Presidente do TSE fará pronunciamento na véspera das Eleições 2026

 


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, fará um pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio neste sábado (3), véspera do primeiro turno das Eleições 2026.

A manifestação do presidente da Corte Eleitoral é uma prática adotada na véspera das eleições. O objetivo é incentivar os brasileiros a comparecerem às urnas no domingo (4) e exercerem o direito ao voto.

Durante o pronunciamento, o ministro também deve apresentar medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para garantir a transparência e a segurança do processo eleitoral, além de reforçar a importância da participação dos eleitores.

Embora tenha domicílio eleitoral em Teresina (PI), Nunes Marques solicitou o voto em trânsito para participar da votação em Brasília.

Ordem de votação na urna

No primeiro turno, o eleitor brasileiro fará seis escolhas nas urnas. A votação seguirá uma ordem definida pela Justiça Eleitoral:

  1. Deputado federal — quatro dígitos;
  2. Deputado estadual ou distrital — cinco dígitos;
  3. Primeira vaga para senador — três dígitos;
  4. Segunda vaga para senador — três dígitos;
  5. Governador — dois dígitos;
  6. Presidente da República — dois dígitos.

A cada etapa, o eleitor deve conferir as informações exibidas na urna, como foto, nome, número e partido do candidato, antes de apertar a tecla verde “Confirma” e seguir para o próximo cargo.

Atenção aos dois votos para o Senado

Um dos principais cuidados durante a votação é em relação às duas vagas para o Senado.

Para que os dois votos sejam válidos, o eleitor precisa escolher candidatos diferentes. Caso o mesmo candidato seja escolhido e confirmado nas duas opções, o segundo voto será anulado.

Eleitor pode levar a cola eleitoral

Para facilitar a votação, o eleitor pode levar uma cola eleitoral de papel com os números dos candidatos e a ordem dos cargos.

O celular, porém, não pode ser utilizado dentro da cabine de votação. O aparelho deve ser deixado no local indicado pelos mesários antes de o eleitor entrar na cabine.

Postar um comentário

0 Comentários