Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

RN registra quase 600 casos prováveis de dengue e investiga dois óbitos em 2023

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle das Arboviroses, divulgou nessa segunda-feira (13), o primeiro informe epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, deste ano. O informe refere-se ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 5, encerrada em 04 de fevereiro de 2023. 

Segundo o informe, foram notificados 657 casos de dengue no estado. Desses, 78 casos foram confirmados, 597 casos considerados prováveis, 60 descartados, nenhum óbito confirmado e 2 em processo de investigação. A incidência apresentada foi de 16,77 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Com relação à Chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 5, 274 casos da doença, sendo confirmados 18 casos, 256 casos considerados prováveis, 13 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 7,20 casos prováveis por 100.000 habitantes. 

Já no que diz respeito à Zika, até a Semana Epidemiológica 5, foram notificados 62 casos da doença, sendo confirmado apenas 1 caso, 59 casos considerados prováveis, 3 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 1,66 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Prevenção

A Sesap reforça a importância de se reforçar os cuidados de prevenção, já que o RN se encontra no período de sazonalidade das arboviroses, compreendido entre os meses de novembro e maio, caracterizado por altas temperaturas e chuvas, o que tende a favorecer a reprodução do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. 

Entre esses cuidados destacam-se:

• Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

• Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;

• Não coloquem lixo em terrenos baldios;

• Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;

• Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;

• Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;

• Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;

• Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.

 

Nenhum comentário: