Páginas

sábado, 13 de julho de 2013

Projeto ameniza critérios para renegociação das dívidas de Estados e Municípios

A Câmara dos Deputados deverá aprovar, na próxima semana, um projeto que estabelece critérios mais favoráveis para a renegociação das dívidas dos Estados e Municípios. Essa informação foi transmitida pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, durante reunião que manteve no início da tarde de hoje com um grupo de prefeitos de municípios do Rio Grande do Norte.

Os prefeitos voltaram a pedir compreensão para a situação de crise vivida em seus municípios, em decorrência do prolongando período de seca que enfrentam. Nesse sentido, apelaram ao presidente para que procure sensibilizar o Governo Federal para a necessidade de antecipar para este ano a segunda parcela (prometida para abril de 2014) da ajuda de 3 bilhões de reais anunciada quarta-feira, dia 10, pela presidenta Dilma Roussef.

Do mesmo modo, pediram também que o Governo Federal poupasse os municípios, especialmente os que se encontram em situação de emergência, de qualquer ônus no caso de novas concessões tributárias objetivando a manutenção da produção e do emprego. Nos dois casos, Henrique Eduardo anunciou o seu endosso aos dois pleitos. Especificamente quanto às desonerações do IPI efetivadas pelo Governo da União com o objetivo de evitar o fechamento de vagas de emprego na indústria, prejudicando a base de cálculo do FPE e do FPM, revelou que já tramita na Câmara uma proposição que normaliza a concessão de benefícios fiscais. Pela proposta, as desonerações só poderão ser efetivadas sobre tributos arrecadados pelo ente que os concede.

O presidente da Câmara prometeu, ainda, realizar estudos visando solucionar um outro problema enfrentado pelos municípios: O de comprometerem o cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal, por serem responsáveis, no entendimento da maioria dos tribunais de contas, pelos encargos de pessoal na execução de convênios e programas realizados pelo Governo Federal.

Por conta desses encargos, citou o prefeito de São João do Sabugi, Anibal Pereira, o exemplo do PSF: “É um programa federal, com todas as despesas pagas pela União; no entanto, os Tribunais de Contas consideram tais encargos de pessoal como sendo das Prefeituras”.

De acordo com os prefeitos, alguns tribunais de contas, como o do Rio Grande do Sul, já se deram conta desse equívoco. Reivindicam, pois, que haja uma legislação federal tratando da questão. “A Câmara vai se debruçar sobre o problema em busca de uma solução” – disse Henrique.

PRESENÇAS – Participaram da audiência com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, os prefeitos de Serrinha, Fabiano Teixeira; de Campo Grande, Francisco Melo, com o vice, Grinaldo Gondim; de Carnaúba dos Dantas, Sérgio Medeiros de Oliveira; de Coronel João Pessoa, Pachica; de Cruzeta, Erivanaldo Dantas; de Itaú, Ciro Bezerra; de Jundiá, José Roberto; de Monte das Gameleiras, Rodolfo Pontes; de Pedra Grande, Marco Luiz Pereira; de Santana do Seridó, Adriano Gomes de Oliveira; de Santana do Matos, Lardjane Santana; de São João do Sabugi, Aníbal pereira; de São José do Seridó, Jackson Dantas; de São Tomé, Gutemberg Pereira da Rocha; de serra Caiada, Maria do Socorro dos Anjos Salles; de Taipu, Ariosudo Bandeira Jáunior; de Venha Ver, Expedito Salviano, de Jundiaí, José Roberto de Souza e de Acari, Isaías Medeiros Cabral.


Policiais farão “Cortejo fúnebre” até a Governadoria nesta sexta

Categoria quer chamar atenção da sociedade e governo para “falecimento” da instituição

Os policiais civis do Rio Grande do Norte farão um “cortejo fúnebre” até a Governadoria na manhã desta sexta-feira (12), partindo da sede do SINPOL, situada à Avenida Rio Branco, Cidade Alta. A mobilização, que contará com um caixão simbólico da “Polícia Civil”, demonstrando o falecimento da instituição, foi uma das deliberações da categoria, que se reuniu nesta quinta-feira (11), dia nacional de lutas, e definiu ações para chamar atenção da sociedade e governo para sua pauta.
Parados por 48 horas e, inclusive, com um indicativo de greve por tempo indeterminado para iniciar na próxima quinta-feira (18), os servidores querem ser recebidos pelos gestores governamentais, que se negam a se reunir com seus representantes – do início do ano até agora o SINPOL já enviou mais de 30 ofícios solicitando audiências, sem sucesso.

PAUTA APROVADA PELA CATEGORIA EM ASEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

· Nomeação dos concursados – Nomeação de todos os formados e curso de formação para todos os suplentes e novo concurso público para suprir as vagas em aberto para os cargos de agentes, escrivães e delegados ;
· Vale refeição – Além dos plantonistas, estender para todos os Policiais Civis (agentes, escrivães de delegados) que labutam em expediente de 8 (oito) horas diárias;
· Serviço terceirizado de limpeza – estender para todas as delegacias e setores da Polícia Civil;
· Retirada de presos - Retirar presos que restam nas delegacias do interior, inclusive os que estão na estrutura da Polícia Civil sob a custódia dos agentes penitenciários ;
· Pessoas Estranhas - Retirada de pessoas estranhas do quadro da Polícia Civil, que se encontram lotadas nas Delegacias de Polícia;
· Carga horária: Horário ininterrupto de 6 horas diárias para os policiais civis, para a desburocratização e eficiência da instituição, haja vista imprescindível caráter contínuo das atividades desenvolvidas.
· Adicional noturno - Adicional noturno para todos os policiais (agentes, escrivães e delegados) que atuam em regime de Plantão;
· Melhoria nas condições de trabalho: armamento adequado, colete algemas e munições para todos os policiais civis (agentes, escrivães e Delegados);
· Modernização da Polícia Civil - Aparelhamento e informatização das unidades policiais.
· Auxílio Saúde - Valor para subsidiar plano de saúde para os policiais civis em virtude da atividade de risco;
· Delegacia aberta 24h - Funcionamento das delegacias 24h por dia, condicionada a nomeação dos novos policiais e em quantidade suficiente para desempenho das atividades policiais;
· Autonomia da comunicação – Permanência do Ciosp da Polícia Civil em local próprio com a disponibilização de todos os instrumentos tecnológicos para o eficiente desenvolvimento das atividades. Efetivação da comunicação via rádio para todas as unidades (central fixa de rádio) e viaturas (rádios Ht’s)
· Gratificação de chefias de investigação e cartório – Alteração da gratificação de chefia investigação e cartório a ser pago através do percentual de 15% (quinze por cento) do salário do servidor que desempenha a função de chefia.
· Plano de cargos – Alteração no Plano de cargos, carreira e salários dos Policiais Civis. implementação da Carreira Única na Polícia Civil.
·
· Implantação da Carreira Única na Polícia Civil.
CAMPANHA
Na ocasião, a diretoria distribuiu ainda adesivos para carros da Campanha que o SINPOL está empreendendo junto à população (que terá ainda outdoors em locais estratégicos do estado).

INFORMAÇÕES:
Djair Oliveira (presidente)
(84) 9986 2194
Renata Pimenta (vice-presidente)
(84) 9988 1018

ASSESSORA DE IMPRENSA
Elaine Vládia
(84) 9471 7941/8716 7680

João Maia cumpre agenda em Jardim de Piranhas, Currais Novos, Apodi e Caicó neste final de semana

8718Compromissos em Caicó, Jardim de Piranhas e Apodi estão na agenda de João Maia
O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia (PR) cumpre uma intensa agenda neste final de semana no Seridó. Na noite desta sexta (12) ele prestigia o casamento dos jovens Karine Alves e Athos Dutra. Ela é filha do vereador Francisco Júnior, e ele de Orlando Dutra, amigos de longas datas do deputado.

Na tarde deste sábado (13) será a vez do deputado prestigiar, como faz todos os anos a Feirinha de Santana em Currais Novos, ao lado do prefeito Vilton Cunha e do ex-prefeito Zé Lins. Antes, em Caicó João Maia visitará o novo presidente do Caicó Esporte Clube, médico Júlio Gregório. “Muito me honra ter sido escolhido como presidente de honra desse Clube, que gosto e sempre ajudei. Agora, com Dr. Júlio na presidência essa parceria será renovada”, disse.

A agenda de João Maia segue no domingo com compromissos em Apodi, pela manhã onde participa de uma audiência pública sobre a instalação do Campus da UERN na cidade, e a tarde se reúne com a Comissão Provisória do PR em Caicó.  Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa

PREFEITO DE SÃO JOSÉ PARTICIPA DA MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASÍLIA


O Prefeito do município de São  José do Seridó, Jackson Dantas e vários Prefeitos da região Seridó estiveram em Brasília, participando da marcha dos Prefeitos.

Além de participar da Marcha, o Prefeito Bonitense também visitou  e buscou recursos nos gabinetes do Ministro Garibaldi Filho, do Presidente da Câmara Henrique Eduardo e de demais parlamentares potiguares, em Brasília. Por Assecom 

Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em São José do Seridó

A IV Conferência municipal de Assistência Social  de São José do Seridó RN foi realizada durante dois dias, no  CRAS.

A  Conferência teve início na noite de quarta-feira, com apresentação da filarmônica Gimi Brito, abertura oficial feita pela Presidente do CMAS Gracinha Medeiros e formação da mesa de autoridades, que foi composta pelo Secretário Toucher,  Primeira Dama Ilca Dantas, Gracinha, Rivana , Luciane e Da Guia.
A 4ª Conferência de Assistência Social trouxe como tema  A gestão e o financiamento  na efetivação do SUAS e como lema   SUAS - 8 anos de conquista.

A primeira Dama Ilca Dantas representou o Prefeito Municipal e destacou a sua admiração pelo secretário Toucher: "Não tenho palavras para elogiar o trabalho  realizado pelo  secretário Toucher, pela sua determinação e a conquistas de ações importantes para o nosso município, na área da assistência social. O Prefeito tem esta visão e tem dado condições para tudo isto acontecer, por isso está dando certo”, disse a Primeira-Dama.

Após a exibição de dois vídeos, sendo um falando sobre a importância dos programas de Assistência social, o outro  com o titulo  “Mãos de Vento e olhos de Vento" , o secretário Toucher falou aos presentes a importância  de se inovar,  criando novas soluções.

Para ele, a Assistência não deve aquela que apenas dar, mas que busca soluções definitivas, dando condições ao beneficiário de crescer e se desenvolver.



ASSECOM 

São José do Seridó sedia o I Encontro de Quadrilhas Juninas






A  casa de shows Shangrylar recebeu na noite desta sexta - feira ,12,  quadrilhas de várias cidades da região do Seridó.

A abertura foi feita  pelo Arraiá Estrela do Sertão de São Vicente,seguida do Arraiá Quadrixote de São José do Seridó, Explosão  Jovem  de  Bodó e Encanta Sertão de Jardim do Seridó.

Um bom público compareceu ao evento,  organizado pelo Empresário Galeguim e o produtor cultural e presidente da Quadrixote, Pirroula. 

Neste sábado, a Quadrixote se apresenta no João Pedro da Associação das Águas e  aniversário de 5 anos da Bonita FM, na Praça de Eventos de São José. 


Matéria : Carlos Felipe
Fotos: César Santos 

Moto Fest Araruna reúne grande número de participantes

A colunista do Jornal Correio do Seridó em Natal, a jovem Jardia Maia participou do Moto Fest de Araruna-PB e fez a cobertura do evento, que ocorreu entre 31 de maio de 2013 a 02 de junho do mesmo ano, na cidade de Araruna-PB, contribuindo para crescimento na rede de hotelaria e economia da cidade e que reuniu cerca de 293 moto clubes.

Araruna Moto Fest 2013 mexeu com toda a cidade que foi literalmente invadida pelos motociclistas e suas máquinas possantes. 

O evento da região do agreste paraibano completamente recheado de muita alegria e animação e o mais impressionante foi a participação das mulheres motociclistas, mostrando mais uma vez a capacidade das mulheres em se destacarem no mundo moderno em que vivemos, apresentações de banda como os Netos de Raul, Renato Marinho, entre outras.

Em conversa com  Iran Motos, idealizador e organizador do Araruna Moto Fest, o mesmo disse que o evento superou todas as expectativas de público e de número de participante. Quero aqui parabenizar a prefeitura pelo desempenho na realização do Moto Fest de Araruna, que na minha opinião foi maravilhoso, possibilitou conhecer um pouca da cultura local, como das belezas naturais da Serra", disse Jardia Maia. 

Vejam os flashes do evento: 


 Jardia, Bruno - Consultor de vendas da Shineray com sua esposa Mari - gerente das loja Lilica Ripilica, motociclistas Assis e Magali

Multidão em Araruna






Cerimonialista  Michhel
Jardia com o vice-prefeito de Araruna-PB


Banda Os Netos de Raul




Motociclistas Miguel e Gislaine do Moto Clube Amigos do asfalto da cidade de Santa Cruz, Jardia e Mari

ENSAIO FOTOGRÁFICO DE EMILY - MUSA DO PORTAL DESTA SEMANA NAS LENTES DE EDRIANA ARAÚJO


Fotos: Edriana Araújo 
Cabelo e maquiagem – Zé Nilton ( Salão Perfect hair)








                                    Edição: Carlos Felipe

                               Apoio Sorveteria e pizzaria Sabor Legal

O Portal de São José integra o Sistema Correio do Seridó de Comunicação: 

acesse: portaldesaojose.blogspot.com.br 

Musa do Portal de São José do Seridó


O portal  de São José tem o objetivo de destacar a beleza de São José do Seridó e de suas jovens, mostrando que além das lindas jovens, há também lugares lindíssimos para serem vistos na terra da Bonita.

A musa desta semana é mais uma moradora do Assentamento Agrário Seridó, mostrando a beleza também do interior do município.

Emily Cimara Costa Araújo,,tem 15 anos,  1.55 de altura, é filha de Eli José de Araújo e  Josemélia Nascimento Costa de Araújo, concluinte  do 9º ano e é católica. Tem como Hobby passear.

Tem como Cantor  Kaká da Banda Grafith e o seu ídolo é a sua mãe. Seu livro de cabeceira  “ A marca  de uma lágrima".

Para ela, a amizade é uma das coisas mais importantes.

“Às vezes  você  tem que esquecer o  que se foi, para dar a verdadeira importância  para o que está por vir!”  (Mensagem da musa  Emily aos leitores do Portal)

Fotos: Edriana Araújo

Maquiagem – Zé Nilton ( Salão Perfect hair)

Cabelo - Josemélia

Edição: Carlos Felipe
Apoio Sorveteria e Pizzaria Sabor Legal

Capa do Jornal Correio do Seridó

Essa é a capa da versão online do Jornal Correio do Seridó que estará circulando nesta segunda-feira. Para a Internet disponibilizamos a capa colorida, mas a partir da próxima semana, volta a capa colorida e contra-capa no Jornal Correio do Seridó na edição impressa... na Festa de Sant'Ana - 9 anos de comunicação - com Paulo Júnior - a máquina da notícia