Mais de 13 mil famílias de baixa renda no Rio Grande do Norte podem receber gratuitamente kits de parabólica digital por meio do programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações. A ação oferece acesso à TV aberta com qualidade de som e imagem, sem exigir a antiga antena parabólica.
O benefício é destinado a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e faz parte da nova fase do programa, implementada devido ao desligamento do sinal analógico de TV, que abre espaço para a tecnologia 5G. A iniciativa é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), formada por operadoras de celular e financiada com recursos do leilão do 5G.
No Rio Grande do Norte, nove municípios serão atendidos: Caiçara do Norte, Florânia, Jandaíra, Messias Targino, Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso e São Vicente. A primeira instalação ocorreu nesta sexta-feira 15 em São Miguel do Gostoso e seguiu para Florânia no sábado 16.
O kit entregue às famílias inclui antena, receptor, cabo e controle remoto, sem nenhum custo. O objetivo é garantir que famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal, recebam gratuitamente o kit da nova parabólica digital.
O diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações, Tawfic Awwad Junior, disse que a iniciativa disponibiliza mais de 100 canais gratuitos, ampliando acesso à informação, educação e cultura. “É uma política pública de inclusão, que leva cidadania para famílias beneficiárias de programas sociais”, afirmou.
Para solicitar a instalação, os interessados devem procurar os canais de atendimento da EAF, pelo telefone e WhatsApp 0800 729 2404 ou pelo site www.brasilantenado.org.br.
O programa será executado em três fases até abril de 2026, atendendo 323 municípios de 16 estados. A primeira fase, em andamento, vai até 12 de outubro e abrange 77 cidades, incluindo os nove municípios do RN. A segunda etapa ocorrerá de 13 de outubro a 11 de janeiro de 2026, contemplando 138 cidades, e a terceira de 12 de janeiro a 12 de abril de 2026, alcançando mais 108 municípios de outros estados.
0 Comentários