Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Avaí faz 3 a 2 e empurra Flamengo para a quinta partida sem vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis


O Flamengo chegou à Ressacada na noite desta quarta-feira gabando-se da invencibilidade no ano em partidas fora do Rio de Janeiro. O Avaí respondeu com uma atuação dominadora e derrubou os cariocas por 3 a 2, pela 20ª rodada do Brasileirão.

Foi a segunda vitória consecutiva dos catarinenses (a anterior foi no clássico contra o Figueirense). O time pula para os 20 pontos e dorme fora da zona de rebaixamento, em 16º. A equipe agora torce para o Bahia perder para o América-MG nesta quinta, em Pituaçu, para não retornar ao Z-4 ainda nesta rodada. Mais do que o resultado, a torcida comemora a reação dos jogadores após a saída do técnico Alexandre Gallo. O substituto dele, Toninho Cecílio, assistiu ao duelo em um dos camarotes do estádio.
robinho avaí x flamengo (Foto: Agência Estado) 
Robinho comemora o gol dele, o primeiro da vitória do Avaí sobre o Flamengo (Foto: Agência Estado)
O segundo revés em todo o campeonato é o menor dos problemas do Flamengo. O time acumula cinco partidas sem vitória (três empates e duas derrotas), sofre com a queda brutal de rendimento de jogadores importantes como Léo Moura e Thiago Neves e vê concorrentes diretos na luta pelas primeiras posições, como Botafogo e Vasco, crescerem de rendimento.

Desta forma, se iniciou a rodada mirando a liderança, o Rubro-Negro termina em quarto lugar, com 36 pontos, a quatro do líder Corinthians. Nem os dois gols de Ronaldinho - um deles olímpico, literalmente parado na esquina - foram suficientes para aliviar a confusa atuação.

No próximo sábado, o Avaí enfrenta o Atlético-MG, às 18h (de Brasília), na Arena do Jacaré. Já o Flamengo encara o Bahia domingo, às 16h, no Engenhão. Ronaldinho não joga porque estará em Londres com a Seleção Brasileira.

Gol (irregular) relâmpago dos anfitriões

Antes dos três minutos o Avaí abriu um placar com um gol irregular. Romano recebeu na ponta esquerda 2,21m impedido e foi travado por Ronaldo Angelim. A bola sobrou e Robinho chutou seco no canto esquerdo de Felipe.


A rápida vantagem modificou a postura dos mandantes. O time recuou e passou a incomodar com a velocidade de Lincoln e Robinho. O Flamengo, por sua vez, sofreu com os passes errados no meio-campo e a insegurança da dupla de zaga Gustavo e Ronaldo Angelim. Antes dos 20 minutos, Luiz Antônio com um problema no antebraço esquerdo foi substituído por Negueba.


Sem jogar desde o dia 5 de maio, Rodrigo Alvim sintetizou em dois lances seguidos a dificuldade inicial do Flamengo tanto na frente quanto atrás. Primeiro, ele cruzou uma bola direto para fora. Na defesa, sem ninguém a incomodá-lo saiu jogando no peito de Lincoln. Sorte que Gustavo o salvou.


Se a defesa rubro-negra não parava o ataque adversário, Ronaldinho, Thiago Neves e cia não tiveram a mesma facilidade e encontraram uma barreira comandada pelo volante Diogo Mourão.


Quando a equipe visitante conseguiu furar o bloqueio, o árbitro interferiu de forma polêmica. Alvim cruzou e Deivid cabeceou no ângulo direito, mas Wilton Pereira assinalou um empurrão – duvidoso - no zagueiro Gustavo Bastos.


A genialidade de Ronaldinho, porém, foi preponderante para o Flamengo empatar. Aos 36, o camisa 10 cobrou escanteio fechado, Felipe tentou salvar, mas espalmou para as redes quando a bola estava dentro do gol. O lance lembrou bastante o gol de Petkovic contra o Atlético-MG, no Mineirão, no Brasileirão de 2009.

A igualdade fez mal ao Avaí. O time perdeu a confiança para tocar a bola e passou a cedê-la facilmente. Entretanto, até o fim da primeira metade, o rival não soube aproveitar o domínio territorial.

Lincoln e Rafael Coelho garantem a vitória
O posicionamento das duas equipes mudou no início do segundo tempo e o Avaí tomou conta da partida. As chances se multiplicaram. William chutou e o rosto de Rodrigo Alvim desviou para escanteio. Depois, Lincoln evitou Léo Moura sem dificuldade e chutou forte. Felipe espalmou. O goleiro fez outras boas defesas em finalização rasteira de Diogo Mourão, aos 11 minutos , e em cabeceio de Romano, logo depois.


O Rubro-Negro travou por causa da dependência de Ronaldinho, que permaneceu bem monitorado pelos jogadores avaianos. Depois de três jogos fora por causa de uma lesão na coxa, Thiago Neves voltou mal e não funcionou como alternativa ofensiva. Aos 21, Felipe novamente foi fundamental para salvar os cariocas. Gustavo Bastos cabeceou sozinho na área e o goleiro se esticou.

Mas a fragilidade nas bolas aéreas cobrou um preço alto ao Fla. Aos 24, Robinho levantou, Lincoln, de 1,75m, ganhou de Angelim (1,79m) e Gustavo (1,83m) e acertou o canto direito. Menos de cinco minutos depois, Rafael Coelho, que tinha acabado de entrar, ganhou com facilidade de Ronaldo Angelim, bateu cruzado no canto direito e fez o terceiro.

A torcida catarinense passou a gritar "olé" e só se irritou quando o árbitro deu cartão amarelo a William, o terceiro dele. Sem força ofensiva, o Flamengo passou a erguer bolas nas área. Em uma delas, aos 43, Jael ganhou aos trancos e barrancos e Ronaldinho empurrou diminuir: 3 a 2.

Nenhum comentário: