Páginas

terça-feira, 29 de março de 2022

Justiça suspende teste físico de PCD no concurso da Polícia Civil da Paraíba

 



A Justiça deferiu o pedido da Defensoria Pública do Estado para suspender, até o julgamento do mérito, o teste físico em relação aos candidatos com deficiência do concurso da Polícia Civil da Paraíba.

A ação pede que a organizadora do concurso, a Cebraspe, adapte o teste às pessoas com deficiência, para que não haja barreiras que possam dificultar a participação desses candidatos nas provas.

O edital do concurso, por sua vez, previa o teste físico composto por uma corrida de 2,4km em 12 minutos para candidatos do sexo masculino e de 2km para candidatas do sexo feminino. O documento não prevê uma prova específica para candidatos portadores de deficiência física.

Na decisão liminar, o juízo da 5ª vara de Fazenda Pública da capital destacou que o concurso objetiva selecionar candidatos para 17 cargos diferentes com funções igualmente diversas, de modo que o mesmo teste físico denota que não foram observadas as peculiaridades das funções de cada cargo.

De acordo com a Defensoria Pública do estado, a decisão não gera prejuízo da participação nas demais fases e etapas do certame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário