Corredores da Bonita: grupo de São José do Seridó se destaca no atletismo com conquistas, inclusão e solidariedade


Idealizado pelos amigos Maria Celma, Alessandra e o mestre Josimar, o grupo de corredores de rua Corredores da Bonita surgiu com o propósito de incentivar a prática esportiva, promover saúde e bem-estar e fortalecer os laços de solidariedade por meio do atletismo.


Embora a consolidação do grupo tenha ocorrido no final de 2019, a história dos Corredores da Bonita começou antes. Em 2018, atletas de São José do Seridó participaram de uma corrida beneficente organizada pela nutricionista seridoense Josemária Batista. Foi a partir dessa experiência que nasceu o interesse pela corrida de rua, conforme relata Maria Celma de Souza, uma das fundadoras do grupo.

Nesse evento, o destaque foi feminino: três mulheres ocuparam o pódio, com Fernanda conquistando o primeiro lugar, seguida por Generina e Maria Celma. O resultado simbolizou a força da mulher no esporte e reafirmou que o espaço feminino é onde ela desejar estar.

Já em 2020, os atletas bonitenses passaram a representar o município fora de seus limites territoriais, participando da Corrida de Lourdes, na cidade de Acari. Assim como a anterior, a competição teve caráter beneficente, sendo realizada em prol do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) daquele município.

A formação inicial do grupo contou com os atletas Fernanda de Mulico (que integrou a equipe no início e se desligou posteriormente), Josimar, Alessandra, Tanaésia, Celma, Enilma, Kalbi, Zé Nilton e Generina. Em seguida, passaram a integrar o grupo as atletas Preta de Tii e Rosa. Atualmente, os Corredores da Bonita reúnem 56 atletas, com ampla diversidade de idades e gêneros.

Segundo Maria Celma, foi em 2020 que o grupo passou a contar com o apoio do poder público municipal, durante a gestão da prefeita Maria Dalva (Miúda), tendo como secretário municipal de Esportes Wanderson Felipe, conhecido como Tiririca, que também é atleta.

Os resultados expressivos refletem o crescimento e a dedicação do grupo. No ano passado, os Corredores da Bonita conquistaram 76 troféus. Este ano, esse número já ultrapassa a marca de 100 premiações. Outro dado importante é que Maria Celma é uma das atletas com maior número de participação em competições. 72 participações no total.

Atualmente, o grupo é considerado um dos que mais agregam atletas e acumulam conquistas de pódio no Rio Grande do Norte e na Paraíba. O sucesso é atribuído à determinação e ao comprometimento dos corredores, aliados ao apoio da atual gestão municipal, por meio do prefeito Jackson Dantas, do vice-prefeito Ricardo Medeiros, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL), além da elevada qualidade técnica dos atletas que compõem a equipe.

Postar um comentário

0 Comentários