Páginas

sábado, 14 de maio de 2022

Caicó: Jovens se reúnem para planejar confecção do tapete de Corpus Christi 2022

 



Em Caicó, na manhã deste sábado (14) foi realizada a primeira reunião para tratar da confecção do tapete Corpus Christi 2022.

Após dois anos sem confeccionar o tapete por questões de segurança em virtude da pandemia de Covid-19, os jovens se organizaram e estão planejando a montagem dos tradicionais tapetes para a solenidade de Corpus Christi e convidaram as entidades civis organizadas e os grupos da Igreja Católica, entre eles, a Renovação Carismática Católica, Shalom e demais movimentos católicos.

 “Queremos fazer um dos maiores tapetes, sendo que o trabalho começará a ser confeccionado na Catedral de Sant’Ana e se estenderá pela Avenida Seridó, no dia 16 de junho”, disse Joanderson Natanael, que representa o setor da juventude da forania de Caicó.

De acordo com Joanderson, o material mais utilizado é a tinta hidracor e sal grosso. O tapete medirá 2,70 metros de comprimento por 2 metros de largura. No último ano, o tapete teve uma extensão um pouco mais de 300 metros e neste ano, a meta é chegar a 500 metros.

Saiba mais sobre a tradição da confecção de tapetes de Corpus Christi

A confeccção de tapetes para celebrar o Corpus Christi surgiu em Portugal e posteriormente começou a ser praticada no Brasil durante o período da colonização.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. 

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

 

 

 

 

Nenhum comentário: