O Brasil começa neste domingo, dia 16, em Puerto Vallarta, a defesa dos títulos conquistados no vôlei de praia no masculino e no feminino dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, com a estreia da dupla Juliana e Larissa, elas próprias medalhistas de ouro há quatro anos, jogam às 11h (14h de Brasília) contra a dupla de Trinidad e Tobago - Dyette e Phillip. Equador e Cuba completam a chave.

Nesta segunda-feira, dia 17, é a vez de Emanuel (que também foi campeão no último Pan, ao lado de Ricardo), que faz seu primeiro jogo nas areias mexicanas ao lado do parceiro Alison, com quem já conquistou antecipadamente o título do Circuito Mundial deste ano. Eles enfrentam a dupla da Costa Rica, Escobar e Monge, às 14h (17h de Brasília) e nos dias seguintes encaram Cuba e República Dominicana no grupo. Os dois primeiros de cada uma das duas chaves passam à semifinal.

A participação nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 anima as atletas. "Estamos muito felizes de jogar aqui, pois nessa competição não somos Juliana e Larissa, somos Brasil", destacou Juliana, animada por novamente fazer parte de uma delegação nacional numa competição multiesportiva. "Das duplas que conhecemos, México e Canadá devem ser os adversários mais perigosos", apontou Juliana. Ela e Larissa dizem ter uma relação especial com o México.

"Aqui alcançamos nossa primeira vitória sobre as norte-americanas Walsh e May e também foi onde garantimos nosso primeiro título do Circuito Mundial", lembrou Larissa, que ao lado da parceira venceu este ano o Campeonato Mundial, em Roma - elas também estão próximas de conquistar novo título do Circuito Mundial.

Também campeão mundial em Roma este ano, ao lado de Emanuel, Alison estreia em competições multiesportivas e se mostra empolgado. "É a minha primeira vez e ter um parceiro como o Emanuel, que já esteve em quatro edições de Jogos Olímpicos, me dá muita tranquilidade", contou Alison.

"Temos uma grande responsabilidade em defender o título do Brasil nos Jogos Pan-americanos e vamos atrás disso", completou Emanuel. Eles indicam México, Canadá, EUA, Venezuela e Chile como seus principais rivais na briga por medalhas. 

Por ESPN.com.br, espn.com.br