Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

São Fernando: Vereador Chagas solicita duplicação da parede de açude


O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Fernando, Francisco Das Chagas (PMDB), esteve ontem no plenário da Câmara Municipal de Caicó, para falar pessoalmente com a governadora Rosalba Ciarlini.
Francisco das Chagas foi levar um ofício a governadora, onde solicita a duplicação da parede do açude público Juvenal Medeiros.
“Este é um sonho e uma reivindicação antiga dos moradores, como também uma preocupação minha. E enquanto representante do povo, não poderia de me furtar a este luta; venho aqui pessoalmente pedir o empenho da governadora neste pedido que não é do vereador Chagas, mais da população de São Fernando", disse Chagas.
A governadora recebeu a solicitação do vereador e prometeu que uma equipe vai analisar a melhor forma de realizar o desejo da população de São Fernando.
Por Assessoria 
Foto: Correio do Seridó 

Procon/ RN repudia posição da FEBRABAN durante audiência pública no Senado

O representante da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Antônio Carlos de Toledo Negrão, discursou no sentido de desqualificar os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCONS) durante a audiência pública promovida pela Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na última segunda-feira (8), no Senado Federal, em Brasília.

De acordo com o projeto (PL 5196/2013), em discussão na audiência, os PROCONS poderão aplicar medidas corretivas em caso de infração às normas de defesa do consumidor. A intenção do governo é reduzir o número de ações nos tribunais.

A ideia é fortalecer os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, dando o poder maior de resolver, por meio de conciliações ou de decisões definitivas, o que vai contribuir para a defesa do consumidor e ajudará a reduzir o imenso volume de causas que sobrecarregam o Judiciário.

O representante da Febraban, Antônio Carlos de Toledo Negrão, falou no sentido de desqualificar o Procon para tais ações.  

Indignado com a posição de Negrão, o PROCON do Rio Grande do Norte, em nome do coordenador Araken Farias, em repúdio à fala do representante da FEBRABAN sugeriu que os Procons de todo o Brasil não mais participassem do workshop da Federação Brasileira de Bancos a ser realizada no dia 29 de abril, em Fortaleza.

O referido workshop é parte do Semarc – Seminário de Relacionamento com Clientes – Região Nordeste e vai abordar os temas “Cadastro Positivo” e “Boas Práticas em Procedimentos”.

Todos os Procons concordaram em não participar da reunião. Foi solicitada ainda que a Secretaria Nacional do Consumidor comunicasse a presidenta da Febraban que publicasse uma nota da Federação com pedido de desculpa.

Araken Farias
Diretor geral do Procon estadual do Rio Grande do Norte.
Contato: (84) 8875-5626

Fábio Faria faz discurso na Câmara sobre calamidade gerada pela seca no RN

Fábio Faria discursando sobre a seca no Nordeste

A estiagem no Semiárido nordestino dura pelo menos um ano e já é considerada a maior seca dos últimos 50 anos. No Rio Grande do Norte, 144 municípios enfrentam situação de calamidade, o que representa 86% das cidades. Os técnicos estimam que, mesmo se restabelecendo dentro em breve o regime de chuvas, será necessária uma década para recompor os estragos.  O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) levou ao Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10), a sua preocupação com a grave situação.

“Os prejuízos calculados já são da ordem de 5 bilhões de reais, com perda de pelo menos 30% do rebanho de gado, ovinos, caprinos. O Governo do Estado se limita a repassar os recursos federias, sem se importar muito com a construção de um plano de prioridades que contemple projetos articulados. E os prefeitos reclamam também que a burocracia do governo federal atrapalha a concretização das medidas emergenciais”, relatou Fábio Faria em discurso.

O deputado chama a atenção para a importância de valorização dos projetos de instalação de cisternas como uma boa alternativa para que a população disponha de água potável no período de estiagem. Hoje, 14 cidades são abastecidas exclusivamente por carros-pipa. Os açudes já não são considerados a solução para a região, porque ali há um dos maiores índices de evaporação do Brasil, o que torna os reservatórios de água pouco profundos inúteis em época de seca.

Conforme o deputado, os efeitos da seca no Rio Grande do Norte também estão gerando demissões nas grandes propriedades rurais, obrigando o agricultor a procurar emprego na construção civil. “Estou comprometido ao extremo, no sentido de apresentar ao governo federal as reivindicações do povo do meu Estado, com relação às maiores urgências e quero continuar lutando por políticas definitivas”, completou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Estella Dantas.Assessora Especial do Dep.Fábio Faria (PSD/RN)

Henrique Alves: Ibama e governo do RN buscarão solução técnica para crise das salinas

O presidente do IBAMA, Walney Zanardi, receberá segunda-feira, dia 15, uma representação do Governo do RN, para iniciar a definição de uma agenda de providências destinadas a adequar a indústria salineira daquele Estado à legislação ambiental. 

Foi o que ficou acertado em audiência que a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, concedeu na tarde desta quarta-feira a uma representação de empresários, acompanhados pela governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e os deputados Felipe Maia, Betinho Rosado, Paulo Wagner, Sandra Rosado e Fátima Bezerra.
Representando as empresas, participaram os presidente do Sindicato da Indústria de Moagem, Renato Fernandes,  e o Sindicato da Indústria da Extração do Sal, Francisco Souto Filho, acompanhado pelo vice, Airton Torres.

O encontro foi motivado pelo clima de apreensão que domina a indústria salineira potiguar depois que uma fiscalização do IBAMA notificou várias empresas pelo descumprimento de normas ambientais.

- Respondemos por 97% da produção nacional e enfrentamos  queda  na produção desde 2008, em função de adversidades climáticas e, agora, para completar as dificuldades fomos surpreendidos por 112 autos de infração, 19 embargos e 37 notificações que resultaram em multas totalizando  80 milhões de reais – disse Airton Torres, porta-voz dos salineiros.

Airton acrescentou que, até então, as salinas potiguares sempre atuaram num ambiente de muita proximidade com o Ministério Público Estadual e com o órgão ambiental do Estado – o IDEMA, mas que, ante a ação do IBAMA, “ficamos na constatação de que não somos o que achávamos que éramos”.

A ministra destacou que ação do IBAMA no Rio Grande do Norte decorreu de exigências da legislação, de denúncias e de cobranças, inclusive do Ministério Público Federal. Mas, ressaltou que não é propósito do governo, muito menos do ministério, criar dificuldades ou “emperrar” qualquer atividade economia.

- Mas, temos que buscar uma solução eminentemente técnica – enfatizou.

O primeiro passo para a construção dessa solução técnica será a reunião de segunda-feira, em que o presidente do IBAMA e os representantes da governadora Rosalba Ciarlini definirão as providências relativas à adequação institucional do Estado, através do IDEMA, e de suas empresas às regras da legislação ambiental.

Numa outra etapa, a ministra sugeriu que fossem, chamados a acompanhar o processo os Ministérios Públicos (Federal e Estadual), podendo dai resultar a assinatura de um TAC que estabeleça metas e prazos para a solução dos problemas eventualmente detectados.

Todos os participantes do encontro saudaram o resultado alcançado. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu que o IDEMA não se negará a fazer a sua parte; o deputado Henrique Eduardo, que articulou a reunião,  destacou que o clima de diálogo em compreensão estabelecido pela sensibilidade da ministra Isabella Teixeira constitui um alento para as apreensões do setor salineiro do RN.

O mesmo entendimento foi manifestado pela deputada Sandra Rosado. Já o deputado Felipe Maia, falando também em nome do senador José Agripino, disse que não lhe surpreendeu a atitude receptiva da ministra, que já tivera participação elogiável na busca de solução para problemas que afligiam o setor turístico do Estado.

Assessoria de Imprensa
www.henriqueeduardoalves.com.br
twitter: @HenriqueEAlves
Foto: J Batista

Prefeitura de Timbaúba dos Batistas - RN abre vagas para todos os níveis

A Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, estado do Rio Grande do Norte, informa que a partir da próxima segunda-feira, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo que visa a contratação de pessoal por tempo determinado, para as Secretarias de Educação e Cultura; Saúde e Ação Social e do Adolescente. A remuneração dos candidatos varia de R$ 678,00 a R$ 2.500,00, bem como a jornada de trabalho que varia de acordo com o cargo pretendido.
Das Vagas:
Nível Fundamental: Merendeira (04); Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) (05); Auxiliar de Serviços Gerais - ASG para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI (01).
Nível Médio / Técnico: Auxiliar de educação infantil (Cuidador) (02); Agente de Combate às Endemias (03); Técnico em Enfermagem (02); Digitador para o Laboratório (01); Monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI (05); Auxiliar Administrativo - CRAS (01); Recepcionista (01).
Nível Superior: Professor de Ensino Fundamental (03); Professor de Ensino Fundamental da Disciplina História do 6" ao 9" Ano (01); Professor de Ensino Fundamental da Disciplina Matemática no IV e V Período de Educação de Jovens e Adultos (01); Professor da Disciplina de Língua Inglesa do 6" ao 9" Ano do Ensino Fundamental e IV e V Período de Educação de Jovens e Adultos (01); Médico Ginecologista (01); Enfermeiro (01); Dentista (01); Farmacêutico (01); Biomédico (01); Psicólogo - CRAS (01).
Das Inscrições:
As inscrições serão efetuadas entre os dias 15 e 16 de abril de 2013, na sede da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas, situada na Rua Rui Barbosa, 48, Centro, mediante a apresentação dos documentos discriminados no edital. O horário de atendimento será das 7h às 11h e das 13h ás 17h.
Das Provas:
Os candidatos serão selecionados mediante Análise de Curriculum Vitae e Entrevista. As entrevistas serão realizadas nos dias 17 e 18 de abril de 2013, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, de Timbaúba dos Batistas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, por ordem de chegada.
O classificado que for convocado deverá comparecer na sede da Prefeitura Municipal de Timbaúba dos Batistas - RN, para entrega de documentos necessários para a formulação de contratos, nos dias 24 e 25 de abril de 2013.

Gustavo Fernandes solicita anel viário de Pau dos Ferros


O deputado estadual e primeiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou nesta quarta-feira (10), na sessão da assembléia legislativa, requerimento solicitando ao governo estadual e federal o complemento da execução do anel viário da cidade de Pau dos Ferros e o fechamento do contorno através do Perímetro Irrigado, completando o anel viário.

O anel viário tem o objetivo de unir as BR’s 226 à BR 405, através do bairro de Riacho do Meio no sentido Rio Grande do Norte/Paraíba, complementando a conclusão da BR-226 e facilitando a ligação entre o RN, CE e PB. Já o fechamento do contorno visa eliminar o tráfego de veículos pesados na zona urbana de Pau dos Ferros e diminuir a poluição causada pelo tráfego de carretas.  

A sugestão do deputado Gustavo Fernandes, é complementar do trecho asfáltico de aproximadamente 16 km, sendo, 9 km entre a BR 226 e BR 405, pelo bairro do Riacho do Meio no sentido Rio Grande do Norte/Paraíba, e 7 km correspondente ao trecho viário de fechamento do contorno através do Perímetro Irrigado.
Gustavo Fernandes argumenta que o convênio já firmado pelo governo do Estado destina recursos para a execução da obra da BR 226, mas atende apenas um trecho que beneficiará os veículos que tiverem como destino o vizinho Estado do Ceará.  

“Desta forma o problema do tráfego de cargas pesadas ainda irá permanecer, pois todos os veículos vindos de Mossoró e adjacências que se destinarem à Paraíba continuarão utilizando a BR 405 e, consequentemente, a zona urbana da cidade de Pau dos Ferros como via de escoamento”, disse o deputado.

A maior parte do tráfego pesado ocorre principalmente com as cargas de sal destinadas às outras regiões do País, em especial os grandes centros consumidores no Distrito Federal e nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul.

Crédito das Fotos: João Gilberto


Prefeitura adquire novo aparelho de eletrocardiograma e amplia atendimento


EXAMES
A secretaria de saúde adquiriu um novo aparelho para realização de exame de eletrocardiograma que são realizados no PAM de Santa Rita. A determinação foi do prefeito Reginaldo Pereira que pediu atenção especial na questão dos exames e consultas médicas da cidade.
A aquisição do aparelho foi realizada com recursos do município, uma vez que ele é essencial para a avaliação clínica e cardiológica dos pacientes.
“Com este aparelho o laudo é imediato. Se o exame detectar  alterações cardiológicas, o paciente é encaminhado ao médico cardiologista”, disse Samara de Lima, diretora do PAM.

De acordo com o Elizabeth Montenegro, responsável pelo atendimento, o novo equipamento dobra a capacidade de realização de exames de eletrocardiograma na secretaria. “Nós tínhamos apenas um aparelho antigo que quebrava constantemente e não dava conta da demanda. Com esta nova aquisição dobramos nossa capacidade de realização de eletrocardiogramas. Antes realizávamos 50 exames por semana, agora como o novo aparelho vamos realizar 20 por dia”, afirmou.
Para realizar o exame, o paciente precisa de uma requisição de um médico de uma unidade USF (Unidade de saúde da família).

A diretora do PAM informou ainda que a unidade conta agora com mais dois médicos psiquiatras e um médico para realização de pequenas cirurgias.

O atendimento no PAM é realizado de segunda a sexta-feira nos turno manhã e tarde com diversas especialidades.

10 Sports confirma Arena América como novo cliente e aposta no conceito de Espaço Multi-integrado

A Arena América passa fazer parte dos clientes da 10 Sports.  A agência de marketing esportivo será a responsável pelo plano comercial do empreendimento do clube rubro, desenvolvendo a estratégia para captação de negócios com foco empresarial. A parceria foi fechada nesta segunda-feira (08) com a Comissão de Construção da obra.

“Nós iremos fazer a identificação de oportunidades e o planejamento para viabilidade comercial da Arena América. Vamos focar o investidor empresarial, buscando parcerias para garantir as receitas que o empreendimento precisa. O mercado vive um bom momento para arenas e nossa intenção é trabalhar no novo conceito, de Espaço Multi-integrado, pois o futebol é um dos negócios, o que precisa ter muitos outros serviços ao seu entorno para acelerar sua viabilização e funcionalidade na operação. Agradeço a Comissão de Construção da Arena América pelo convite ao confiar em nosso trabalho pelos resultados já conquistados”, comenta Alan Oliveira, diretor da 10 Sports.

O executivo da agência acrescenta que o trabalho é restrito a Arena América, trabalhando também com a agência de publicidade, a New Comunicação, que será responsável pelo marketing com foco no cliente final, o torcedor, através de ações promocionais e campanhas publicitárias. “Iremos atuar com a New, uma parceria que prospecta unidade, em sintonia com o desejo do cliente da Arena. Pude conhecer o projeto da New e está muito bom”, reforça Oliveira.

A 10 Sports inicia agora a elaboração do Plano Comercial da Arena América, identificando as possibilidades de negócios e o impacto para o empreendimento, trabalhando a valorização da região residencial, como também a força do América no futebol nacional.

Nessa sexta-feira (12), a 10 Sports já estará em São Paulo para visitar agências parceiras e clientes diretos, com proposito de informar o novo cliente e prospectar novos negócios para o empreendimento. “Vai ser a primeira oportunidade de divulgar o projeto e de oferecer parcerias em uma área de ampla expansão, de crescente valorização imobiliária”, disse Alan Oliveira.

Informações para imprensa:
Alan Oliveira: 9175-5095
10 Sports: 3217-7989


Fátima solicita construção de adutora em Serra Negra


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) esteve em reunião nesta terça-feira (09), com o Secretário-Executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, e com o diretor da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do ministério, Aurivalter Cordeiro Pereira da Silva, em Brasília.
Na ocasião, Fátima Bezerra entregou ofício do prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria (PT), que relata a situação da estiagem na região e solicita recursos para a construção de uma adutora no município.
Segundo a deputada, o secretário-executivo se sensibilizou com a situação e, considerando a justeza e a urgência do pleito, apontou como solução definitivamente a inclusão da obra no PAC Seca.

Por Assessoria de imprensa 

Nenhum comentário: