Bélgica confirma grande fase e vaga no Brasil
© AFP
Bélgica estará no Brasil em 2014. Com uma das melhores gerações de jogadores de sua história, a seleção não teve muitas dificuldades para vencer a Croácia por 2 a 1, fora de casa, manter a invencibilidade no Grupo A das eliminatórias europeias e garantir classificação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Depois de duas edições em que ficou de fora - Alemanha 2006 e África do Sul 2010 -, os Diabos Vermelhos voltarão a disputar o Mundial, e com tudo para não serem apenas meros coadjuvantes. Isto porque o time nacional conta com atletas jovens e que atuam em grandes equipes europeias, casos dos meias Marouane Fellaini, do Manchester United, e Eden Hazard, do Chelsea, e do centroavante Romelu Lukaku, do Chelsea.
Lukaku, inclusive, foi o destaque do jogo da tarde desta sexta-feira. Ele marcou os dois gols sobre os croatas em pleno Maksimir, em Zagreb. O primeiro veio logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando driblou o goleiro Stipar Pletikosa, e outro aos 38, em contra-ataque mortal dos visitantes. Niko Kranjcar descontou no segundo tempo.
O triunfo desta décima rodada fez com que a Bélgica chegasse aos 25 pontos, disparando ainda mais na liderança da chave, com a melhor campanha entre as 53 equipes da eliminatória da UEFA. A equipe não poderá mais ser alcançada pela própria Croácia, que ainda terá que disputar uma repescagem caso queira estar no Brasil no ano que vem.
Com impressionantes oito vitórias e um empate como campanha, os comandados do técnico Marc Wilmots selam uma incrível campanha em todo o ciclo que leva à Copa de 2014. Para se ter uma ideia, em outubro de 2010 o país ocupava o 62º lugar no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola e, agora, figura na 6ª colocação. Os belgas ainda terão mais um compromisso pelas Eliminatórias. Na próxima terça, o adversário será o já eliminado País de Gales, em casa. Fonte: Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014