A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apresentou nesta segunda-feira (02) o Plano de Ação para o Carnaval 2026. O lançamento ocorreu durante reunião da Rede de Proteção da Infância e Adolescência, no auditório da 10ª DIREC.
A iniciativa tem como foco a proteção social, a garantia de direitos e a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor durante o período carnavalesco, por meio de uma atuação intersetorial alinhada às políticas públicas de assistência social e direitos humanos.
O plano prevê ações educativas, preventivas e de sensibilização voltadas à orientação da população e ao enfrentamento de situações de violência e violações de direitos, que tendem a se intensificar em grandes eventos. As atividades buscam fortalecer a rede de proteção social e mobilizar a sociedade para o respeito à diversidade, à convivência segura e à cidadania.
Durante o Carnaval, a Assistência Social atuará em temas como o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o enfrentamento ao trabalho infantil, a prevenção da gravidez na adolescência, o uso abusivo de álcool e outras drogas, a violência contra a mulher, o respeito à pessoa idosa, a inclusão das pessoas com deficiência, além da valorização da diversidade LGBTQIAP+ e do enfrentamento ao racismo e ao capacitismo. O plano também garante atendimento prioritário a crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e à população LGBTQIAP+, com ações acessíveis e preventivas.
O secretário municipal de Saúde, Gedson Santos, destacou o compromisso da gestão do prefeito Dr. Tadeu e do vice-prefeito Toinho Santiago com o planejamento de grandes eventos. Ele ressaltou a estrutura de apoio à saúde, que contará com ambulâncias estrategicamente distribuídas e pontos fixos de atendimento, como a Escola Senador Guerra, equipada com salas médicas, de enfermagem e sala vermelha com suporte à vida.
Gedson enfatizou ainda que o trabalho integrado envolve as políticas de assistência social, educação, Conselho Tutelar e equipes das Aldeias, garantindo segurança, saúde e bem-estar para moradores e turistas.
A proposta reafirma o compromisso da gestão municipal com a realização de um Carnaval responsável, que valoriza a cultura e a tradição popular, sem abrir mão da proteção social e da defesa dos direitos humanos.

0 Comentários