Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

Álvaro Dias consegue o apoio do prefeito e vice de Caiçara do Norte

Caiçara-do-Norte-225x300O ex-deputado Álvaro Dias vem conseguindo ampliar substancialmente sua base de apoios fora da região do Seridó. 
Recentemente conseguiu o apoio do prefeito de Caiçara do Norte, Alcides Fernandes e do seu vice, médico Vinícius de Almeida. 
O município encontra-se localizado na região litorânea do estado e eles foram eleitos com maioria de mais de 300 votos.
A cidade de Caiçara do Norte, fica vizinho aos municípios de Pedra Grande, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Parázinho e Guamaré, onde Alcides e Vinícius têm sua atuação política e um bom relacionamento com as lideranças políticas de toda a região. Por Assessoria de Álvaro Dias 

Henrique diz que atraso na prestação de contas do Governo do Estado provocou demora nas obras de Oiticica

DSC_0136
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves encerrou seu discurso na posse de Lobão, com uma explicação aos agricultores do Distrito de Barra de Santana, que com faixas cobraram providencias dos Governos com relação as indenizações e pagamentos das desapropriações. Henrique chegou a responsabilizar o Governo do Estado, ao afirmar que a demora na prestação de contas dos recursos recebidos do Governo Federal, e a execução do Plano de Trabalho, como desapropriações e pagamento das indenizações, prejudicam o andamento da obra. Veja o que disse Henrique:
Há 50 é um sonho do Seridó e não saia nunca. Quando estava perto de sair, se descobria que tinha erros. Conseguimos incluir no PAC, dinheiro assegurado. E essa obra é uma obra de 320 milhões de reais. A participação do Governo Federal é de 303 milhões, e 20 milhões do Governo Estadual. É uma obra do Ministério da Integração Nacional. A obra está sendo executada pelo DNOCS, dirigindo por um potiguar, Dr. Emerson.
Rosalba me pediu para que a obra fosse feita pelo Governo do Estado, e entendemos ser importante que o Estado comandasse a obra. Fui ao ministro Fernando Bezerra e pleiteamos isso. O ministro resistiu 30 dias mas aceitou que o DNOCS assinasse esse convenio com o Governo do Estado. Ao ler essas frases me preocupo. O que está faltando? O que está acontecendo?
O Governo do Estado prestar contas do dinheiro que foi repassado, e demorou a fazer isso. A questão da desapropriação, desmatar uma área, prepara-la e entregar aos trabalhadores, pagar o direito da desapropriação a todos eles. O Governo demorou a apresentar esse plano de trabalho, fez isso há cerca de 20 dias. Isso é a razão da demora, mas o Governo cumpriu. Não há razão para essa preocupação, mas segunda-feira a presidenta Dilma estará inaugurando o aeroporto de São Gonçalo, volto com ela para Brasilia, e vou deixa-la informada disso, e cobrar uma solução. Na sexta quero ir a Barragem de Oiticicas com uma resposta para a população. Por Marcos Dantas

Acompanhado de aliados, Wilma de Faria visita Dom Antônio Carlos

image (3)
A presidente do PSB/RN, a ex-governadora Wilma de Faria conheceu, nesta sexta-feira (06), o novo Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Costa, ao lado do ex-prefeito Bibi Costa e do vereador Alex Dantas. “Como não pudemos participar de sua posse, fizemos uma visita de cortesia hoje. Sempre atuamos junto à igreja, por sabermos do fundamental papel dessa instituição na nossa sociedade“, diz.
A ex-governadora observa que mesmo no rápido contato com Dom Antônio, percebeu, com base em seu relato, a grande experiência de vida desse homem religioso, que foi criado em comunidade pobre do Rio, tendo feito relevante trabalho de evangelização lá. “Dom Antônio mostrou sua enorme disposição de conhecer bem o povo seridoense e levar a palavra de Deus a todos os recantos da região”, enfatiza. Wilma visitou ainda obras realizadas pelo seu governo, como o Restaurante Popular, a Ilha de Santana, o Hospital de Oncologia do Seridó, além da casa de apoio para pessoas com câncer, que está sendo construída pelo Grupo Reviver. Por Marcos Dantas 

Bastante prestigiada posse de Lobão na presidência da FECAM

DSC_0125
O vereador caicoense Lobão Filho (PMDB) acaba de ser empossado na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN. A posse acontece nas dependências da Câmara caicoense, com a presença de várias personalidade políticas, jurídicas, vereadores, prefeitos.
Na mesa, os deputados federais Henrique Alves e João Maia, a ex-governadora Wilma de Faria, os deputados estaduais Ricardo Mota e Walter Alves, prefeitos Roberto Germano (Caicó), Silveira Júnior (Mossoró), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Paulo Brito (Ipueira), secretário Rodrigo Fernandes (representando a governadora Rosalba Ciarlini), dentre outras autoridades.
DSC_0126
DSC_0128
Por Marcos Dantas 

João Maia: “O PT quer reunir o maior número de partidos na reeleição de Dilma e isso não é acordão”

DSC_0111
Ao participar da posse do vereador caicoense Lobão Filho, na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN, o deputado federal João Maia conversou com a imprensa. Ao ser perguntado pelos radialistas como tem recebido as declarações de seus adversários, que insistem em classificar a união do PMDB, PSB, PR, PROS, PV, PDT e outros partidos como acordão.
Joao disse que apesar de respeitar todos os que pleiteiam disputar cargos nas eleições deste ano, sejam do seu grupo politico ou não, não concorda com a estratégia dos adversários. “Eu até converso com Fátima Bezerra sobre isso. Dilma Rousseff procura todos os partidos e não é acordão. A gente quer a mesma coisa e não é aliança. Não tenho me preocupado com isso”, disse João. Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa 

Vereadora Mara Costa solicita a instalação de semáforo na Zona Leste de Caicó‏


A Vereadora Mara Costa (PROS) protocolou no dia 04 de Junho, solicitação de estudo técnico ao Diretor do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) para a colocação de semáforo no cruzamento das ruas Cel. Martiniano bairro Centro, com a Rua José Evaristo bairro Penedo, com a Rua Antônio Vieira bairro Nova Descoberta.

" Este cruzamento é um importante eixo de ligação entre vários bairros da cidade e existe grande fluxo de veículos, onde frequentemente tem acontecido vários acidentes de trânsito. Com a implantação de uma sinaleira haverá mais segurança no local o que vai beneficiar pedestres e veículos" justificou a parlamentar.

Por Assessoria de imprensa 
Foto: Ilmo Gomes 

Henrique fala de orçamento impositivo na posse do novo presidente da Fecam

IMG_7226
O deputado federal Henrique Alves (PMDB) participou na noite desta sexta-feira (06) da cerimônia de posse do vereador caicoense Raimundo Inácio Filho, o Lobão, na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). A transmissão do cargo foi realizada na casa legislativa do município de Caicó.
Na oportunidade, Henrique anunciou que a Câmara dos Deputados, da qual é presidente, irá votar na próxima terça-feira a PEC do orçamento impositivo, proposta que obriga o governo a liberar recursos do Orçamento para as emendas parlamentares – despesas indicadas por deputados e senadores, em geral destinadas para obras em suas regiões de origem. “Vamos ratificar o que já foi aprovado. As emendas agora não vão mais depender do poder executivo”, disse o presidente da Câmara. Ele citou a PEC do orçamento impositivo como exemplo da independência do legislativo e afirmou que o vereador é o cargo eletivo que mais sofre preconceito. “Mas é a primeira porta que a população bate”, reconheceu. Por Marcos Dantas

Presidente da Câmara dos Deputados garantiu ajudar Lobão a informatizar câmaras do RN

IMG_7237
Henrique garantiu a Lobão Filho que vai ajudá-lo em seu projeto de informatizar todas as casas legislativas do Estado. O novo presidente da Fecam, que substitui Albert Dickson, presidente da Câmara Municipal de Natal, tem também como projetos construir alojamentos em Natal para vereadores do interior e criar um documento de identificação específico para a categoria.
Também participaram da cerimônia de posse a ex-governadora Wilma de Faria, o deputado federal João Maia, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, o deputado estadual Walter Alves, além dos prefeitos de Caicó, Roberto Germano, e de Mossoró, Francisco José Júnior. Lobão Filho, do PMDB, está em seu quinto mandato de vereador em Caicó. É a primeira vez que a presidência da Fecam vai para o Seridó. A Federação abrange mais de 100 câmaras municipais no RN. Por Marcos Dantas

Fátima comemora inauguração de agência do INSS em São Paulo do Potengi

sp6
Inaugurada nesta sexta-feira (06) mais uma agência do INSS no Rio Grande do Norte, desta vez em São Paulo do Potengi. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) garantiu ter sido sua a reivindicação junto ao Governo Federal, e no ano de 2011 destinou emenda de R$ 500 mil para implantação da agência. A parlamentar participou, ao lado do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, da inauguração da unidade que atenderá pelo menos 13 cidades da região do Potengi.
“A expansão da rede é mais uma grande realização exitosa do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados. Entendemos que essa agência é muito importante para o desenvolvimento da região, pois vai beneficiar cerca de 80 mil habitantes, dando mais comodidade ao usuário que, muitas vezes, tem que viajar quilômetros de um município a outro para conseguir o benefício”, discursou Fátima.

Wilma ressalta necessidade de mais autonomia aos municípios

DSC_0148
Em posse do novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), na noite desta sexta-feira (06) em Caicó, a presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, ressaltou a necessidade de uma luta que deve ser empreendida por toda a classe política e sociedade: a verdadeira autonomia dos municípios. Para a ex-governadora, o maior desafio dos vereadores é fazer com que as solicitações que recebem da sociedade virem realidade. Como isso esbarra na limitação financeira dos municípios, uma vez que recursos ficam concentrados com governo federal, ela ressalta que todos precisam unir esforços para aprovar um novo pacto federativo.
“A população tem mais acesso aos vereadores e é importante que as Câmaras Municipais sejam respeitadas e que possamos dar autonomia de fato e de direito aos municípios. Na Constituição de 88 conseguimos fortalecer os estados e municípios, mas isso mudou. Impostos foram sendo criados depois, mas sem o devido compartilhamento com os municípios”, observou. Wilma ressaltou ainda que, sabendo da necessidade de maior integração entre as Câmaras, fez convênio com a Fecam, quando governadora, justamente para melhorar a comunicação através da internet. À Lobao, desejou sucesso: “Você tem força, coragem e disposição de luta para defender os interesses de todas as câmaras do estado. Sucesso e vitória na sua gestão”. Por Marcos Dantas 

Previdência construirá mais cinco agências no Rio Grande do Norte

GARI2
Durante a inauguração da Agência da Previdência Social (APS) de São Paulo do Potengi, realizada nessa sexta-feira (6), o ministro Garibaldi Alves Filho informou que outras cinco unidades de atendimento do INSS estão sendo construídas no Rio Grande do Norte. Os municípios de Goianinha, Nísia Floresta e Martins ganharão novas agências. Santo Antônio e Ceará Mirim receberão prédios para substituir as unidades já existentes. Além destas obras, a Previdência também está reformando a sede da Gerência Executiva do INSS em Mossoró e construindo um centro de documentação previdenciária, naquela mesma cidade.
“A construção de novas agências faz parte de um plano de expansão da rede de atendimento que prevê a implantação de 720 novas unidades em todo o país. Deste total, já foram inauguradas 328 agências, incluindo esta de São Paulo do Potengi. O objetivo do governo é evitar que o cidadão tenha que fazer grandes deslocamentos para ter acesso aos benefícios previdenciários. Hoje, o INSS dispõe de 1.708 agências para atender à população”, declarou o ministro Garibaldi Alves Filho.

“Os vereadores merecem respeito”, afirma Lobão durante sua posse na FECAM

DSC_2008
“Hoje a Câmara de Caicó é a sede dos vereadores do Rio Grande do Norte. A classe mais poderosa da política é o vereador. Sem vereador, deputado e senador não andam na rua. O vereador conhece a rua e as pessoas, conhece todo mundo pelo nome. Sabe dos problemas. Por isso, é preciso exigir dos secretários de Estado, respeito aos vereadores”, afirmou Lobão Filho, lamentando as dificuldades de acesso dos vereadores aos gestores públicos.
Lobão antecipou ainda alguns projetos da sua gestão à frente da FECAM/RN, como a construção, na sede em Natal, de três alojamentos dormitórios para dar apoio aos vereadores de cidades distantes que precisem pernoitar em Natal durante agenda administrativa. 
“Fizemos um levantamento dos vereadores que moram distante da capital e sabemos que são muitos. Já autorizei a construção de três apartamentos. Também vamos cadastrar e entregar carteiras de identificação aos vereadores do Rio Grande do Norte”, informou o presidente da FECAM. Por Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caicó 

João Maia defende interligação de Oiticicas com os principais açudes da região do Seridó

DSC_0146
A situação em que se encontra as famílias que moram em comunidades atingidas pela construção da Barragem de Oiticicas, acabou sendo o tema central da posse da nova presidência da FECAM, nesta noite de sexta-feira (06) em Caicó. F
aixas levantadas por algumas famílias de Barra de Santana provocaram a discussão. João Maia, coordenador da Bancada Potiguar em Brasília, além de ter reconhecido em seu discurso a necessidade urgente da desapropriação das terras e o pagamento das indenizações, dando uma vida mais justa aos agricultores, disse estar concluindo um aprofundado estudo sobre como resolver a questão da água no Rio Grande do Norte, e no Seridó, especificamente passa pelo aproveitamento da Barragem de Oiticicas.
É um projeto que nós temos há muito tempo que é fazer Oiticicas, interligá-la a reservatórios como o de Cruzeta, Gargalheira em Acari, Boqueirão em Parelhas, Passagem das Traíras em Jardim do Seridó, o Itans em Caicó, dentre outros, para que possamos administrar as águas do Seridó. Se fizermos isso, nós resolveremos a questão do abastecimento d’água na região. Não teremos esse problema, porque vamos tirar água de onde tiver. A transposição pra gente será um regulador, se tiver faltando água, a gente liga. Nós não vamos sofrer o que estamos sofrendo de não saber, ou a gente gasta água demais e não chove e falta, ou a gente gasta água de menos, e quando chove a água vai para o mar. Tenho estudado isso todos os dias, de como resolver a questão da água no RN”, disse João Maia.  Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Novo presidente da Fecam toma posse em Caicó nesta sexta-feira

Vereador Lobão Filho cumpriu agenda em Natal no Tribunal de Contas do Estado e na Assembléia Legislativa, convidando para a solenidade 
O presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Raimundo Inácio Filho, Lobão (PMDB), tomará posse oficialmente como presidente da Fecam/RN (Federação das Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Norte), nesta sexta-feira, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal de Caicó, às 18 horas. 
Quinta-feira Lobão cumpriu agenda de visitas em Natal no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembléia Legislativa do RN, onde foi recebido, respectivamente, pelos presidentes Paulo Roberto Alves e deputado estadual Ricardo Mota, que confirmaram presença na posse. 
No Tribunal de Contas, o conselheiro Renato Dias também participou da reunião junto com o presidente Paulo Roberto. Eles destacaram o apoio técnico da corte de contas em orientar vereadores e Câmaras do Estado. "Reforço os laços de parceria entre o Tribunal de Contas e a Fecam. 
Nossa Escola de Contas está aberta para prestar assessoria e orientação", destacou Paulo Roberto Alves. O presidente do legislativo estadual, Ricardo Mota, também destacou a parceria entre deputados, através da Assembléia, e vereadores. "Vamos manter e ampliar diálogo e intercâmbio de informações", concluiu Ricardo Mota.

Por Assessoria de imprensa da FECAM 

Fotos: Ilmo Gomes 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

ENGENHEIRO DO SESI ESTEVE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ PARA ACOMPANHAR OBRAS DA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

10435031_10202133825079354_6451965852854132675_n

















O engenheiro Mainá Medeiros, gerente da Unidade de Engenharia do Sistema da FIERN-SESI esteve no município de São José do Seridó na manhã de quarta (04) e conversou com a nossa reportagem.
Mainá fez uma visita técnica ás obras da biblioteca Indústria do Conhecimento que está sendo construída á altura da Rua Manoel Theodoro, centro deste município. Segundo o engenheiro, as obras estão em ritmo acelerado e a previsão é que a obra seja entregue até o final do mês de agosto.
A obra da Indústria do Conhecimento tem uma contrapartida do governo municipal. Para a conclusão do prédio a prefeitura municipal vai investir algo em torno de 45.000 reais. E a visita do engenheiro ao município foi também para prestar contas e apresentar o projeto final ao prefeito Jackson Dantas, que desde o começo mostrou interesse no projeto.
O engenheiro considera a obra um grande investimento para o município:
“Essa obra é um investimento no povo. A própria localização da Indústria do Conhecimento facilitará o acesso aos trabalhadores e aos seus filhos aos livros, ás revistas. Mas além do acervo bibliográfico, a biblioteca oferecerá serviços de internet e videoteca para toda a população. O prefeito Jackson Dantas acertou quando fez essa parceria com o SESI, conhecimento nunca é demais” disse Mainá.
O projeto é uma parceria entre SESI, FIERN e Prefeituras municipais de todo país e tem como principal objetivo, facilitar o acesso dos trabalhadores das comunidades do interior dos estados á leitura e ao acesso ás novas tecnologias do conhecimento.
Por: Melquides Medeiros

ESTÃO SE DEFININDO OS APOIOS PARA DEPUTADO ESTADUAL EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ


Nova Imagem (9)
O site vem acompanhando o desenrolar dos fatos políticos no município de São José do Seridó. Ás vésperas do pleito estadual, os apoios vão se definindo, e apesar das poucas novidades, já podemos fazer uma análise de como se desenrolará a campanha  no nosso município.
O prefeito Jackson Dantas já declarou apoio ao Deputado Nelter Queiroz -PMDB, aliado de primeira hora na campanha de 2004, 2008 onde Jackson conseguiu chegar á prefeitura derrotando o principal líder da atual oposição, Bosco Costa, e agora em 2012 quando venceu Vinicius Medeiros com uma maioria de 1269 votos. O apoio a Nelter é incontestável, o deputado tem auxiliado o prefeito nos pleitos para o município.
A oposição liderada por Bosco Costa continuará a tradição de apoiar o Deputado Estadual Vivaldo Costa – PROS. Comenta-se nos meios políticos que Vinicius Medeiros, candidato do Papa na última eleição para prefeito em São José do Seridó, não acompanhará o deputado e enveredará por outros caminhos nesta eleição.
O vice prefeito Noel Carcará apoiará o ex-deputado Álvaro Dias – PMDB que tenta retornar á Assembleia legislativa.
Movimentos sociais, lideranças estudantis e comunitárias estão se unindo em torno da candidatura de Francielle Lopes -PPS. A ex-candidata a prefeita de Caicó que obteve uma marca histórica de mais de 11.500 votos em Caicó, derrotou Hugo Marinho, candidato de Vivaldo Costa nas últimas eleições municipais. 
O nome de Francielle está tendo boa aceitação no município.
O Partido dos Trabalhadores – PT, dirigido por Nó Cego e que aglutina várias lideranças ainda não definiu o rumo do partido nestas eleições. 
Mas, há uma tendência que o partido feche com Odon Junior – PT, por orientação de Fátima Bezerra, pré-candidata do partido ao Senado.
Ricardo Medeiros, pré-candidato a prefeito do grupo liderado por Jackson Dantas, deverá seguir a orientação do prefeito e votar em Nelter Queiroz – PMDB.
Quem levará a maioria dos votos dos são-joseenses este ano?
É esperar para ver!
Por Melquides Medeiros - Colunista do Jornal Correio do Seridó e Site saojosedoserido.com

CURSO DE VENDEDOR DO SENAC REALIZARÁ FEIRA DE COMIDAS TÍPICAS NESTA SEXTA

10338316_1479070652325549_2732396796159185852_n



















O Curso de Vendedor do SENAC, que é acompanhado e gerenciado pelo Programa Porta de Saída, realizará nesta sexta-feira (06) ao lado do mercado público uma feira de comidas típicas, á partir das 7:30 da manhã. Essa feira é uma espécie de estágio do curso que tem como professor, Tiago do SENAC.
Tapioca, canjica, bolos, cocadas e outras comidas típicas do mês junino e da culinária sertaneja estarão a disposição da população á preços populares.
O curso de vendedor é a continuação do Curso de Promotor de Vendas que também foi oferecido pelo SENAC no 2° semestre do ano passado. A intenção do Programa Porta de Saída ao trazer estes cursos para o município é fomentar a formação de novos profissionais para atuarem na rede lojista do município que conta com redes de supermercados, lojas de eletrodomésticos, lojas de roupas e etc.
“Precisamos capacitar os nossos vendedores, e formar novos profissionais. O comércio de São José é forte, há uma considerável circulação de dinheiro no nosso município, e a exigência dos clientes por um bom atendimento só cresce”, explicou Enilma, coordenadora do Programa Porta de Saída. 
Fonte: www.saojosedoserido.com 

SUPERMERCADO PYETRO - O SUPER-HERÓI DOS PREÇOS BAIXOS

Ao chegar em São José do Seridó, venha conhecer um dos mais modernos supermercados do interior do Rio Grande do Norte - SUPERMERCADO PYETRO - O SUPER-HERÓI DOS PREÇOS BAIXOS 







Jornal Correio do Seridó circula em mais uma edição

Já está circulando em Caicó e região, a edição 413 do Jornal Correio do Seridó - 10 anos de comunicação em 2014 





Programação religiosa da Festa da Colheita em Ouro Branco



Prefeitura antecipa Feira Livre para sábado (07) em Ouro Branco-RN

Através do Decreto nº 012, de 05 de junho de 2014, a prefeita constitucional de Ouro Branco-RN, Maria de Fátima Araújo da Silva, antecipou a feira-livre de domingo (08) para sábado (07). A motivação para o referido foi é a comemoração da Festa da Colheita, pela qual os ourobranquenses celebram os frutos do ano de produção agropastoril. 

A 40ª Festa da Colheita será encerrada domingo, dia 8, com o tradicional desfile, pela manhã, no horário também da realização da feira. O Poder Executivo visa, com isso, viabilizar a facilidade de celebrações e comemorações de caráter sócio cultural no município. A Festa da Colheita é realizada há 40 anos. Por Lenilson Azevedo 

Ex-participante de 'teste de fidelidade' está de olho em Neymar: 'Bruna Marquezine que se cuide'


Ex-participante do "Teste de Fidelidade", Cris Mello diz que seu sonho é conhecer Neymar e fará de tudo para realizá-lo


A modelo Cris Mello, ex-participante do "Teste de Fidelidade", da Rede TV!, realizou um ensaio de fotos inspirado na Copa do Mundo e afirmou que seu sonho é conhecer o craque Neymar. Para isso, ela avisa que não poupará esforços. "A Bruna Marquezine que se cuide porque vou fazer de tudo para realizar esse sonho".

Dono do Pânico vira concorrente do UFC e vai promover luta na TV

                                 Nildo Katchal e Rayner Silva em recente evento de MMA da Jungle Fight

As lutas da UFC na Globo vão ganhar um concorrente em 2015. Maior liga de MMA (artes marciais mistas) da América Latina, com 585 atletas, a Jungle Fight negocia com redes abertas um contrato para a transmissão de 12 lutas nacionais no ano que vem. O pacote foi oferecido a todas as redes, mas Record e Band se mostraram as mais interessadas. As negociações com a Band estão avançadas.

Com concurso suspenso, Polícia Rodoviária Federal solicita novo edital com mais 1.500 vagas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorização para a realização de outro concurso público. A seleção será para o preenchimento de 1.500 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal. O pedido está, atualmente, na Secretaria de Gestão Pública (SEGEP/MP).
Concurso em andamento
Foram realizadas no dia 25 de maio, as provas para o preenchimento de 216 vagas de agente administrativo (nível médio) oferecidas no concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A remuneração inicial de R$3.937,77, incluindo o auxílio alimentação, de R$373. A validade da seleção será de dois anos, podendo dobrar. A banca responsável pela organização do certame é a Funcab.

Nelter critica Governo do Estado por não estar cumprir compromissos nas ações de desapropriação da Barragem de Oiticica

be054638ebdac0fa3107e7d217866cee
Na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (PMDB) fez um pronunciamento criticando o Governo do Estado por não estar cumprindo com seus compromissos nas ações de desapropriação da Barragem de Oiticica.
E no discurso, Nelter mencionou várias situações problemáticas que podem emperrar o processo e atrasar a construção da barragem. Segundo Nelter Queiroz, a estrutura de trabalho para a equipe que está atuando nas desapropriações é precária.

Funcionários da Record comemoram demissão de apresentadora

Por REDAÇÃO, em 05/06/2014 
                               Fabiana Scaranzi no lançamento da programação de 2014 da Record, em março

A notícia de que a jornalista Fabiana Scaranzi não é mais apresentadora do Domingo Espetacular foi comemorada efusivamente nos bastidores da Record. 

De motoristas a cabeleireiros e maquiadores, passando por jornalistas, foram muitos os que vibraram com a informação de que o contrato de Scaranzi venceu e não foi renovado. No departamento de maquiagem, houve até gritos festivos. Os mais discretos comemoraram com um singelo "Graças a Deus".

Prefeitura de Cruzeta - RN abre seleção com vagas de nível superior

Com vistas a prover cinco vagas temporárias de nível superior em seu quadro de servidores, a prefeitura de Cruzeta, rio Grande do Norte, anunciou a abertura do processo seletivo 003/2014.
Todas as oportunidades são para atender a Secretaria Municipal de Saúde e estão distribuídas entre os cargos de Odontólogo PSF, Médico Plantonista/ Unidade Mista de Saúde, Educação Físico NASF, Fisioterapeuta NASF e Psicólogo NASF.
Os profissionais serão designados para jornadas semanais de 40h, com remunerações de R$ 1.800,00 a R$ 10,000,00.
Para fazer parte da seleção, além de atender aos requisitos do cargo pretendido, deve-se realizar inscrição de 3 a 6 de junho de 2014, das 8h às 13h, na sede da prefeitura (Praça João de Góes, nº. 167, Centro), com entrega dos documentos listados no certame.
Haverá uma única etapa de avaliação, composta por análise curricular de caráter eliminatório e classificatório.

Caicó recebe 9ª edição do projeto Defensoria Pública na Comunidade

A cidade de Caicó, será palco, neste sábado (7), de mais uma edição do “Defensoria Pública na Comunidade”, projeto promovido pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) e que reúne uma série de serviços de cidadania colocados à disposição da população. A ação será realizada na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), no bairro Barra Nova.
Essa será a primeira vez que Caicó irá receber o “Defensoria Pública na Comunidade”. Além do atendimento da Defensoria Pública, que estará presente com sua equipe multidisciplinar (defensores, assistentes sociais e psicólogos), o evento terá ainda a participação da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC), que irá realizar a confecção de CPFs e Carteiras de Trabalho, e a parceria com a Prefeitura Municipal de Caicó, que irá ofertar uma série de serviços à população.

Henrique Alves e ministro da Educação discutem autorização para novos cursos de Direito‏

A liberação de novos cursos de Direto, que estão suspensos, passará por uma reavaliação das diretrizes. A informação é do ministro da Educação, Henrique Paim, que esteve reunido nesta terça-feira (3) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Os dois discutiram as novas regras, que serão anunciadas em agosto deste ano.
Na reunião, Henrique Alves apresentou a reivindicação de uma faculdade particular de Currais Novos para a abertura de um curso de Direito, que foi avaliada pelo Ministério da Educação antes da suspensão de novas autorizações. A Faculdade do Seridó (FAS), que oferece cursos presenciais e à distância, investiu R$ 300 mil para abertura de 50 vagas para o curso de Direito de Currais Novos, mas não teve a autorização publicada pelo MEC.
Atualmente, apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó, oferece vagas para estudantes de Direito na região do Seridó. O diretor da FAS, Max Rosan, estava acompanhado do ex-prefeito de Currais Novos edo ex-deputado estadual Zé Lins, que endossou o pedido de reabertura do processo. O ministro Henrique Paim disse que os processos que foram interrompidos terão prioridade, quando as novas diretrizes para abertura de cursos de Direto forem anunciadas pelo MEC.
Foto: Luiz Macedo

Wesley Safadão, Victor e Léo e Bruno e Marrone são atrações. Shows acontecem no Spazzio e no Vila Forró

victor
Grandes festas programadas na Paraíba. As casas de show particulares de Campina Grande já têm programação definida para o São João deste ano. Entre as atrações divulgadas estão Wesley Safadão, Victor e Léo, Bruno e Marrone e Dorgival Dantas. Os shows acontecem nos dias 20, 21 e 22 de junho no Spazzio e no Vila Forró.
O primeiro dia de programação é no Spazzio, na sexta-feira, dia 20. Os shows começam às 22h e contam com Wesley Safadão, Victor e Léo, Geraldinho Lins e Capilé.
No fim de semana, os shows são no Vila Forró, sempre a partir das 14h. No sábado, dia 21, as atrações são Bruno e Marrone, Dorgival Dantas, Magníficos e Forró da Pegação. No domingo, dia 22, se apresentam Gabriel Diniz, Samyra Show e Forró 100%, Eliane e Toca do Vale.

Henrique defende amplo debate sobre destino do Augusto Severo

O jornal Tribuna do Norte destacou na edição desta quarta-feira (04) o empenho do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, nos debates em torno do futuro do Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Veja a íntegra da matéria:
Henrique pede participação popular
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), fez um apelo ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, para que nenhuma decisão sobre o destino do aeroporto Augusto Severo seja tomada sem que a população de Parnamirim seja ouvida. Ele sugeriu uma ampla discussão em torno do futuro da área e garantiu que o ministro foi sensível ao pedido.
“Eu falei com o ministro Moreira Franco que parasse qualquer entendimento em relação à destinação dessa área. Parnamirim tem que ser ouvida sobre o que vai ser feito”, disse o deputado, lembrando que a área foi durante muito tempo um instrumento do desenvolvimento e crescimento do município e que recentemente o governo gastou R$ 16,4 milhões com a ampliação e reforma do local.
“Não é apenas a questão dos taxistas e de pessoas que trabalham no aeroporto, mas da própria cidade que teve no aeroporto um instrumento de crescimento. Vamos fazer um grande debate em Natal nos próximos dias para discutir o que fazer com essa belíssima área, onde o Estado gastou mais de R$ 40 milhões na sua ampliação e que agora poderá ser aproveitado para múltiplas funções do interesse de Parnamirim, de Natal e do Rio Grande do Norte”, disse o presidente da Câmara.
Desde o último sábado, todos os voos domésticos com destino a Natal estão desembarcando no aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Na solenidade que marcou o voo inaugural do Aeroporto Governador Aluízio Alves, Henrique lembrou que no ano passado o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, recebeu 2,2 milhões de passageiros. A capacidade do Aeroporto Aluízio Alves é de 6 milhões de passageiros. Essa capacidade deve ser expandida para 11 milhões em 2024.
O terminal de cargas do novo aeroporto, por sua vez, tem área de 4 mil m² - com possibilidade de ser expandida para 40 mil m² - e capacidade de 10 mil toneladas por ano. No Augusto Severo, a área do terminal de cargas era de 2.500 m² e capacidade para entre 5 mil e 6 mil toneladas / ano.

Presidente da Câmara dos Deputados e reitor da UERN discutem projetos da universidade em 5 ministérios Brasília (DF)

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu, na noite desta terça-feira (3), o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes. O reitor apresentou vários projetos da universidade em tramitação nos ministérios da Educação, Saúde, Esporte, Comunicações e Ciência e Tecnologia. Ele pediu o apoio do deputado Henrique Alves para a liberação de recursos e assinatura de convênios.
Henrique Alves fez um apelo ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para publicação do aviso permitindo que a UERN concorra a uma FM Universitária. Outro pleito do reitor é uma pista de atletismo. O projeto, no valor de R$ 3 milhões, é semelhante ao que foi inaugurado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ministro já havia prometido ao reitor e ao deputado a construção de uma pista de atletismo em Mossoró.
Para o reitor Pedro Fernandes, uma das prioridades da UERN é a liberação de R$ 1,5 milhão do ministério da Saúde para equipar os laboratórios da área de saúde da universidade estadual.  Ele também pediu o apoio de Henrique Alves para inclusão da UERN no Sistema de Seleção Unificado (SISU). O sistema permite o ingresso de alunos nas universidades através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O Centro de Tecnologia do Sal (CTSal) é outra proposta do reitor Pedro Fernandes. O projeto já foi apresentado no ministério da Ciência e Tecnologia e conta com o esforço do presidente da Câmara dos Deputados para que seja aprovado.Foto: J Batista

Aprovação do PNE mostra a consciência do Parlamento sobre a importância da educação, diz Henrique Alves‏

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3) a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Os deputados votaram destaques apresentados ao texto base, aprovado na semana passada. Ao longo do dia, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, fez um apelo por um acordo entre líderes partidários para viabilizar a conclusão da análise da matéria, que agora será enviada à sanção presidencial.

Desde o início das negociações para a inclusão da matéria na pauta do Plenário, Henrique Alves se mobilizou para assegurar a votação da proposta e garantir a aprovação de um texto que viabilizasse mais recursos para os investimentos na área de educação. Ele foi o principal articulador do entendimento com o governo e com os líderes partidários. Nas últimas semanas, ele conversou com parlamentares de vários partidos e convocou um esforço concentrado para garantir a votação do PNE.

O PNE aprovado define 20 metas para os próximos dez anos para área da educação, estabelecendo que, ao fim desse período, sejam aplicados em educação pública 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Entre as metas também estão a universalização da educação infantil para crianças de 4 a 5 anos; e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Henrique Alves voltou a afirmar que a aprovação do PNE é uma demonstração da responsabilidade e da consciência dos parlamentares sobre a importância de se assegurar políticas públicas eficientes para a educação.

Foto: Gustavo Lima

Câmara conclui aprovação do PNE‏

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta terça-feira (3), a votação do Projeto de Lei 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação (PNE) e apresenta as 20 metas para Educação nos próximos 10 anos. 

Para a deputada Fátima Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, hoje foi um dia histórico para a educação Brasileira. “Hoje é um dia muito especial para o PT. Como herdeiros da luta de Paulo Freire e Florestam Fernandes,  estamos assumindo um compromisso ético entre gerações ao aprovar o PNE, que será um importante instrumento para universalizar o direito do povo brasileiro a uma educação pública de qualidade”, disse Fátima Bezerra. 

“ Parabenizo a Campanha, UNE, UBES, CNTE, UNDIME e os demais movimentos sociais ligados à educação pelo protagonismo. A mobilização social foi fundamental para aprovar um plano ousado e em sintonia com a realidade do país. Ao companheiro Angelo Vanhoni,  pelo competente trabalho como relator  e aos Parlamentares do Núcleo de Educação e Cultura da bancada, pela participação firme que tiveram durante a tramitação do PNE”, concluiu a deputada, ao orientar a bancada do PT durante a votação do novo PNE. 

Saiba mais
O PNE tem 20 metas que visam, entre outros objetivos, erradicar o analfabetismo e universalizar o atendimento escolar, com o aumento de vagas em creches, ensino médio, profissionalizante e universidades públicas.

O plano recebeu mais emendas do que a Constituição, cerca de 2916 emendas, sendo 515 somente da deputada Fátima Bezerra.  Durante sua gestão como presidenta da Comissão de Educação e Cultura em 2011, a deputada percorreu vários Estados, sempre ouvindo a população e encaminhando as demandas ao relator do projeto, deputado Angelo Vanhoni. 

Na sua participação como membro da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, Fátima sempre defendeu as metas 17 e 20 - valorização dos professores e mais recursos para educação, respectivamente.

Henrique Alves negocia com entidades sindicais votação de jornada de 30 horas para enfermeiros‏

Diversas entidades ligadas ao setor de Saúde se reuniram nesta terça-feira (3) com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o vice-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, para negociar um acordo para a votação do Projeto de Lei 2295/00, que estabelece carga horária de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, também participou da reunião.
Henrique Eduardo Alves afirmou que só vai incluir a proposta na pauta do Plenário quando houver consenso em torno do tema, para que não haja “a frustração” de a votação não ser concluída por falta de quórum. “É um tema muito delicado, de muita repercussão. Não vou pautar na base da emoção, sem construir um acordo que garanta sua votação, não assumirei essa irresponsabilidade”, declarou o presidente da Câmara.
O projeto, do Senado, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara em 2009. Ele fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessa categoria com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
A carga de trabalho desses profissionais hoje no setor privado, estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43), é de 44 horas semanais. Já no setor público, muitos estados e municípios já adotam 30 horas. A proposta altera a lei 7498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem.
A mudança na jornada de trabalho deverá beneficiar 1,4 milhão de profissionais, segundo o Conselho Federal de Enfermagem.
Foto: J Batista

Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó convoca mais aprovados em Concurso Público‏

A Administração Nossa Cidade no Rumo Certo, empenhada com as melhorias na área Administrativa e Transporte, convoca mais 2 (dois) aprovados no último Concurso Público, realizado em 2010. O intuito é dar qualidade aos serviços público municipal.
Dessa vez, foram convocados para apresentação na Secretaria Municipal de Administração, com base nos itens nº 15.1 a 15.6, do Edital do Concurso Público Municipal, para preenchimento de vagas existente no Quadro Geral de Servidores, conforme ordem de classificação, os seguintes aprovados: TARCÍSIA DE ARAÚJO AZEVEDO e GILCEMAR FERNANDES DE ARAÚJO.
Os aprovados devem comparecer a referida Secretaria, localizada à Rua Cel. Felinto Elísio, 20 – Centro, desta cidade, no período de 10 dias, com as documentações necessárias, a qual está expressa no Edital do concurso no horário de 07h às 13 horas, a fim de receber instruções para a respectiva Posse.

Henrique Alves diz que mudanças aprovadas pela Câmara no Supersimples vão estimular microempresas‏

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu na noite da terça-feira (3) a votação do projeto de lei complementar que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micro e pequenas empresas. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, havia se comprometido com entidades representativas de micro e pequenos empresários a votar a matéria até junho. 

O deputado acredita que a nova lei vai aprimorar a legislação já em vigor, facilitando a atuação de pequenos empreendedores. “A meta é deixar as condições de competição mais justas para os pequenos e microempresários e essa é a melhor contribuição que podemos deixar para a economia do País”, disse o presidente. Cálculos de entidades representativas de micro e pequenos empreendedores mostram que a nova lei vai beneficiar cerca de 140 setores.

O texto aprovado prevê a criação de uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. Entre os serviços novos que entram nesse regime de tributação estão os relacionados a medicina, odontologia, advocacia, despachantes, corretagem, psicologia e fisioterapia. Destaque aprovado na votação final ainda inclui advogados, fisioterapeutas, corretores de imóveis e seguros em tabelas com alíquotas menores. O texto também estende a outras empresas facilidades já previstas no Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Substituição tributária

Além da universalização do Supersimples, o texto aprovado também estabelece o fim da chamada substituição tributária para alguns setores. Com a mudança, as secretarias de Fazenda estaduais não poderão mais aplicar o mecanismo de recolhimento antecipado da alíquota cheia do ICMS pelas empresas, cujo repasse ocorre para os compradores do produto.

A substituição tributária dificulta a competição das micro e pequenas empresas porque elas, muitas vezes, compram produtos que vêm com o ICMS embutido no preço, pagando pelo imposto antes mesmo de vender ou usar o produto, diminuindo sua competitividade em relação a outras empresas não optantes pelo Supersimples.

Para todas as empresas que se enquadrem como micro (receita bruta até R$ 360 mil ao ano) ou pequena empresa (acima de R$ 360 mil e até R$ 3,6 milhões) e não optem ou não possam optar por esse regime especial de tributação, o projeto estende várias facilidades existentes na lei e ampliadas pelo projeto. Entre essas facilidades estão prioridades em licitações públicas, acesso a linhas de crédito, simplificação das relações de trabalho, regras diferenciadas de acesso à Justiça e participação em programas de estímulo à inovação.

Foto: J Batista

Fátima na luta por recursos para a UERN‏

Na luta por mais recursos que visam equipar os laboratórios da área de saúde da UERN, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou, nesta terça feira (03), juntamente com o reitor da UERN, Pedro Fernandes, de uma reunião com o Secretário Nacional de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde, Hêider Aurélio Pinto. A reunião aconteceu no Ministério da Saúde, em Brasília.
De acordo com Fátima, a reunião foi muito produtiva. "Mostramos os avanços da universidade nesses últimos anos. Destacamos o aumento do número de vagas do curso de Medicina, bem como a necessidade de mais recursos para equipar os laboratórios dos cursos das áreas de saúde”, disse a deputada. “O secretário foi muito receptivo, assumiu o compromisso de analisar a demanda e reforçou que a universidade é estrategicamente importante para o ministério", finalizou. 

Emendas de Henrique beneficiam mais cinco municípios do Rio Grande do Norte

O Ministério da Saúde liberou nesta semana os recursos de cinco emendas individuais do deputado Henrique Eduardo Alves em benefício de municípios do Rio Grande do Norte. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).
Os recursos destinam-se à aquisição de equipamentos e material permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da atenção básica. Segundo Henrique Alves, tratam-se de emendas que visam atender uma área vital e de amplo alcance social em cada município, neutralizando, pelo menos em parte, a escassez de recursos destinados à saúde pública.
No lote agora liberado, são contemplados os seguintes municípios:
Santa Maria – R$ 192.000,00
Taboleiro Grande – R$ 300.000,00
Água Nova – R$ 106.800,00
Augusto Severo – R$ 204.640,00
Grossos – R$ 299.000,00

Henrique Alves cria grupo de trabalho para analisar proposta de redução da jornada de enfermeiros‏

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta quarta-feira (4) a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta “responsável e equilibrada” sobre a redução da carga horária de trabalho dos enfermeiros para 30 horas semanais.
Durante reunião com líderes partidários e com representantes do setor, ficou acordado que o grupo terá 15 dias para apresentar uma proposta, que deverá ser votada até julho. O ministro da Saúde, Arthur Chioro,  que também participou da reunião, apresentou um levantamento demonstrando que o impacto financeiro anual da proposta chega a R$ 14,7 bilhões para todo o setor, comprometendo especialmente, segundo ele, os caixas das prefeituras e dos estados.
Henrique Eduardo Alves lembrou que recebeu requerimento assinado por quase todos os líderes partidários - a exceção foi o PMDB -, pedindo a inclusão do Projeto de Lei 2295/00, que trata do assunto, na pauta do Plenário.
“Não pensem os líderes que vou ignorar um requerimento desses, pois não sou engavetador de projetos. É preciso responsabilidade para assinar um pedido que tenha sua votação viável. Não adianta jogar para a plateia tentando pautar o tema e, na hora da votação, deixar o Plenário para derrubar o quórum e inviabilizar a sessão. Isso é demagogia”, declarou o presidente da Câmara.
O projeto, do Senado, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara em 2009. Ele fixa em 30 horas a carga de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A intenção é assegurar isonomia dessas categorias com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Hoje, a carga de trabalho desses profissionais no setor privado, estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de 44 horas semanais. Já no setor público, muitos estados e municípios já adotam 30 horas. A proposta altera a lei 7498/86, que regulamenta o exercício da enfermagem.
A mudança na jornada de trabalho deverá beneficiar 1,4 milhão de profissionais, segundo o Conselho Federal de Enfermagem.
Foto: J Batista

Deputado Ezequiel volta a falar sobre Adutora de engate rápido para Currais Novos e Acari‏

O Ministério da Integração Nacional vai liberar recursos na ordem de R$ 25 milhões para obras emergenciais que vão abastecer os município de Currais Novos e Acari, assolados pela maior seca dos últimos 100 anos. O problema do abastecimento de água voltou à pauta em pronunciamento realizado pelo deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), na manhã desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa.
“Quero agradecer aos esforços para a solução anunciada para socorrer os mais de 45 mil habitantes de Currais Novos. Essa água chegará a Currais Novos logo quando a adutora estiver pronta e será usado o caminho inverso para levar a água para Acari. Então será resolvido o problema dos dois municípios”, disse.
De acordo com o parlamentar o açude Dourado em Currais Novos secou e o Açude Gargalheiras, principal fonte para a Adutora Seridó, atualmente está com apenas 12,42% de sua capacidade.
Créditos da Foto: Rodrigo Rafael

Henrique Alves viabiliza acordo para votar legislação sobre farmácias na terça-feira (10)‏

Um acordo, mediado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, permitiu a inclusão do projeto que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas na pauta do Plenário da próxima terça-feira (10). O encontro, no gabinete da presidência da Câmara, reuniu representantes dos farmacêuticos e de proprietários de farmácias, além do relator da matéria, deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e outros parlamentares envolvidos nas negociações. 
Na reunião, farmacêuticos e comerciantes fizeram concessões para que o texto inclua as drogarias no conceito de farmácia e especifique as atribuições de cada uma. Pela proposta, as farmácias caraterizadas como drogarias são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Já as farmácias de manipulação, além das atribuições das drogarias, terão competência privativa para o atendimento de unidades de saúde.
As farmácias, de qualquer natureza, continuarão obrigadas a manter o farmacêutico, tecnicamente habilitado, responsável pelo estabelecimento e dispensação dos produtos durante o horário de funcionamento, bem como autorização e licenciamento nos órgãos competentes. As regras também serão aplicadas à indústria farmacêutica.
A proposta determina que os postos farmacêuticos, devidamente licenciados, terão um ano após a publicação da nova lei para se adequarem as regras atualizadas. Do contrário o registro de funcionamento será cancelado automaticamente.
Foto: Zeca Ribeiro

Roberto Germano importância do Seminário das Aldeias SOS de Caicó‏

O Prefeito de Caicó, Roberto Germano, destacou a importância das ações voltadas para as crianças e os adolescentes no Município. Ele participou na manhã desta quarta-feira (04), no Centro Pastoral Dom Wagner, da abertura do II Seminário de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes promovido pelas Aldeias SOS de Caicó.
“Mesmo que já tenhamos um bom avanço na política de crianças e adolescentes, sempre precisamos avançar muito mais para que consigamos o melhor possível para Caicó. Destaco a importância dessa iniciativa das Aldeias SOS de Caicó, para que possamos estreitar os nossos relacionamentos com os outros Municípios da região do Seridó”, disse Germano.
Ainda de acordo com ele, “temos tentado fazer o que está ao nosso alcance, como apoiar todos os conselhos e fazer as políticas da área da criança e do adolescente, para que possamos dar uma melhor qualidade de vida a todos eles. Com certeza, parabenizo a iniciativa das Aldeias aqui em nossa cidade”, reiterou o Prefeito. Por Assessoria de imprensa 

Semana de Conscientização Ecológica foi aberta ontem em Caicó‏

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu ontem, à noite, na Ilha de Sant’ Ana a Semana de Conscientização Ecológica. A programação segue nesta quarta-feira (04), das 16h às 21h, e na quinta-feira (05), das 8h às 21h. Estão expostos matérias recicláveis, animais encontrados na região e trabalhos da UFRN, IFRN, Bombeiros Mirins e outras organizações não governamentais do Município.
“O objetivo é conscientizar a população para alguns trabalhos ambientais que podem ser feitos. Queremos orientar a população para que não polua o Meio Ambiente, mas sim que possa reaproveitar o que na maioria das vezes é jogado fora, como garrafas peti, pilhas e baterias, óleo queimado, latas e muitas outras coisas”, disse Emanuel Sabino, Secretário Adjunto de Meio Ambiente.
A exposição terá um foco voltado para as crianças, através de brincadeiras lúdicas, aulas expositivas e ações educativas que possam educar e ensinar as crianças e aos jovens da cidade. “Vamos conscientizar essas crianças para que, no futuro, elas possam trabalhar de forma correta com o Meio Ambiente”, destacou Sabino.  Por Assessoria de imprensa 

Juiz potiguar Luiz Alberto Gurgel é nomeado ministro do STJ‏

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª região, no Recife, o juiz potiguar Luiz Alberto Gurgel, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (4), aguarda publicação no Diário Oficial da União.  O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comunicou a decisão ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, na noite desta quarta-feira. Henrique Alves foi um dos articuladores da candidatura do juiz potiguar à vaga do STJ.
Luiz Alberto Gurgel de Faria é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do curso de especialização em Direito Administrativo da UFPE.
Ele ocupou diversos cargos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região e no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Ingressou na magistratura aos 23 anos de idade. Em 2000, aos 30 anos de idade, tornou-se o desembargador federal mais jovem do Brasil. Aos 39 anos, foi eleito presidente do TRF5 para o biênio 2009/2011.

João Maia consegue aprovação de parecer ao projeto que altera Lei da Informática‏

O Plenário da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (04) o substitutivo do deputado federal João Maia (PR-RN), relator do Projeto de Lei 6727/13 que altera a Lei da Informática, como reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).  
João Maia confirmou que, após negociações com o governo para evitar vetos, os benefícios fiscais – atuais e vigentes até o fim de 2014 – serão prorrogados até 2024. Depois desse prazo, os benefícios serão extintos gradualmente.
Através do seu twitter, o deputado potiguar comemorou a aprovação: "Hoje tive um orgulho do bem. Aprovamos, com o apoio de todos, o projeto de prorrogação da Lei de Informática. Como relator, sentimento do dever cumprido, representando todo o povo do Rio Grande do Norte".
O projeto é de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) e foi relatado pelo deputado João Maia, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da qual faz parte.  

Artesanato, moda e indústria têxtil serão destaques na Feira de Negócios de Caicó‏

“Caicó Veste Brasil” é mais uma novidade confirmada para a programação da 1ª edição da Feira de Negócios de Caicó. O espaço buscará divulgar a cidade, enquanto pólo têxtil e de moda. As peças a serem expostas e comercializadas vão desde acessórios, malhas, calçados, aos já famosos bonés e bordados. 

“Vale destacar que Caicó é a capital nordestina do boné. Outra das nossas marcas já consolidada é o bordado, constantemente divulgado nas mídias televisivas e presente em grandes eventos de moda”, destacou Cleide Nogueira, presidente do Sindcomércio. 

Segundo a diretora da Casa do Empresário, o espaço contemplará 30 stands para empresas, além de stands institucionais e passarela para desfiles. As empresas interessadas podem adquirir os stands ao valor de R$500,00, com descontos para os associados da Casa do Empresário.

Outro destaque será dado às facções, segmento que tem se consolidado no Seridó. “No espaço ‘Caicó Veste Caicó’ existirá um stand do Pró-Sertão e das instituições que desenvolvem este projeto de expansão da indústria têxtil no interior”, observou Dênio Alves, presidente da ACISC.

A Feira de Negócios de Caicó acontecerá de 26 a 28 de junho deste ano, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, ampliando a interação entre empresas e promovendo, ainda, o fortalecimento de marcas regionais. O evento é uma promoção da Casa do Empresário e Prefeitura de Caicó com apoio do Sebrae, Fecomércio, FIERN e Governo do Estado. Por Referência Comunicação para o Sistema Correio do Seridó 

Final de semana tem Feira Caicó Mostra Caicó‏

A Prefeitura de Caicó, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo realiza neste final de semana mais uma edição da Feira de Artesanato Caicó Mostra Caicó. A abertura do evento acontece a partir das 19 horas desta sexta-feira (06), mas os estandes já estarão funcionando desde as 15 horas. A abertura será marcada pela apresentação cultural do Forró da Melhor Idade e Show com Silvio Ceará.
No sábado e no domingo os estandes estarão abertos das 16 às 22 horas, e sempre as 19 horas tem show com Pagode Simplicidade (sábado) e Jânio do Acordeon e Trio Seridó (domingo). De acordo com a secretária Eliana da Nóbrega, a feira contará com a participação de 25 estandes, comercializando diversos produtos que vão desde artesanato, a comida típica, peças de barros, tapeçaria, bordados, dentre outros. Por Assessoria de imprensa

Profissionais da saúde de Jardim de Piranhas participam de oficinas de humanização‏

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas está realizando treinamentos com equipes do atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF). O intuito é melhorar a humanização de todos os funcionários que trabalham com atendimento nos postos, como recomenda o Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento está sendo feito pela psicóloga Janaína Lopes de forma coletiva.
Segundo George Pereira, coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o objetivo do treinamento é fazer com que o usuário seja bem acolhido nas unidades de saúde que já contam com sala de espera, tevê, água mineral e ventilação, causando o máximo de conforto para quem espera ser atendido. O município conta com cinco unidades da Estratégia Saúde da Família e vai inaugurar o sexto nesta quinta feira dia, 5, no bairro Parque das Luzes. Por Assessoria de imprensa 

Feira de Negócios: “Compras governamentais” é tema de encontro promovido pelo Sebrae‏

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) promoverá, no dia 27 de junho, das 9h às 12h, no auditório da Casa do Empresário de Caicó, o Encontro de Negócios Compras Governamentais.
O evento, integra programação da 1ª Feira de Negócios de Caicó, busca aproximar as micro e pequenas empresas de instituições públicas, otimizando encontros de negócios. Objetiva, ainda, divulgar e esclarecer os procedimentos e exigências das compras governamentais, assim como os processos de aquisições de bens e serviços.
As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas através dos números (84) 3616-7976/ 3417-7404. O credenciamento será realizado no dia do evento, das 8h às 9h.
A Feira de Negócios de Caicó será realizada de 26 a 28 de junho deste ano, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. É uma promoção da Casa do Empresário e Prefeitura de Caicó, com apoio do Sebrae, Fecomércio, FIERN e Governo do Estado.

Presidenta Dilma nomeia Maria Auxiliadora Rodrigues para desembargadora‏

A edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5) publica a nomeação, pela presidenta Dilma Rousseff, da juíza titular Maria Auxiliadora Barros Medeiros Rodrigues como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.
Auxiliadora Rodrigues é titular da 7ª Vara do Trabalho de Natal e foi indicada para promoção, em sessão do Tribunal Pleno, pelos demais desembargadores do TRT-RN, seguindo o critério de antiguidade.
“É mais uma etapa na carreira profissional, que começou há mais de vinte anos, e eu espero corresponder ao anseio do jurisdicionado e continuar honrando a Justiça do Trabalho”, disse a nova desembargadora.
Atualmente, Auxiliadora Rodrigues vem atuando no TRT-RN como juíza convocada. A data da posse ainda não definida.