Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HENRIQUE ALVES DEFENDE ALTERNATIVA AO VETO DOS ROYALTIES

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi enfático na reunião de líderes com os presidentes da Câmara e do Senado para discutir a nova partilha dos royalties do petróleo. “Ou se apresenta uma proposta alternativa e consensual ou se vota o veto para mantê-lo ou derrubá-lo”, disse o deputado potiguar.

O veto do ex-presidente Lula a emenda Ibsen Pinheiro, que distribui os royalties igualitariamente entre estados produtores e não produtores de petróleo, deveria ser votado pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (5).  Os líderes decidiram adiar a votação para o dia 26 de outubro.

 Até lá os partidos vão buscar um acordo entre os estados produtores, que perderiam receita, e os que não produzem, mas passariam a receber royalties. O governo federal também admite perder parte da fatia arrecadada pela União. “Falta uma definição de percentuais para selar o acordo. Essa é a parte mais difícil”, admitiu Henrique Alves que foi o relator da matéria, alterada em plenário, ainda na legislatura passada.

 Até o dia 19 o Senado deverá votar um projeto alternativo, já em tramitação na casa e, até o dia 25, a matéria seria votada na Câmara dos Deputados. “Só não podemos é adiarmos ainda mais a votação do veto”, disse o líder propondo um acordo para evitar a derrubada do veto pelas bancadas dos estados não produtores e que são maioria nas duas casas do Congresso Nacional.

A derrubada do veto, tida como certa, não seria bom para ninguém, disse o líder do PMDB, pois geraria uma disputa judicial. “Ninguém quer sair perdendo, mas entendo que é melhor todo mundo perder um pouco para que todos saiam dessa questão ganhando, ainda que menos do que desejam”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Liderança do PMDB
Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: