São Fernando abre Festa de Nossa Senhora das Dores 2026 com ampla programação religiosa e cultural nesta quinta-feira (20)


A cidade de São Fernando, no coração do Seridó potiguar, vivencia entre os dias 20 e 30 de agosto de 2026 uma de suas mais tradicionais e aguardadas celebrações: a Festa de Nossa Senhora das Dores

Organizada pela Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio (Diocese de Caicó), a edição deste ano traz como reflexão central o tema bíblico "Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa" (Mt 5,11-12).

A programação integra momentos de profunda devoção espiritual, novenários, atos solenes e uma movimentada agenda social na Praça da Matriz.

Fé e Espiritualidade Inspiradas nas Bem-Aventuranças

A festa deste ano convida os fiéis a uma imersão no Sermão da Montanha, do Evangelho de São Mateus. Segundo a mensagem pastoral da paróquia, as bem-aventuranças funcionam como "oito portas" para o Reino de Deus, promovendo alento, esperança e renovação no chamado missionário da comunidade.

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, a programação do dia de abertura homenageia os colaboradores paroquiais, agentes de pastoral, comerciantes, patrocinadores, voluntários das equipes da festa, membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) e Pastoral do Dízimo.

As comemorações tiveram início às 5h da manhã com o tradicional cortejo "Acorda São Fernando". A alvorada festiva percorreu as principais ruas da cidade, levando música e devoção sob a coordenação da Banda Filarmônica José Gervásio Alves, da Pastoral da Educação e Cultura e de Maria Aparecida.

No final da tarde e início da noite, a comunidade se reúne para os atos litúrgicos de abertura:

  • 18h00: Concentração de fiéis para a Procissão de Abertura, seguida do hasteamento do estandarte da padroeira.

  • 19h00: Celebração da Santa Missa de Abertura na Igreja Matriz, presidida pelo pregador convidado Pe. Givanildo Medeiros de Araújo, Pároco da Paróquia de São Severino Mártir em Timbaúba dos Batistas.

A partir das 20h40, a movimentação social toma conta da Praça da Matriz:

  • Feira de Artesanato e Desfile: Organizados pela Pastoral da Educação e Cultura e por Tânia Maria.

  • Quermesse Gastronômica: Com estandes coordenados por diversas pastorais e movimentos, incluindo o Coral Canto da Paz (Suely), Setor São José (Carminha, Maria da Conceição, Graça de Zé Mauro e Suely), Setor Santa Terezinha (Rosania, Elizete, Maria Francisca e Patrícia), Terço dos Homens (Maécio), Terço das Mulheres (Maria Maísa) e Terço das Mães que Oram pelos Filhos (Erinete Fernandes).

Tradição Sertaneja, Cavalgada e Atrações Culturais

A festa patronal se destaca por celebrar a identidade cultural do município

  • 5ª Peregrinação Rural e Violeiros (22/08): Romaria madrugadora saindo rumo à Matriz, missa com as crianças e o Festival Cultural com os Violeiros na Praça da Matriz

  • 1ª Cavalgada e Feijoada do Agricultor (23/08): Desfile de cavaleiros saindo do Parque de Vaquejada José Inácio de Medeiros, seguido de Forró do Vaqueiro, leilão de animais e a Feira de Nossa Senhora das Dores

  • Noite da Educação e Princesas (26/08): Novenário com a presença do Bispo Diocesano, Dom Antônio Ranis Rosendo, e o tradicional Desfile das Princesas da Festa.

  • Carreata e Artistas da Terra (27/08): Bênção dos veículos na chegada da carreata e apresentações musicais locais na praça.

  • Jantar Social e Encerramento (29 e 30/08): No sábado (29), ocorre o Jantar da Festa reunindo são-fernandenses ausentes e locais

  • O encerramento no domingo (30) contará com Missa Solene de manhã, Procissão Solene às 17h, descida do estandarte e o leilão final.

Calendário Sintético dos Festejos

DataDestaques da Programação
20/08 (Qui)

Alvorada, Procissão de Abertura, Hasteamento e Quermesse

21/08 (Sex)

Noite da Pessoa Idosa e Forró dos Idosos na Praça

22/08 (Sáb)

5ª Peregrinação Rural, Missa das Crianças e Festival de Violeiros

23/08 (Dom)

1ª Cavalgada, Forró do Vaqueiro, Feijoada do Agricultor e Leilões

26/08 (Qua)

Celebração com Dom Antônio Ranis Rosendo e Desfile das Princesas

27/08 (Qui)

Carreata com Bênção dos Veículos e Festival da Mais Bela Voz

28/08 (Sex)

Noite das Mulheres Devotas e Leilão das Marias

29/08 (Sáb)

Noite dos São-Fernandenses Ausentes e Jantar da Festa

30/08 (Dom)

Missa Solene, Procissão de Encerramento, Descida do Estandarte e Leilão

Recomendações Paroquiais

A Paróquia orienta que a população ornamente as fachadas das residências no trajeto da procissão com símbolos sagrados e sugere o uso de roupas brancas nas celebrações de abertura e encerramento como sinal de paz e fraternidade

Os recursos arrecadados no Festival de Prêmios e Quermesses serão destinados às melhorias na Igreja Matriz.

Postar um comentário

0 Comentários