Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2022

Ministério da Saúde registra aumento dos exames preventidos de câncer de colo de útero



No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Saúde publicou Boletim Epidemiológico sobre a prevalência de realização de exame preventivo de câncer de colo de útero. 
 
O levantamento  revela que, no Brasil, 81,3% das mulheres de 25 a 64 anos de idade disseram, em 2019, ter realizado o exame preventivo de câncer de colo de útero nos últimos três anos.

A meta do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil 2011 – 2022, elaborado pela Ministério da Saúde, é aumentar a cobertura de papanicolau em mulheres de 25 anos a 64 anos de idade nos últimos três anos para 85%.
 
O perfil epidemiológico apontou desigualdades sociais e econômicas para a realização de exames preventivos, sendo menos realizados por mulheres que se declararam pardas, com menores índices de escolaridade e renda, além de desigualdades regionais.

Baseado em um estudo descritivo, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em parceria com o Ministério da Saúde, cuja coleta de dados ocorreu entre agosto de 2019 e março de 2020, o Boletim traz dados por unidades da federação, região, escolaridade, raça/cor, rendimento/renda per capita, entre outros aspectos.

As informações mais detalhatas  sobre o assunto estão disponíveis no site gov.br/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário