Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia Mundial de luta contra a AIDS é lembrado em Caicó

No dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Esse ano, a campanha dará enfoque a vulnerabilidade dos jovens com idade entre de 15 e 24 anos ao HIV/AIDS, quebrando o estigma do preconceito e estimulando a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos nós estamos vulneráveis. 

Objetivando reduzir o ciclo de transmissão do vírus HIV através do diagnóstico precoce, a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó estará realizando a campanha “Fique Sabendo” durante todo o dia 1º de dezembro, na Unidade de Saúde Silvino Dantas (Av. Cel. Martiniano) – Centro. 
 Esta campanha visa conscientizar a população sobre os riscos de contaminação, reduzir o número de diagnósticos tardios de HIV/AIDS e suas consequências, ampliar o acesso às informações e ao serviço especializado, simultaneamente às ações de prevenção e tratamento.

Para esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma Equipe de profissionais capacitados para realização dos testes rápido de HIV, que são a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório, são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sigilosa e gratuitamente; todos podem participar, mesmo sendo menor de idade. Não é necessário estar em jejum e nem ter solicitação médica. Somente é preciso apresentar um documento de identificação.
  
O teste de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito seu!

Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.


E se der positivo?
Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.

Nenhum comentário: