Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

José Agripino cobra atitude do Ministério da Educação sobre falhas no Enem

ítica novembro 02, 2011 0
Senador José Agripino

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (1), o senador José Agripino (DEM-RN) se declarou indignado com os “erros sucessivos” cometidos pelo Ministério da Educação na realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e cobrou uma atitude do ministério que leve à punição dos responsáveis pelas falhas no exame.

- O cometimento de erros, que vem prejudicando muito milhares de estudantes do Brasil, não tem merecido um posicionamento firme por parte do Ministério da Educação, com vistas à identificação das razões da culpa, à identificação dos culpados e à punição exemplar – disse o senador.

José Agripino destacou a importância do Enem, que considerou “uma coisa bem pensada, para democratizar oportunidades”, mas lamentou a sequência de “vazamentos, fraudes, incompetências burocráticas” em edições sucessivas do exame – o parlamentar destacou o vazamento de 13 questões do Enem por uma escola de Fortaleza, indagando se algo semelhante não pode ter ocorrido em outras escolas.

- O que o MEC fez? Em vez de curar a febre, quebrou o termômetro – protestou o senador.
Agripino disse que o ministério teria que investigar até chegar ao responsável, aplicando “uma punição exemplar, para que isso não se repita, como ocorreu no ano passado e no ano retrasado, em vez de ficar numa querela com a Justiça” a respeito da validade da decisão da Justiça Federal do Ceará que anulou em todo o Brasil as questões que vazaram.

- O Ministério da Educação tem que entender que está prejudicando milhares de jovens brasileiros com a sua incompetência repetida ano após ano. Se não tem competência que se demita, mas que não se prejudique a juventude do Brasil – disse.

Em aparte, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) criticou duramente as “trapalhadas” do ministro da Educação, Fernando Haddad, duvidando de sua capacidade administrativa.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: