O programa Gás do Povo vai garantir gás de cozinha gratuito a 15,5 milhões de famílias de baixa renda, beneficiando cerca de 60 milhões de pessoas. “Mais de 10% do valor salário mínimo será economizado agora por mais de 15 milhões de pessoas. Pessoas em estado de vulnerabilidade, preservando a saúde pública de crianças e mulheres que ainda nos rincões do Brasil cozinham na lenha, inalando fumaça, causando problemas de saúde a essas crianças”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao programa A Voz do Brasil desta quarta-feira (3/9).
Nós vamos deixar o Auxílio Gás, que hoje contempla apenas 5,4 milhões de famílias, para distribuir de forma desburocratizada, de forma simplificada, nos 58 mil postos de revenda pelo Brasil afora. E nós teremos, a partir de novembro, 15,5 milhões de famílias, mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras atendidos com gás de cozinha, Gás do Povo na sua residência”, afirmou o ministro.
O programa será lançado nesta quinta-feira (4/9), em cerimônia com a presença do presidente Lula, em Belo Horizonte (MG). O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda igual ou inferior a meio salário mínimo.
O Gás do Povo vai levar mais dignidade às famílias de baixa renda ao ampliar o acesso ao cozimento limpo, combatendo a pobreza energética e protegendo a saúde pública, especialmente das populações que ainda dependem da lenha e do carvão para preparar seus alimentos.
Alexandre Silveira lembrou dos esforços do Governo Federal em democratizar e garantir segurança energética ao povo brasileiro. “Agora nós temos o Luz para Todos, que é o maior programa de inclusão social do mundo, que levou 17 milhões de famílias, tirou da escuridão e incluiu na dignidade”, pontuou.
Com o programa Luz do Povo, nós isentamos também 17 milhões de famílias, 60 milhões de pessoas que consomem até 80 quilowatts, que têm direito a uma geladeira, um fogão, um ferro de passar roupa, um ventilador, seis bicos de lâmpada, não pagam mais a conta de energia desde o dia 5 de julho, um grande programa social”, destacou o ministro.
“Aqueles que consomem até 120 quilowatts têm desconto de até 15%, e agora o Gás do Povo, 15,5 milhões de famílias terão gás na sua cozinha e mais dignidade, mais dinheiro no bolso de brasileiros e brasileiras mais vulneráveis”, completou.
0 Comentários