Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Álvaro anuncia candidatura em 2026 ao lado de Rogério Marinho

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira 15 que disputará o Governo do Rio Grande do Norte ou o Senado nas eleições de 2026, e que o senador Rogério Marinho (PL) irá apoiá-lo no pleito, repetindo a aliança feita em 2022. As declarações do prefeito ocorreram em entrevista à 96 FM.

“Eu conversei com Rogério Marinho ultimamente. Ele me disse que tem compromisso comigo para me apoiar para um cargo majoritário quando eu sair da prefeitura. Deverei disputar o Governo ou uma das duas vagas para o Senado em 2026, quando sair da prefeitura. Se a gente tiver bem avaliado e tudo caminhar bem, aí estaremos com a possibilidade real de disputar um cargo majoritário”, afirma o mandatário da capital.

Perguntado sobre as eleições de 2024, quando deverá indicar um nome para a sucessão municipal, o prefeito despistou. Ele disse que o candidato que receberá seu apoio para a Prefeitura do Natal só será divulgado mais adiante, para que a gestão não seja afetada.

“Eu não quero precipitar agora, definindo um nome, porque seria um desserviço à nossa administração. Isso iria tumultuar, desviar o foco. E meu foco é gestão. Se eu fizer e concluir essas obras que a gente anunciou, realizei meu sonho como prefeito de Natal”, enfatizou Álvaro Dias.

Provocado sobre o protagonismo de alguns secretários que são cotados para disputar a prefeitura em 2024, Álvaro brincou. “Você está me dando uma boa ideia: começar a levar, andar, visitar obras (com secretários). Mas eu não tenho nenhum nome. Nem parei para pensar nisso”, declarou o prefeito. Nos bastidores, o nome do secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega (MDB), é especulado como um possível candidato à sucessão de Álvaro.

Na entrevista, o prefeito praticamente descartou uma aliança com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), de quem foi sucessor no Palácio Felipe Camarão. Álvaro lembrou que Carlos Eduardo rejeitou convite para ser candidato a governador pela oposição em 2022, preferindo se aliar à governadora Fátima Bezerra (PT), que acabou sendo reeleita. Carlos optou por disputar o Senado – sendo derrotado por Rogério Marinho.

Naquela eleição, Álvaro Dias apoiou Rogério para o Senado e Fábio Dantas (Solidariedade) para o Governo do Estado.

“Realmente, é um pouco complicado, porque Carlos Eduardo teve a oportunidade de caminhar junto com a gente. A gente teve reuniões com ele, inclusive convidamos para ele ser o candidato a governador contra Fátima. Teria tido meu apoio, de Rogério. Faria chapa junto com Rogério. Ele não quis. Declinou. Foi ser candidato a senador junto com o sistema adversário, que diverge frontalmente do nosso sistema. É difícil uma composição. Nós deveremos ter o nosso próprio candidato a prefeito de Natal”, acrescentou Álvaro.

MENSAGEM ANUAL

Nesta quarta-feira, Álvaro também foi à Câmara Municipal de Natal fazer a tradicional leitura da mensagem anual aos vereadores. O prefeito fez um balanço das iniciativas realizadas pela sua gestão e elencou as propostas, programas e ações que pretende implementar na cidade nos próximos anos.

A revisão do Plano Diretor de Natal, em 2022, mereceu uma menção especial. O prefeito declarou que a modernização da lei já traz resultados para a cidade. “A Semurb registrou em 2022 um aumento de 344% nas consultas prévias de potencial construtivo e de 62% no número de pedidos de certidões fundiárias em comparação com o ano de 2021. Foram emitidos 593 Alvarás entre construção, demolição, ampliação, reforma e legalização, 18% a mais do que foi expedido em 2021”, projetou.

No campo da infraestrutura, Álvaro Dias resumiu o conjunto de obras que pretende finalizar em 2024, como o saneamento integrado na Zona Norte; a modernização da Avenida Felizardo Moura; e a pavimentação e drenagem do Planalto, SanValle e Jardim Brasil.

Álvaro Dias anunciou ainda que a Prefeitura vai executar o projeto do pontilhão de Cidade Nova, que irá solucionar um gargalo no trânsito da Zona Oeste. O mesmo vale para a trincheira da avenida Hermes da Fonseca com a Alexandrino de Alencar.

Ele também citou o projeto de enrocamento e engorda da Praia de Ponta Negra. Por Agora RN


 

Nenhum comentário: