Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Lideranças parlamentares da ALRN avaliam carnaval 2023 e apresentam pleitos para o estado


O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) abriu o horário destinado às lideranças da Assembleia Legislativa do RN desta quinta-feira (23) após o carnaval parabenizando a atuação da Secretaria Estadual de Segurança Pública durante o período de festa. 

Citando nominalmente o titular da pasta, Coronel Francisco Araújo, o deputado destacou a “grandeza e responsabilidade para com os foliões potiguares” em todas as cidades. Neilton Diógenes ainda destacou a permanência da Petrobras no estado e o poder transformador da economia que isso significa.

“O RN é um estado que é grande produtor de energia eólica, energia solar e que vai continuar sendo buscado pelos recursos naturais que possui, como o petróleo explorado. Que a Petrobras permaneça trazendo mais tecnologia e empregos”, disse. O parlamentar encerrou sua fala reivindicando atenção para as estruturas físicas das escolas públicas. “A educação precisa ser muito valorizada através do lado financeiro”, finalizou.

Segundo a se pronunciar, o deputado Luiz Eduardo (SDD) destacou o aumento de 5% na arrecadação de ICMS no Rio Grande do Norte. O índice é relativo ao mês de janeiro de 2023 em comparação com janeiro de 2022. “Isso possibilitou uma arrecadação maior de R$ 33 milhões e o nosso estado totalizou quase R$ 12,5 bilhões, ou seja, 10,69% superior ao mesmo período do ano passado”, pontuou.

O carnaval também foi tema da fala de Luiz Eduardo, que questionou o critério adotado pelo Governo do Estado para fazer o pagamento das diárias operacionais dos policiais que atuaram no período. “Só foram pagas as diárias para os policiais que foram para o interior. A Polícia Metropolitana e o Policiamento da Capital não receberam diárias operacionais. É importante essa resposta do Governo”, disse.

Luiz Eduardo ainda externou preocupação com a estrutura física do Hospital Tarcísio Maia, que apresentou, segundo apuração, diversas goteiras, e com a classificação da cidade de Mossoró como a mais violenta do Brasil, de acordo com o levantamento anual realizado pelo Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal para avaliar a criminalidade nas cidades, em especial, da América Latina. “É importante que haja um planejamento da Secretaria de Segurança Pública para que a gente possa baixar esses índices”, afirmou.

Finalizando o horário das lideranças, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) avaliou o carnaval do Estado, mas destacou a discussão em torno do reajuste do piso salarial dos professores. “O piso dos professores é uma ferramenta de reconhecimento dessa categoria como uma das mais essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O diálogo será o grande vencedor e a categoria pode ter certeza de que teremos uma saída adequada quanto às condições do Governo do Estado e o direito adquirido pela categoria “, afirmou.

 

Nenhum comentário: