Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fábio Faria indica emenda para estruturação da Rede Cegonha no RN

O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) destinou recursos da ordem de R$ 40 milhões para estruturação da Rede Cegonha no Rio Grande do Norte, que permitirá assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A proposta passa a fazer parte das emendas da bancada federal potiguar que estão sendo apresentadas nesta quarta-feira (23) à Comissão de Orçamento e Finanças.

"Considero este um investimento da maior importância, que vai atender um dos principais anseios da população do Rio Grande do Norte que é a saúde pública. Com esta emenda, será possível adquirir, por exemplo, equipamentos para UTI adulto e neonatal, ampliar ou reformar centros de parto normal ou hospitais estratégicos e centros de referência para o tratamento de câncer de mama. Um investimento especial à saúde de mulher, das mães e bebês do meu Estado", explicou Fábio Faria.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, através da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal; da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher no parto; da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses; e do acesso às ações de planejamento reprodutivo.   

EDUCAÇÃO - A bancada federal do RN também assegurou emenda ao OGU 2012 destinada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que viabilizará a implantação de um Campus no município de Apodi. A unidade de ensino superior atenderá toda a população universitária do Médio Oeste. Atualmente, os estudantes são transportados em ônibus para cursar faculdade em Mossoró, distante cerca de 80 quilômetros.


Assessoria de Imprensa Dep. Fábio Faria
Deyse Moura 
Estella Dantas

Nenhum comentário: