Projeto "Bisaco da Leitura" valoriza cultura do campo e incentiva alunos da zona rural de Caicó


A Secretaria Municipal de Educação de Caicó, por meio do Centro de Ensino Rural Dom Manoel Tavares de Araújo, desenvolve o projeto "Bisaco da Leitura" nas escolas da zona rural do município. A iniciativa faz parte da reestruturação da proposta curricular voltada ao público do campo e busca valorizar a identidade sertaneja por meio do incentivo à leitura.

O nome do projeto faz referência ao "bisaco", tradicional bolsa de pano usada por agricultores para carregar objetos. Neste contexto, ele foi ressignificado como um instrumento pedagógico: cada turma recebe um bisaco confeccionado com pinturas do sertão, que transporta semanalmente livros literários entre a escola e os lares dos estudantes, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

"Mesmo nas famílias onde não há leitores, a criançé incentivada a ler para os pais. Na Educação Infantil, os alunos fazem a contação de histórias a partir das imagens dos livros", explica a coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Rural, professora Izabel Cristina.

A culminância do projeto acontece com os alunos do 5º ano, na ação intitulada "Escritores do Sertão". Nela, os estudantes escrevem contos autorais que são reunidos em um livro coletivo, lançado em uma cerimônia com noite de autógrafos, celebrando o protagonismo das crianças e o fortalecimento de suas raízes culturais.

Mais do que incentivar a leitura, o "Bisaco da Leitura" resgata a vivência e a identidade das crianças do campo, promovendo um olhar sensível sobre a realidade do sertão potiguar. 

Postar um comentário

0 Comentários