Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em clima inglês, Prêmio Brasil Olímpico celebra Cielo e Murer

Zélia Duncan subiu ao palco, cantou canções dos ingleses Beatles e reforçou o tom da festa: Londres/2012. A apresentação musical acabou, mas o clima londrino continuou no Theatro Municipal quando Fabiana Murer e Cesar Cielo foram anunciados como melhores atletas brasileiros da temporada - vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de 2011.

Fabiana Murer cesar cielo Prêmio Brasil Olímpico (Foto: Agência Estado)Fabiana Murer e Cesar Cielo, os grandes vencedores da noite desta segunda  (Foto: Agência Estado)

Murer é agraciada pelo segundo consecutivo. Este ano ela saltou 4,85m e conquistou a medalha de ouro no salto com vara do Mundial de Daegu (Coreia do Sul). A brasileira ainda fechou o ano com uma prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Cielo, por sua vez, viveu emoções extremas. Foi flagrado em um exame antidoping e poderia ter ficado fora do Mundial de Xangai (China), mas alegou inocência e acabou recebendo apenas uma advertência. Liberado para competir em Xangai, ganhou ouros nos 50m borboleta e nos 50m livre. No Pan, venceu os 50m e 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

- Foi um ano muito difícil para mim, vocês não fazem ideia do que a gente passou. Mas a gente está aqui como campeão mundial, bicampeão mundial. Eu só tenho a agradecer aos meus pais e a deus. A gente pode muito mais do que a gente pensa. A gente pode exigir mais da gente mesmo e sonhar mais alto. Foi um aprendizado que levo para a Olimpíada do ano que vem. Isso aqui foi o carinho que eu precisava para ter certeza que eu estava de volta - disse o nadador, com o rosto ainda cheio de lágrimas.




Murer engrossou o coro de Cielo e deixou claro seu objetivo para o ano que vem.

- Estou muito contente de receber esse troféu mais uma vez. Foi realmente um ano muito bom. Obrigada a todos que votaram em mim, aos meus patrocinadores, meus pais, que estão aqui presentes, que me deram a oportunidade de estar no esporte e assistem às competições sempre que podem. Temos muito trabalho pela frente. Eu já comecei a treinar e vou buscar com toda a minha força uma medalha nas Olimpíadas.

Os outros quatro indicados eram Diego Hypolito e Emanuel, entre os homens, e Fabiana Murer e Fabiana Beltrame na categoria feminina.

Rosicléia e Magnano se emocionam, Bernard se surpreende

A 13ª edição do Prêmio Brasil Olímpico começou com exibições teatrais, exaltando as qualidades de um atleta. Logo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, subiu ao palco para dar o tom da festa ao lembrar o pouco tempo até os Jogos de Londres/2012.

ruben magnano Prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Rubám Magnano ressaltou que ainda há muito
trabalho a fazer  (André Durão/Globoesporte.com)

- Hoje é uma noite muito especial por reconhecer no Oscar do esporte a festa daqueles que constroem a emoção, o sonho e a torcida de cada um de nós. O ano de 2011 termina, começamos o ano olímpico de Londres. As imagens vão deixar mais clara a construção que esses atletas estão fazendo para os Jogos de Londres e para os do Rio/2016.

Rosicléia Campos, do judô, e Rubén Magnano, da seleção masculina de basquete, subiram ao palco para receber os prêmios de melhores técnicos - individual e coletivo, respectivamente. Em um discurso emocionado, Rosicléia agradeceu ao marido, Edmundo Santos Silva, e à presidente Patrícia Amorim, do Flamengo, onde trabalha. Magnano também se comoveu ao falar:

- Espero que entendam portunhol. Sucesso é muito efêmero. Não podemos esquecer disso. Por isso, o que fica no coração agora é o reconhecimento, a gratidão da gente em um país que não é o meu. Por isso, me sinto muito orgulhoso ao ajudar o basquete a alcançar a vaga olímpica. Às vezes, nos esquecemos o quão duro foi isso.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia ex-atletas, foi entregue a Bernard Rajzman, integrante da famosa geração de prata do vôlei.

- Cheguei aqui hoje alguns momentos antes e fiquei surpreso porque não sabia (que receberia o prêmio). Eu não sabia a minha reação. Foi uma coisa muito forte e tenho certeza que toda essa força positiva, que eu jamais esperava, traduzirei com mais trabalho e dedicação. É o maior reconhecimento do desporto olímpico no nosso país - disse Bernard.

Os vencedores em cada modalidade olímpica também foram premiados. Confira a lista:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Marcelo Huertas
Boliche – Marcelo Suartz
Boxe – Everton Lopes
Canoagem slalom – Cássio Petry
Canoagem velocidade – Nivalter Santos
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo estrada – Murilo Fischer
Ciclismo mountain bike – Rubens Valeriano
Ciclismo pista – Sumaia Ribeiro
Desportos na neve – Mirlene Picin
Desportos no gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Guilherme Toldo
Esqui aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Neymar Santos
Ginástica artística – Diego Hypólito
Ginástica de trampolim – Giovanna Matheus
Ginástica rítmica – Angélica Kvieczynski
Handebol – Chana Masson
Hipismo – adestramento – Luiza Almeida
Hipismo – CCE – Serguei Fofanoff
Hipismo – saltos – Bernardo Alves
Hóquei sobre grama – Thalita Cabral
Judô – Leandro Guilheiro
Karatê – Lucélia Brose
Levantamento de peso – Fernando Reis
Lutas – Aline Ferreira
Maratona aquática – Poliana Okimoto
Natação – Cesar Cielo
Natação sincronizada – Nayara Figueira
Patinação artística – Marcel Stürmer
Pentatlo moderno – Yane Marques
Polo aquático – Marina Canetti
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby 7 – Diego Lopez
Saltos ornamentais – Cesar Castro
Squash – Thaisa Serafini
Taekwondo – Marcio Ferreira
Tênis – Rogério Dutra
Tênis de mesa – Hugo Hoyama
Tiro com arco – Ana Marcelle dos Santos
Tiro esportivo – Ana Luiza Ferrão
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Robert Scheidt / Bruno Prada
Vôlei de praia – Emanuel Rêgo
Vôlei – Murilo Endres


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nenhum comentário: