Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Morre Pinheiro, ex-técnico e ex-zagueiro do Flu e da seleção brasileira

  • Abel Braga cumprimenta Pinheiro (sentado) quando ele visitou o Flu no dia 29 de junho deste anoAbel Braga cumprimenta Pinheiro (sentado) quando ele visitou o Flu no dia 29 de junho deste ano
A torcida do Fluminense acaba de perder um dos maiores ídolos da sua história. Morreu na noite desta terça-feira, aos 79 anos, devido a um câncer de próstata, o ex-zagueiro Pinheiro.
João Carlos Batista Pinheiro, nasceu em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio, no dia 13 de janeiro de 1932 e começou a carreira no Americano, clube de sua cidade.

Foi um dos principais jogadores e líderes do Tricolor nos anos 1950. Campeão carioca em 1951 e 1959; do Torneio Rio-São Paulo em 1957 e 1960, e da Copa Rio em 1952. Zagueiro que aliava técnica e muito vigor físico, tinha 1,87 m e foi titular da seleção brasileira na Copa de 1954. É o segundo jogador que mais vestiu a camisa do tricolor carioca, atrás apenas do goleiro Castilho. Foram 605 jogos em 12 anos de clube.

Depois que parou de jogar, Pinheiro foi técnico de vários clubes, como América, Botafogo e Cruzeiro, onde foi campeão da Copa do Brasil, em 1993. Conquistou, também, o vice-campeonato brasileiro, em 1985, dirigindo o Bangu. No Fluminense, cuidou das categorias de base e revelou muitos bons jogadores, como o ex-zagueiro e atual técnico do clube, Abel Braga.

Pinheiro estava internado no Hospital Panamericano, na Tijuca, Zona Norte do Rio, desde o dia 4 de julho. A família ainda não divulgou o horário do enterro, nesta quarta-feira.

Nenhum comentário: