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quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Documento reflete a educação integral na região do Seridó


Discutir e promover estratégias para a política de educação integral no Seridó. É com esse objetivo central que está sendo desenvolvido o Plano Seridoense de Educação Integral. A iniciativa é organizada por professores do Departamento de Educação (Deduc), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em parceria com o Comitê Territorial de Educação Integral do polo Caicó. 

Entende-se por educação integral a contribuição do desenvolvimento integral do estudante em todos os aspectos, isto é, o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural. Por isso, para contribuir com essa evolução, deve haver uma responsabilidade compartilhada entre gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais. 

Uma das organizadoras do Plano, a professora do Ceres Maria Aparecida de Melo ressalta que o documento é produzido por muitos protagonistas que estão na escola fazendo a educação integral acontecer. “Trata-se de um plano de ação para pensarmos a respeito da educação integral no território Seridoense, por meio da participação da comissão organizadora, que é formada por educadores e gestores da educação integral”, pontua a docente. 

Maria Aparecida de Melo afirma ainda que são reflexões orientadoras de como pode-se vivenciar a educação integral em sua totalidade, não dando ênfase ao tempo de aula, mas, sim, a uma educação pública e de qualidade que fomente a formação humana. O Plano é organizado, também, pelo assessor pedagógico da 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Direc), Geovar Miguel dos Santos, e pelos monitores Jonathan Cleilson, Katiane Pereira, Aparecida Oliveira e Dayane Lopes.

Para a docente, o Ceres apresenta um papel positivo no desenvolvimento do plano. “É fundamental, visto que viabiliza a intersetorialidade, principalmente por meio da realização de atividades de extensão. O Ceres vem, ao longo de uma década, contribuindo para a formação de professores na perspectiva da educação integral; então, a unidade acadêmica se constitui como instituição fomentadora do Plano Seridoense de Educação Integral”, acrescenta.

O documento busca respeitar as diferenças e as diversidades que a região seridoense oferece no campo da cultura, esporte, saúde, lazer, turismo, música, culinária, práticas sociais dos povos do campo, quilombola e indígenas, além dos povos da cidade. Para a professora Maria Aparecida de Melo, o plano ressignifica as práticas educativas, sendo inclusivo e significativo para toda a sociedade do Seridó.

Intensivão do Plano Seridoense de Educação Integral

O Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte do polo Caicó está completando dez anos de atuação. Para celebrar a data, estão sendo realizadas ações que buscam fortalecer a política nacional de educação integral no estado. Uma das atividades é o curso de extensão sobre o intensivão do Plano Seridoense de Educação Integral. O evento está sendo realizado, entres os dias 4 e 8 de dezembro, com o objetivo de dar continuidade às ações de planejamento e escrita do documento.

Entende-se por educação integral a contribuição do desenvolvimento integral do estudante em todos os aspectos, isto é, o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural. Por isso, para contribuir com essa evolução, deve haver uma responsabilidade compartilhada entre gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.

Uma das organizadoras do Plano, a professora do Ceres Maria Aparecida de Melo ressalta que o documento é produzido por muitos protagonistas que estão na escola fazendo a educação integral acontecer. “Trata-se de um plano de ação para pensarmos a respeito da educação integral no território Seridoense, por meio da participação da comissão organizadora, que é formada por educadores e gestores da educação integral”, pontua a docente.

Maria Aparecida de Melo afirma ainda que são reflexões orientadoras de como pode-se vivenciar a educação integral em sua totalidade, não dando ênfase ao tempo de aula, mas, sim, a uma educação pública e de qualidade que fomente a formação humana. O Plano é organizado, também, pelo assessor pedagógico da 10ª Diretoria Regional de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Direc), Geovar Miguel dos Santos, e pelos monitores Jonathan Cleilson, Katiane Pereira, Aparecida Oliveira e Dayane Lopes.

Para a docente, o Ceres apresenta um papel positivo no desenvolvimento do plano. “É fundamental, visto que viabiliza a intersetorialidade, principalmente por meio da realização de atividades de extensão. O Ceres vem, ao longo de uma década, contribuindo para a formação de professores na perspectiva da educação integral; então, a unidade acadêmica se constitui como instituição fomentadora do Plano Seridoense de Educação Integral”, acrescenta.

O documento busca respeitar as diferenças e as diversidades que a região seridoense oferece no campo da cultura, esporte, saúde, lazer, turismo, música, culinária, práticas sociais dos povos do campo, quilombola e indígenas, além dos povos da cidade. Para a professora Maria Aparecida de Melo, o plano ressignifica as práticas educativas, sendo inclusivo e significativo para toda a sociedade do Seridó.

Intensivão do Plano Seridoense de Educação Integral

O Comitê Territorial de Educação Integral do Rio Grande do Norte do polo Caicó está completando dez anos de atuação. Para celebrar a data, estão sendo realizadas ações que buscam fortalecer a política nacional de educação integral no estado. Uma das atividades é o curso de extensão sobre o intensivão do Plano Seridoense de Educação Integral. O evento está sendo realizado, entres os dias 4 e 8 de dezembro, com o objetivo de dar continuidade às ações de planejamento e escrita do documento.

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