O Departamento de História (DHC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) realiza um evento com o intuito de dialogar sobre os aspectos relacionados ao ensino da História.
A ação, que tem como título 2° Ensino de História em debate, acontece nos dias 30 e 31 de agosto, em formato híbrido. As inscrições são realizadas pelo Sigaa e pelo Sigeventos.
O encontro poderá ser prestigiado tanto no Anfiteatro do Ceres como de forma virtual, pela transmissão no canal do YouTube do DHC. De acordo com a coordenadora da atividade, a professora do Ceres Simone Costa, o formato híbrido possibilita ampliar o debate acerca dos principais desafios e possibilidades que envolvem o ensino de História, bem como promove o encontro entre discentes, docentes e pesquisadores da área ou daqueles que se interessem pela temática.
Para a docente, os problemas do tempo atual demandam, sobretudo, repensar práticas, temas, tecnologias, materiais e recursos que permeiam o ensino da disciplina, o que torna importante e necessário o debate sobre a produção do conhecimento no campo educacional e historiográfico. “Esperamos que o evento possibilite o intercâmbio entre os interessados pelo tema e ampliação da área de ensino de História”, ressalta Simone Costa.
No primeiro dia do evento, a partir das 8h30, haverá uma palestra de abertura com o professor Fernando de Araújo Penna, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Já às 14h30, serão realizadas apresentações de trabalhos submetidos pelos estudantes. Para finalizar o primeiro momento da ação, acontece, às 19h, a mesa temática Ensino de História e Educação para as Relações Étnico-Raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08), conduzida pelos docentes Waldeci Ferreira Chagas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e Cláudia Lago, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
No dia 31 de agosto, o evento começa às 8h com a oficina intitulada Operação historiográfica em sala de aula: novos caminhos para o ensino de História escolar. O ministrante será o professor Marcos Antônio da Silva, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN). A partir das 14h30, haverá a continuidade da apresentação de trabalho. Já às 19h, acontece uma mesa-redonda de encerramento com as professoras Janaína Valéria Pinto Camilo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e Edkalb Mariz de Medeiros Garcia, da SEEC/RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário