POSTAGEM ROTATIVA

6/recent/ticker-posts

PAULO JÚNIOR BANNER


 

Agentes de Endemias iniciam novo Levantamento de Índices do Aedes aegypti em Caicó


A partir desta segunda-feira (08), os agentes de endemias da cidade de Caicó iniciarão mais um LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti).

O LIRAa/LIA é uma ferramenta que auxilia nas análises entomológicas e fornece informações importantes sobre os índices predial (percentual de imóveis com focos), de Breteau (número de criadouros positivos a cada 100 imóveis visitados) e sobre os tipos de recipientes predominantes como criadouros do mosquito. Esses dados são essenciais para otimizar e direcionar as ações de controle do vetor.

A pesquisa será realizada entre os dias 08 e 11 de setembro, com visitas aos quarteirões sorteados em todos os bairros de Caicó.

“É de suma importância a colaboração da população neste momento, para a realização do LIRAa em nosso município. Trata-se de um método de amostragem que tem como objetivo a obtenção de indicadores entomológicos de forma rápida e oportuna. Com ele, conseguimos observar os índices de infestação predial, a densidade nos criadouros inspecionados e identificar quais são os criadouros predominantes. Assim, conseguimos direcionar de forma mais eficaz as ações que serão desenvolvidas nos próximos meses”, destacou Luciélio Henrique, coordenador de endemias.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Postar um comentário

0 Comentários