Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Caern promove semana de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

O uso do álcool e outras drogas, suas implicações no ambiente de trabalho e as alternativas de enfrentamento do problema, serão os temas abordados durante toda semana, a partir desta segunda feira (17), no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), no Tirol, dentro do Programa Qualidade de Vida da empresa. O evento prosseguirá todos os dias da semana, em diferentes prédios da companhia, até sexta feira (21).

O trabalho de combate e prevenção ao consumo de álcool vem sendo realizado pela companhia, através da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH), há duas décadas e atualmente, de maneira mais intensa envolvendo os familiares dos empregados, gestores e interessados no assunto. O programa está começando em Natal e posteriormente abrangerá todas as regionais até atingir os 1.823 colaboradores da Caern, distribuídos pelo Estado.

A preocupação das assistentes sociais da empresa de saneamento é com o crescimento no uso de bebidas alcoólicas em eventos, hábito já incorporado a cultura em todos os segmentos sociais, por se tratar de droga lícita. Para Julyana Albuquerque, assistente social da empresa, o álcool tem o poder de matar lentamente e quando associado ao fumo, que é outra droga lícita, prejudica ainda mais a saúde dos consumidores, causando diversos tipos de doenças. Outra assistente social da Companhia, Valéria Marinho, observa que até o conteúdo de músicas populares funciona também como apelo ao consumo de álcool, incluindo propagandas com artistas de renome, incentivando e banalizando a ingestão de várias marcas de bebidas.

PROGRAMAÇÃO

A programação começa às 8h, na segunda feira (17), com uma Mesa Redonda, no auditório da Administração Central da Caern, com o tema "Dialogando sobre álcool e outras drogas no local de trabalho". Dentro deste assunto, o professor Josimar Dantas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), falará sobre o "Uso do álcool e outras drogas com enfrentamento no trabalho"; a coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), tenente coronel PM Margarida Brandão Fernandes abordará tema sobre "Pais e filhos: um diálogo aberto sobre drogas".

Em seguída o advogado Daniel Thomson, da Assessoria Jurídica da Caern, tratará das "Implicações Jurídicas do alcoolismo e uso de outras drogas no trabalho"; e por último, o colaborador José Ribeiro Filho, coordenador do Grupo Caern de Apoio aos Dependentes do Álcool e Outras Drogas, falará sobre a história do grupo e as experiências dentro da empresa.

Na terça feira (18), a partir das 8h, o evento acontecerá na Zona Norte, na sede da Caern, à rua João Medeiros Filho, com palestra do professor João Maria Mendonça de Moura, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura. No mesmo dia, às 9h será exibido o filme "O Ébrio" e em seguida comentado pelo psicólogo Vicente de Paula, assistente social Julyana Albuquerque e coordenador do grupo de Apoio Caern.

No dia seguinte, quarta feira (19), às 8h, acontecerá uma Oficina com os colaboradores da Regional Natal Norte, com a Psicóloga Valesca Pinheiro, do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e o professor João Maria. À tarde, a programação será dirigida aos familiares dos colaboradores, sob a responsabilidade da assistente social Istênia Alves, do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DEPAD-SEMTAS).

Na quinta feira (20), será a vez da Regional Natal Sul que funciona na avenida Capitão Mor Gouveia (entrada do Campus da UFRN), começando as 8h com Oficina coordenada pela psicóloga Valesca Pinheiro. À tarde, a partir das 14h, a Oficina envolverá os familiares dos empregados e terá a liderança de Istênia Alves.

Encerrando o evento, na sexta feira (21), os trabalhadores lotados na Regional Litoral Sul, com sede na avenida Miguel Castro (entre a Prudente de Morais e São José), receberão as orientações com a psicóloga Valesca Pinheiro. À tarde, às 14h, os familiares estarão reunidos com a assistente social Istênia, quando acontecerá o encerramento das atividades da Semana de Enfrentamento ao Uso do Álcool e outras Drogas no Trabalho. 
Assecom

Nenhum comentário: