Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vereador Leleu Fontes avalia atual quadro político em Caicó e não descarta pré-candidatura a Prefeito

O Presidente da Câmara Municipal de Caicó, Vereador Leleu Fontes concedeu entrevista ao Jornal Notícias da Semana, apresentado por Paulo Júnior e Lizza Maia, no último sábado, na Rádio Caicó AM.  

Entre os vários assuntos abordados, o Vereador Leleu fez uma análise do atual quadro político em Caicó, no tocante a sucessão 2012. 

Leleu disse que é muito simples avaliar o quadro político em Caicó. 

“Vivaldo Costa que hoje é referência para falar em nome do Governo Rosalba na região do Seridó, tem um pré-candidato, que é o Vereador Nildson Dantas. Eu acho difícil, o deputado Vivaldo viabilizar a pré-candidatura de Nildson, pois Vivaldo, dentro da base do Governo Rosalba, vai ter quer conviver com os históricos peemedebistas (os bacuraus). Boa parte dos bacuraus votaram em Rosalba e aqueles que não votaram em Rosalba em 2010, retornaram as suas origens, como Álvaro Dias, que atualmente está no PMDB e o partido está dentro da base do Governo”, comentou Leleu. 

Ele confirma que Vivaldo está numa situação complicada, pois ele vai ter quer conviver com este grupo e com este grupo, Vivaldo historicamente está rasgando a sua bandeira vermelha.

Segundo Leleu, neste palanque, a bandeira verde vai tremular com muita força, acrescentando que Garibaldi, Henrique e Álvaro Dias estão na base do Governo Rosalba.

Leleu ressaltou que Vivaldo e Nildson não conseguiram unir o DEM em torno da pré-candidatura do Vereador Nildson Dantas. “Eu tenho conhecimento que Verônica Alcântara, Sílvio Santos e Malvina Santos estão incomodados e não vão aceitar a pré-candidatura  de Nildson”, enfatizou Leleu. 


Ele também chamou atenção para as pesquisas que o deputado Vivaldo Costa vem divulgando em seu programa diário no rádio caicoense, para alavancar a pré-candidatura de Nildson Dantas. 

Segundo Leleu, os números são fabricados e manipulados e não correspondem a real situação e isso vem incomodando algumas lideranças do DEM. 


Sobre o PSB, Leleu Fontes disse que é liderado da ex-governadora Wilma de Faria e do Prefeito Bibi Costa e não vai abrir mão das suas prerrogativas. “O PSB tem uma posição clara na cidade de Caicó e não vai de maneira nenhuma tomar uma decisão que venha contrariar os nossos líderes maiores (Wilma e Bibi Costa). Eles têm uma posição clara é pré-definida com relação à Caicó e tentaremos construir um grande arco de alianças de partidos e lideranças políticas que se contrapõem atualmente a governadora Rosalba Ciarlini”, afirmou Leleu, acrescentando que diante das dificuldades que Vivaldo Costa está enfrentando de viabilizar o projeto da pré-candidatura de Nildson Dantas, o sistema de Wilma e Bibi aceita o apoio de Vivaldo ao candidato que for indicado pelo PSB. 


Leleu disse ainda que pretende atrair para o arco de aliança proposto pelo PSB, os partidos PC do B, PDT, PT, PHS, PTC e outros partidos. 

“Não teremos dificuldade nenhuma de votarmos em qualquer candidato que esteja com este pensamento. Agora, nós esperamos que estes partidos, se o PSB conseguir viabilizar uma pré-candidatura, como nós vamos apresentar nomes com capacidade, com competência, história e compromisso de representar bem o Prefeito Bibi Costa, a ex-governadora Wilma de Faria e as diretrizes do nosso partido, nós esperamos que esses partidos e esses líderes  possam nos apoiar.  O nome de Gilberto, nós vemos como simpatia pelo PT; nós estamos também analisando o nome de Rangel; já fui informado que o Dr. Paulo Ranieri é um pré-candidato dentro do PPS e tem vários nomes. Nós não vamos participar das eleições de 2012 nos rendendo assim aos caprichos, a vontade e ao desejo pessoal do deputado Vivaldo Costa. Nós desejamos que Vivaldo construa o espaço político dele dentro da base da governadora Rosalba, administrando os bacuraus, pois hoje quem vai segurar a bandeira vermelha de Caicó é o Prefeito Bibi Costa. Não tenham dúvidas do que eu estou falando: o Prefeito Bibi Costa é uma liderança emergente na cidade de Caicó. Ele constituiu a sua verdadeira liderança e não vai atender de forma nenhuma, uma solicitação que venha a contrariar hoje a sua posição política feita pelo deputado Vivaldo Costa. Como família, eles vão continuar irmãos, amigos, respeitando um ao outro, mas politicamente, a gente vai ter que entender que o processo de 2012 ou Vivaldo apóia um candidato identificado com esta nossa posição ou ele vai ter que entender que nós não podemos de maneira nenhuma, partimos para um entendimento com ele. Fica mais fácil nós estarmos aqui, segurando a bandeira do prefeito Bibi Costa e da guereira Wilma de Faria; temos uma bancada representativa na Câmara Municipal, Bibi tem um secretariado de pessoas compactas ao seu projeto político, as lideranças que acompanham Bibi Costa estão espontaneamente declinando deste apoio ao projeto do Prefeito Bibi Costa e esperamos que o próprio Vivaldo nos respeite, evitando pronunciar no seu programa radiofônico ou em entrevistas que o PSB vai participar do projeto político dele, com a pré-candidatura do Vereador Nildson Dantas. Não tenho nada contra Nildson, ele é meu amigo, mas politicamente a gente tem que saber separar as coisas. Nós temos uma posição muito clara, hoje o PSB de Caicó não participará do palanque da Governadora Rosalba Ciarlini. A pré-candidatura de Nildson está estacionada. Carlos Augusto Rosado tem uma pesquisa de controle interno e que eu tive acesso, onde o Vereador Nildson Dantas tem 3% do eleitorado de Caicó”, salientou o Vereador Leleu Fontes.  


E acrescentou:  “ganhará a eleição de 2012 em Caicó, quem estiver ao lado do Prefeito Bibi Costa, da ex-Governadora Wilma de Faria, ao lado da deputada federal Fátima Bezerra, que esperamos para este grupo”. 


Ao ser indagado pela apresentadora Lizza Maia se o mesmo aceita ser o pré-candidato do PSB para disputar a eleição para Prefeito de Caicó, o Vereador Leleu Fontes afirmou que na qualidade de Vereador filiado ao PSB, ele pode ser submetido a uma avaliação das lideranças maiores, no caso Wilma de Faria e Bibi Costa. Entendendo que o Vereador Leleu deva participar de uma chapa majoritária, eu não posso de maneira nenhuma recusar esse pedido, essa solicitação, esse encaminhamento. Mas o meu verdadeiro projeto para 2012, eu diria de fé e verdade que nós temos conversado com nossas lideranças, com a minha família e a gente tem focado a nossa decisão de partimos para a reeleição de Vereador. Agora, se o meu partido, o PSB achar conveniente que eu deva participar de uma chapa majoritária, eu quero dizer eu estou preparado para governar a minha cidade. Ao contrário de algumas pré-candidaturas que estão postas, que a gente sabe que tão somente são motivadas por um desejo pessoal ou de um determinado sistema político que pelo fato daquele pré-candidato está bem nas pesquisas e achar que é o caminho mais fácil conquistar uma prefeitura, votar ou fazer a escolha daquele que está hoje avaliado nas pesquisas como o melhor, como aquele que vai ganhar as eleições, eu posso até dizer: o PMDB na cidade de Caicó é refém de Roberto Germano. O PMDB rasgou a sua história, pois a exemplo de Natal, quando o PMDB deixou de ter uma candidatura própria de um candidato legítimo com identificação dentro do PMDB, nunca mais se teve um candidato do PMDB em Natal que se identificasse com as cores e com o partido. Aqui em Caicó, o PMDB cometeu o mesmo erro. Desde 1996, quando o PMDB teve Manoel Tôrres como candidato a Prefeito de Caicó e que perdeu a eleição para Vivaldo Costa, que de lá para cá, o PMDB não conseguiu mais mostrar a sociedade um candidato competitivo, com uma identificação do partido, mesmo tendo dentro dos seus quadros pessoas que representassem muito bem o partido. O PMDB obrigou Roberto Germano a se filiar ao PMDB. Ou Roberto se filia ao PMDB ou Roberto não vai para a FUNASA. Roberto se sentiu na obrigação de se filiar, pois se não se filiasse, não seria pré-candidato a prefeito de Caicó. Nelter detonou uma situação dentro do PMDB e que mostra claramente que o PMDB vai enfrentar dificuldade na escolha do nome do seu candidato oficial, pois Roberto está na FUNASA, o partido está dividido, Álvaro Dias constantemente está atendendo nos bairros de Caicó, vislumbrando a possibilidade de caso aconteça impedimento na candidatura de Roberto Germano, ele seja o candidato. Do lado de Vivaldo Costa, o Vereador Nildson Dantas não consegue unir e aglutinar forças em torno do seu nome, dependendo única e exclusivamente da vontade pessoal de Vivaldo. Então, eu vejo as pré-candidaturas de Nildson e Roberto Germano fragilizadas”, disse Leleu. 


Ele acrescenta que se o seu nome for incluído como pré-candidato a Prefeito de Caicó, ele será mais avaliado do que Nildson e Roberto. 

“Não quero com isso me engrandecer. Eu não quero entrar neste debate agora, pois a minha resposta se resumirá dentro deste nosso projeto que é se candidatar a Vereador na cidade de Caicó. Mas não deixando de dizer, que se for convocado para esta missão, eu estou pronto. E faço um desafio a Nildson Dantas e a Roberto Germano: eles dois teriam coragem de mostrar se eles até hoje fizeram mais por Caicó do que o Vereador Leleu. Eu tenho certeza que eu tenho condições de mostrar muito mais do que eles, pois eu tenho serviço prestado na cidade de Caicó, eu sou um Vereador atuante, representativo e sou filho de um homem que me deu as condições de estudar, de vencer na vida, levando em consideração as minhas qualidades. Eu não dependo como Roberto Germano depende do PMDB, para ser candidato a prefeito na cidade de Caicó e não dependo como Nildson Dantas depende de Vivaldo Costa, para ser prefeito em Caicó; eu dependo da avaliação do meu partido e eu tenho certeza, do povo da minha terra. Se for para uma disputa envolvendo os nomes de Nildson e Roberto Germano, eu garanto a sociedade da minha terra que estou muito mais preparado do que eles dois e estou com mais condições de oferecer a Caicó um trabalho mais digno do que eles, pois eu tenho uma formação política que se identifica com o anseio do povo da minha terra”, conclui Leleu.  

Nenhum comentário: