Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Enfermeiros do Rio Grande do Norte vão as urnas neste domingo (11) eleger dirigentes

Cerca de 3.500 Enfermeiros do Rio Grande do Norte escolherão, neste domingo (11/09), das 8h às 18h, os novos representantes do Conselho Regional de Enfermagem – (Coren/RN) para a gestão do triênio 2012-2014. O processo eleitoral contará 8 zonas eleitorais distribuídas em cidades pólo do Estado. Com o objetivo de possibilitar uma maior participação da categoria de enfermagem no processo e fomentar a participação social e cidadã,  a atual gestão do COREN-RN tem realizado ampla divulgação, dando transparência a todas as etapas da eleição.

Devido a ausência de inscrições para chapa de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, apenas votará a categoria de Enfermeiro com inscrição definitiva principal ou remida.O voto é obrigatório e mesmo os profissionais inadimplentes com o Conselho deverão votar. Quem não tiver condições de votar, terá 120 dias para apresentar justificativa junto ao COREN-RN. Todo o processo eleitoral é regulamentado pela resolução 355/2009 do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) que institui o Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem, disponível para consulta no site www.coren.rn.gov.br  .

Concorrendo ao pleito foi inscrita uma chapa única “Seguir avançando” que pretende dar continuidade à atual agenda política da instituição. Essa agenda tem como principal bandeira a defesa do SUS público, universal e equânime conforme preconizado na Constituição Federal de 1988. Outra meta de trabalho é o investimento na Educação Permanente e a defesa da qualidade da formação para profissionais de enfermagem.

Além disso, são, ainda, compromissos de campanha assumidos, pela chapa, avançar no processo de democratização eleitoral possibilitando a ampla concorrência para direção do Conselho; a atualização da Lei Nº 5905/1973(da criação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais) e da Lei Nº7498/1987 do exercício profissional.

O COREN-RN tem como principais atribuições a normatização e a fiscalização do exercício profissional da Enfermagem no âmbito do Rio Grande do Norte. A instituição possui aproximadamente 20 mil profissionais inscritos divididos nas categorias de Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Enfermagem (nível de 2º grau) e Enfermeiro (nível superior).

Confira abaixo os locais de votação:
1ª Zona – NATAL: Hospital Dr. João machado, Hospital do Coração, Hospital Santa Catarina, Hospital Universitário Onofre Lopes – Huol, Hospital Gizelda Trigueiro, Hospital Maria Alice Fernandes, Sede do Coren-RN;
2ª Zona – MOSSORÓ: Sede da Subseção do Coren-RN, Hospital Tarcisio Maia;
3ª Zona – PARNAMIRIM: Hospital Deoclécio Marques de Lucena; 4
ª Zona – CAICÓ: Sede da Subseção do Coren-RN;
5ª Zona – SANTA CRUZ: Hospital Ana Bezerra;
6ª Zona – PAU DOS FERROS: Sede da Subseção do Coren-RN;
7ª Zona – SÃO JOSÉ DO MIPIBÚ: Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros;
8ª Zona – JOÃO CÂMARA: Hospital Regional de João Câmara.

Nenhum comentário: