Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

COLUNA PERISCÓPIO

Coluna do Jornalista César Filho - Jornal Correio do Seridó 
QUALIFICAÇÃO
Até que enfim o Brasil acordou para dispor de um quadro de profissionais qualificados em vários campos do saber, com as medidas que estão sendo tomadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, visando facilitar o aperfeiçoamento de 75 mil jovens brasileiros em centros mais avançados do mundo através do programa “Ciências sem Fronteiras”.  No Brasil,  nesses últimos meses, já foram criados 2,5 milhões de empregos formais o que representa uma elevação de 7,7% em relação ao ano anterior.
Essa é a hora e a vez da qualificação profissional. Um dos motivos que levou recente decisão da presidente Dilma em criar a PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego,  de perspectivas bastantes animadoras.

CURSOS PARA DETENTOS
16 detentos da penitenciária de segurança máxima (?) de Campina Grande iniciaram na semana passada curso de capacitação profissional numa parceria do governo da Paraíba -  SESI -  Federação das Indústrias daquele estado  e a Secretaria de Administração Penitenciária. Até 2012,  5% da população carcerária  contará com a possibilidade de participar dessa feliz iniciativa que prevê cursos de marcenaria, pintura,eletricista, instalador hidro-sanitário  e serigrafia. São ofícios simples, mas nobres como todo trabalho honesto deve ser. É a garantia de uma reintegração menos traumática, considerando que muitos ex-detentos voltam a cometer novos delitos após terem direito à liberdade, justamente pela rejeição da sociedade. Erros são infortúnios individuais. O conserto, é obrigação coletiva.

PARAÍSOS  FISCAIS

Todo mundo quer lucrar em troca de um sigilozinho imundo. A prática é mundialmente conhecida e os países ricos adoram lucrar com esses depósitos de origem duvidosa. Não dá para entender como dinheiro sujo fica limpo se depositado no exterior, quando se sabe que a maioria vem de desvios de dinheiro público, tráfico de drogas, armas, etc.  Do Brasil saem anualmente cerca de 17 bilhões de dólares, “limpinhos”, mas de origem ignorada, para essas contas dos chamados paraísos fiscais, Ilhas Cayman, Caribe, Suiça, Uruguai entre outros, segundo recentes levantamentos. Como se observa, a falta de vergonha e a impunidade não são só culpa do Brasil.

ELBA
Na última quarta-feira 17 de agosto, a cantora Elba Ramalho completou 60 anos cheia de vitalidade e explodindo talento. Natural de Conceição  de Piancó, sertão paraibano, Elba migrou para Campina Grande com a família quando tinha 11 anos, ainda em Campina fez Sociologia e Economia, na UFPB, mas seu pendor mesmo era a música e a arte cênica. despontou para a carreira artística levada pelas mãos de Roberto Santana, então produtor de Chico Buarque e Caetano Veloso.  Em 74 foi para o sudeste. Com mais de 30 anos de carreira e cerca de seis milhões de títulos vendidos entre LPs-CDs- DVDs ganhou dois Grammys latinos consecutivo. -  “hoje vivo minha melhor fase como cantora, como mulher, como ser humano”. Elba Maria Ramalho  diz:  “Minha grande produção são meus filhos Luã, Maria Esperança, Maria Clara e Maria Paula.

BATTISTI
O ex-ativista italiano Cesare Battisti obteve na semana passada do Ministério da Justiça os documentos que lhe permitem residir legalmente no Brasil de forma definitiva, informou nesta segunda-feira, 22, o site G1. “Estou com documento novo. Sou quase um brasileiro, falta pouco. É o primeiro passo e muito importante para mim. Sem documento eu não existia. Agora eu posso circular pelas ruas com documentos. É uma sensação estranha, mas muito boa”, disse o italiano, em entrevista ao site na terça-feira, 16, em São Paulo.
O ex-ativista foi condenado à prisão perpétua na Itália – a decisão definitiva da Justiça foi tomada em 1983, dois anos depois de Battisti ter fugido do país. Ele passou pela França e pelo México. Chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso, em 2007, no Rio, por falsificação de documento e uso de passaporte falso. No mesmo ano, foi transferido para Brasília, onde ficou até ser solto em junho.
Segundo o G1, o Ministério da Justiça informou que o documento foi emitido e retirado na segunda-feira, 15. A primeira emissão é provisória, mas com efeito permanente. A segunda emissão, definitiva, ocorre em um prazo de até 180 dias. Petistas já se mobilizam para – após pleitear e adquirir a cidadania brasileira – Battisti possa ingressar no partido.

NOVAIS DE NOVO
O ministro do Turismo, Pedro Novais, voltou na terça-feira, 23, ao Congresso para tentar explicar as denúncias de corrupção envolvendo a pasta, que levaram a Polícia Federal a prender 37 pessoas no início do mês, inclusive integrantes do alto escalão do seu Ministério. Ele voltou a falar aos senadores na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Novais foi inicialmente convocado pelo líder do PSDB na Casa, senador Alvaro Dias (PR), mas senadores da base aliada do governo transformaram o requerimento em convite, atendendo orientação do Palácio do Planalto. Novais é o quarto ministro a comparecer ao Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção.
Numa tentativa de demonstrar que está retomando o controle da pasta, Novais exonerou, na sexta-feira, 19, quatro servidores que estão sendo investigados na operação da Polícia Federal: Antonio dos Santos Junior, Freda Azevedo Dias, Kátia Terezinha Patrícia da Silva e Kérima Silva Carvalho. As exonerações foram publicadas na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial da União. Entre elas está a de uma quinta funcionária, Ana Carolina Silva Moreira.
O ministro também solicitou à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a exoneração da diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo, Francisca Regina Magalhães Cavalcante. Indicado pelo líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), a nomeação de Pedro Novais só beneficiou até agora ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que com a sua saída abriu vaga ao sexto suplente, Francisco Escórcia (PMDB-MA), ligado à família Sarney.

Nenhum comentário: