Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ban pede a Israel mudança na política de terras

Crianças palestinas em acampamento de refugiados em Jericho. Foto: ONU/Stephenie Hollyman




O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta quinta-feira que Israel modifique de forma "substancial" suas políticas na região. Em comunicado, Ban expressou preocupação com a decisão do governo israelense em declarar 149 hectares de terra na região ocupada da Cisjordânia, ao sul de Jericó, como seu "território". 

Apropriação 
O chefe da ONU afirmou que "se implementada, a declaração vai constituir a maior apropriação de terra por Israel na Cisjordânia, desde agosto de 2014". 

O secretário-geral reiterou o pedido de mudança da política israelense na região que vai acabar melhorando a vida dos palestinos. Segundo Ban, as atividades de assentamento representam uma violação da lei internacional e vão contra os pronunciamentos públicos do governo de Israel em apoio à solução de dois Estados para o fim do conflito. 

A criação de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado em paz e segurança é o principal objetivo dos diplomatas do Quarteto, grupo formado pela ONU, pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pela Rússia, para resolver a crise no Oriente Médio.

Nenhum comentário: