Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mossoró poderá perder para Caicó o pólo da Zona Franca do Semi-Árido

A falta de apoio do executivo municipal e das instituições revoltou a equipe que está cuidando do projeto de implantação

O Município de Mossoró poderá perder a indicação técnica para sediar um dos oito Pólos da Zona Franca do Semi-Árido (ZFSA). Foi o que informou hoje o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, autor do Projeto e quem apresentou na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda À Constituição (PEC), através do Deputado Wilson Filho.

Leonardo lamentou que, diferente dos outros Municípios, cujos prefeitos, vereadores e a mídia em geral têm procurado a UBAM e se interessado pela indicação das suas respectivas cidades, com acompanhamento do Projeto e incentivo a realização de seminários para debate e discussão com a população, a autoridades municipais de Mossoró não têm dado a mínima para o Projeto e nem apóiam sequer um evento.

“É impressionante a falta de interesse do Município de Mossoró. Pra se ter uma idéia do descaso, proferimos uma palestra na Câmara dos Vereadores no ano passado, porém nem a prefeita compareceu. Daí recebemos o apoio integral dos vereadores, liderados pelo presidente da câmara e pelo vereador Lairinho Rosado. Agora, até o diretor da UNP, Faculdade Potiguar, ligada a um grupo estrangeiro Laurent, negou o auditório para um encontro que será realizado no próximo dia 29 de novembro (terça-feira)”. Lamentou o presidente da UBAM.

Leonardo disse que o Município de Caicó possui todas as chances de ser inserido no Projeto no lugar de Mossoró, quando o mesmo deverá receber investimentos de mais de um bilhão de reais, além da geração de 50 mil novos empregos com as atividades afins da Zona Franca.

O lançamento do Encontro de Municípios do Semi-Árido – Plano de Viabilidades acontecerá no Auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), quando serão proferidas algumas palestras que terão como temas principais a Zona Franca do Semi-Árido e o Plano de Viabilidade Econômica e Social dos Municípios. O evento será iniciado Às 19h00min e terá a presença de representantes dos Municípios e estudantes universitários.

Leonardo lamentou muito a falta de incentivo e interesse do Município de Mossoró e disse que se fosse o prefeito de Mossoró abriria todas as portas para que essa proposta pudesse ser concretizada, pois, segundo ele, uma zona franca para Mossoró significaria sua independência econômica e social. Algo que agora poderá ficar mais difícil.

Jornalista Gilcivane Carvalho
Ascom - UBAM

Nenhum comentário: