom Bosco.

Para quem vem de outros estados e chega pelo aeroporto de Guarulhos, basta pegar ônibus para São José dos Campos (SP), empresa Pássaro Marrom. Ao chegar na cidade, pegar, na rodoviária, ônibus para Campos do Jordão e descer no ponto após a linha do bondinho (Cristo). Ao retornar atravessando a linha férrea, você estará de frente para o Hotel Vila Dom Bosco.

Caso chegue pelo aeroporto de São José dos Campos, o participante deverá ir (ônibus ou taxi) para a rodoviária e lá, pegar um ônibus para Campos do Jordão. Descer no ponto após a linha do bondinho (Cristo). E como já citado, ao retornar atravessando a linha férrea, você estará de frente para o Hotel Vila Dom Bosco. Mais informações sobre o local, confira no site: www.viladombosco.com.br e nos telefones (12) 3662-4217, 3664-3422 e fax (12) 3662-4060.

Aos interessados, pedimos a confirmação da participação até o final de junho, enviando a ficha de inscrição para o seguinte endereço: liturgia2@cnbb.org.br , aos cuidados de irmã Lúcia Silva. O e-mail de inscrição deve conter o nome completo do participante; um endereço eletrônico e telefone para contato. Também deve ser informada a cidade de origem e, por fim, o folheto litúrgico do qual é representante.

O arcebispo dom Octavio Ruiz Arenas, Secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização do Vaticano, está em Belo Horizonte para reuniões com o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

A Arquidiocese de Belo Horizonte foi indicada como observatório para a Nova Evangelização no Brasil. 

O secretário para a Nova Evangelização chegou no domingo, dia 6, e concelebrou a Missa pelos nove anos do Santuário Arquidiocesano de Schoenstatt Tabor da Liberdade, em Confins.

NOTÍCIAS DA CNBB - especial para o Correio do Seridó 


Nenhum comentário:

Postar um comentário