Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Cena rara: Chove granizo no município de Parelhas

 


Uma cena inusitada para as condições climáticas do Rio Grande do Norte foi registrada nessa quarta-feira (12). Moradores da zona rural de Parelhas, no Seridó Potiguar, registraram uma chuva de granizo. Um vídeo mostra as pedras (veja abaixo).

De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bristot, esse tipo de evento não é comum no estado. Ele explicou o que provocou essa precipitação no interior potiguar.

“Não é comum acontecer na faixa equatorial, pois a atmosfera é menos densa e você tem uma temperatura relativamente alta. Mas pode acontecer quando você tem muita umidade no sistema, quando há o desenvolvimento de nuvens cumulonimbus e que o topo dessas nuvens ultrapassem o nível de 0ºC”, pontuou.

O meteorologista acrescentou: “Quando o vapor da água em gotículas passa desse nível, ela congela. Ganha peso e volta. Se conseguir vencer a força da gravidade, ela pode se precipitar. Aconteceu isso”.

Bristot falou ainda sobre a peculiaridade desse tipo de nuvem. “Ela [cumulonimbus] tem a característica de se desenvolver verticalmente de forma muito intensa, chegando a ter 15 quilômetros de espessura”, destacou.

Os dados do boletim epidemiológico da Emparn indicam que, em 24 horas, choveu 81,2 milímetros em Parelhas, sendo a maior precipitação do RN no período entre 7h da manhã de quarta-feira (12) e 7h da manhã desta quinta-feira (13).

Ainda na região Central, a Emparn anotou 29,6 milímetros de chuvas em Santana do Seridó e 25,8 milímetros em Timbaúba dos Batistas. No Oeste Potiguar, choveu 56 milímetros em Umarizal; 41,4 milímetros em Itaú; e 27 milímetros em São Francisco do Oeste. Já no Leste, o maior volume foi registrado em Pureza, com 16 milímetros. No Agreste, choveu 9,4 milímetros em Japi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário