Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Covid: grupo prioritário recebe vacina bivalente a partir de segunda

A partir desta segunda-feira (27), quem faz parte do grupo prioritário já vai poder tomar a vacina bivalente contra a covid-19. Estamos falando de pessoas com mais de 70 anos; aquelas que vivem em instituições de longa permanência ou trabalham nesses locais; ou os imunocomprometidos, indígenas e ribeirinhos com mais de 12 anos.

A bivalente protege contra a cepa original da doença, mas também contra a Ômicron, a variante mais circulante no mundo. Importante ressaltar que essa vacina é uma dose de reforço. Ou seja, só vai poder se imunizar com ela, quem já tomou, pelo menos, as duas primeiras doses básicas da vacina. Caso contrário, é preciso primeiro cumprir essa etapa, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Outros grupos prioritários serão incluídos aos poucos no esquema. Em março, teremos, a partir do dia 6, a vacinação daqueles entre 60 e 69 anos, e das grávidas ou que foram mães há pouco tempo, a partir do dia 20. E depois de 17 de abril para os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente, a população privada de liberdade ou adolescentes cumprindo medidas socioeducativa e os funcionários desses locais.

O dr Juarez Cunha, da Sociedade Brasileira de Imunizações, deixou bem claro que as pessoas que estão nos grupos e não atualizaram a caderneta de vacinação, não devem esperar chegar a vez de tomar a bivalente para ir ao posto de saúde.

E, claro, em caso de dúvidas, procurar uma unidade de saúde de sua cidade. As vacinas já começaram a ser distribuídas para os estados. Serão quase 60 milhões de doses disponíveis para os 54 milhões de pessoas que fazem parte desses grupos.

Nenhum comentário: