Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Registros errados no CadÚnico podem ser excluídos voluntariamente

Cidadãos que tiverem feito inclusão de seus dados no Cadastro Único de forma incorreta já podem solicitar a exclusão do perfil, pelo aplicativo de celular ou pelo computador.

A nova funcionalidade está ativa e estará disponível nos dias úteis, das 7h da manhã até as 9 da noite, e foi autorizada por meio de portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome publicada nessa quarta-feira (15) no Diário Oficial.

Os usuários podem pedir a exclusão, usando a conta na plataforma gov.br, a partir de login com CPF e senha. A opção estará no botão vermelho "Cancele o seu cadastro" .

O objetivo da medida é estimular a saída voluntária do Cadastro Único de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil, antigo programa de transferência de renda do Governo Federal, e vale apenas para cadastros unipessoais. Ou seja, a opção é para aquelas pessoas que afirmaram morar sozinhas, mas, na verdade, moram com a família.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e fazer o cadastramento correto.

Não fazem parte dessa ação cadastros unipessoais dos beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, e de pessoas em situação de rua.

 

Nenhum comentário: