Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Região ganha Associação das Mulheres Feirantes para organizar a Feira da Agricultura Familiar do Seridó

Ana Aline – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó/Foto: Paulo Júnior

Em reunião realizada na sede Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, na quarta-feira (01), foi criada oficialmente a Associação das Mulheres Feirantes da Região do Seridó. Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, Ana Aline, confirmou que o processo de organização da associação já foi iniciado, inclusive com a ata da primeira reunião e ficha de associados.

“Falta pouco para a gente concluir o processo de organização da associação, para que a Prefeitura de Caicó possa repassar os equipamentos para a associação e as agricultoras familiares possam ter acesso ao seu kit de feira para comercializar com qualidade os produtos da agricultura”, explicou Ana Aline.

Ela destacou que a diretoria ficou constituída com mulheres de várias cidades do Seridó, sendo eleita presidente Maria Edna (Asssociação da Furna da Onça, núcleo de mulheres da COAFS). “A associação é formada apenas por mulheres, pois esse projeto que vem do governo federal contemplava apenas mulheres, mas que na prática, a feira contará com o grupo familiar e envolverá também o esposo e os filhos”, afirmou Ana Aline.

Ela também revelou que os recursos para a execução da feira vem do governo federal, através do Proinfo 2013, através do Território da Cidadania e contempla 25 municípios. A feira será realizada no mesmo local da atual feira livre de Caicó ao lado do açougue público.

Ana Aline espera que a Associação possa concorrer em outros editais que são voltados para as mulheres e citou o Programa RN Sustentável. 

“Essa associação é importante, pois será mais um instrumento de luta para as mulheres do campo. Teremos uma associação toda estruturada com CNPJ e tudo legalizado e assim iremos concorrer a qualquer edital para melhorar a vida dessas mulheres, através da organização”, disse Ana Aline.

Nenhum comentário: