Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Dr. Bernardo comemora avanço na Saúde com a diminuição da fila de cirurgias eletivas no RN

 

Tendo a saúde pública como uma das principais bandeiras do seu mandato, o deputado Dr. Bernardo (PSDB), médico por formação, destacou os avanços da gestão na saúde pública do RN, com a redução da fila para cirurgias eletivas, por parte do Governo Federal. O deputado tratou do tema durante discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (8).

“Hoje venho com uma notícia boa para comemorar um feito do atual Governo Federal, eu que tantas vezes vim aqui e se for preciso virei novamente criticar a inércia em relação à saúde pública do Brasil. O Governo Federal anunciou o programa federal para diminuir as filas de cirurgias eletivas no País, porque zerar não é fácil”, afirmou Dr. Bernardo.

O deputado comemorou o fato de o RN ter sido contemplado com recursos da ordem de R$ 10 milhões para iniciar já agora o programa de cirurgias eletivas, que vinha sendo bancado pelo governo estadual exclusivamente com recursos do OGE e agora passa a ter uma participação importante do Governo Federal.

“Recursos esses que são poucos, haja vista uma fila de 20 mil pessoas, precisando ser operadas. É muito grande a fila, mas é preciso falar do que já foi feito, pois cerca de 20 mil pessoas foram cirurgiadas no RN”, destacou.

Dr. Bernardo analisou que quando se falava na demanda de cirurgias, a informação era de 17 mil pessoas aguardando, mas como muitos potiguares não tinham perspectiva de conseguir o procedimento e sequer procuravam a Secretaria de Saúde, esse número era superior “quando começou o programa de cirurgias eletivas as pessoas começaram a buscar a Secretaria de Saúde e continuamos com a fila de 20 mil, pois na realidade era de 40 mil pessoas, pois havia aqueles que sequer se habilitavam”, disse.

O parlamentar afirmou que os recursos da ordem de R$ 10 milhões do Governo Federal seriam suficientes para atender apenas quatro mil pacientes, mas com os recursos próprios do OGE o governo estadual conseguiu avançar para diminuir a fila. “Esse é um dos maiores gargalos na saúde pública e foi um tema que abordamos quase que diariamente. Agora o governo avançou e precisamos avançar ainda mais”, finalizou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário