A música e a cultura do Rio Grande do Norte serão representadas na Europa durante a realização do 1º Festival Internacional do Forró de Raiz, que começa nesta quinta-feira (11) e segue até o domingo (14), com a participação de artistas brasileiros, inclusive dos potiguares Cláudio Araújo, Deusa do Forró e Jarbas do Acordeon, que se apresentarão na milenar cidade de Lille, no norte da França.
Para prestigiar o evento e reforçar o compromisso do Governo do Rio Grande do Norte com a promoção da nossa cultura popular, a governadora Fátima Bezerra embarca para a França nesta terça-feira (9), acompanhada da secretária estadual da Cultura, Mary Land Brito.
Antes de mostrar a arte potiguar aos franceses, o trio de artistas do RN se apresentou recentemente, em 31 de julho, durante o Pôr do Sol na Rampa, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela Fundação José Augusto (FJA), no Complexo Cultural Rampa, mostrando um pouco do que levarão à França.
O Festival Internacional do Forró de Raiz é fruto de uma parceria do Consórcio Nordeste com realização da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, da Associação Cultural Balaio Nordeste, e da Associação Lille3000. A Petrobras é patrocinadora do festival através da Lei – de incentivo fiscal do Rio Grande do Norte – Câmara Cascudo.
O evento faz parte da programação da Temporada Brasil-França 2025, e se torna um marco no processo de articulação em torno da candidatura do Forró como Patrimônio Imaterial da Humanidade, por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na ocasião, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará a entrega do dossiê de candidatura.
Integrada também à programação do Festival, será realizada a segunda edição do Fórum Internacional do Forró de Raiz, que contará com a participação de pesquisadores, artistas e representantes de entidades e instituições culturais. Outra característica simbólica desta edição do festival é que ela acontece no ano em que se completam dois séculos de relações bilaterais entre Brasil e França.
Potiguares no evento
A representação do RN contribuirá com apresentações musicais e palestras durante os quatro dias do Festival. Cláudio Araújo, Deusa do Forró e Jarbas do Acordeon participaram, no último dia 31 de julho, do Pôr do Sol na Rampa, dando uma amostra do conteúdo musical que será apresentado na França.
Além das apresentações musicais dos três artistas potiguares no domingo (14), o RN participará da condução de uma palestra com Cláudio Araújo, que além de músico, é pesquisador e professor. A palestra com o tema “Ensino Coletivo e o Universo do Forró: A Prática das Orquestras Sanfônicas no Rio Grande do Norte”, também acontece no domingo (14).
0 Comentários